7ª Rodada de Concessões dos Aeroportos Brasileiros: O Case de Sucesso da AENA Brasil

Estudos da KILSA Group e Urban Systems serviram de subsídio para a AENA Brasil ganhar a licitação da 7ª Rodada de Concessões dos Aeroportos Brasileiros

Sempre atenta às oportunidades que surgem para alavancar as receitas acessórias em sítios aeroportuários, a Urban Systems tem vários exemplos de sucesso que mostram o avanço desse tema no país. Um case importante é a parceria com a consultoria KILSA Group, especialista em receitas não relacionadas à aviação, em um estudo encomendado pela concessionária AENA Brasil.

Os estudos serviram de subsídio para a empresa ganhar a licitação da 7ª Rodada de Concessões dos Aeroportos Brasileiros (Bloco: SP-MS-PA-MG), fazendo da AENA a maior operadora aeroportuária do Brasil, com 17 aeroportos sob gestão (confira aqui). “Fizemos primeiro uma avaliação de oportunidades nos aeroportos do bloco; em seguida, analisamos o perfil do entorno dos terminais e a parte técnica das áreas com potencial para o desenvolvimento. Depois elaboramos o estudo de potencial em Real Estate, considerando produtos como hotel, escritórios, varejo (shopping) e logística”, explica André Cruz, diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems.

Já a KILSA Group identificou potenciais receitas provenientes de negócios dependentes do tráfego de passageiros, com destaque para estacionamento, publicidade e varejo, além de construir um modelo de previsão de receita. “Com base em visitas in loco, reuniões com operadores atuais e potenciais, uma revisão completa dos dados financeiros e contratuais disponíveis e um benchmark detalhado, realizamos uma due diligence aprofundada sobre os vários aspectos da operação comercial nos aeroportos para identificar as principais oportunidades e riscos”, conta Paula Santos, sócia-diretora da KILSA Group. Segundo ela, a equipe identificou várias oportunidades de melhoria para todo o período de concessão, tanto para negócios comerciais em terminais quanto para as áreas externas, incluindo oportunidades imobiliárias. O estudo foi ainda suportado por uma previsão detalhada de receita para cada aeroporto, com indicação de vendas e receita por passageiro e por linha de negócio. “Foram também identificadas outras medidas de reforço para maximizar a geração de novos modelos de negócios”, complementa a executiva.

Receita com Real Estate poderá ser um diferencial

Na avaliação das empresas parceiras, o estudo foi fundamental para a vitória da AENA Brasil, pois, geralmente, receitas imobiliárias não são levadas em consideração neste tipo de licitação. “O Real Estate era uma linha de receita pouco utilizada no passado e o nosso diferencial foi, justamente, apresentar a possibilidade. Muitas concessionárias ainda têm dificuldade de enxergar o potencial do segmento porque a receita do imobiliário não é grande; representa cerca de 5% do total. Para se ter ideia, combustível para aeronave representa 15%; varejo no terminal 15% e carga 30%. Mas é preciso considerar que estes 5% são uma sementinha que depois lá na frente poderá ser um diferencial para o empreendedor ganhar do outro que não olhou para essa possibilidade. É a relevância no todo. Vale olhar com muita atenção para esses 5%”, alerta Cruz.

Paula concorda e enfatiza que o trabalho em conjunto com a Urban Systems trouxe uma maior compreensão do tema por parte da concessionária e do empreendedor imobiliário. “O estudo desenvolvido pela Urban Systems desempenhou um papel crucial na identificação e na valorização do potencial existente em cada aeroporto. A expertise da empresa permitiu uma avaliação minuciosa da demanda e da oferta imobiliária em cada região, fornecendo insights valiosos para a definição de estratégias de desenvolvimento e investimento. A profundidade de análise e o conhecimento de mercado demonstrados foram essenciais para garantir que nossos planos estivessem alinhados com as necessidades e as oportunidades específicas de cada região”, ressalta a sócia-diretora da KILSA Group.

A escolha de trabalhar com a Urban Systems foi baseada na reputação consolidada da empresa como líder em consultoria imobiliária no Brasil. De acordo com Paula, a Urban Systems não apenas atendeu a esses critérios como também demonstrou um compromisso excepcional com a excelência e com uma abordagem colaborativa que se alinha com os valores da KILSA Group. “Essa parceria foi fundamental para o sucesso do projeto, permitindo-nos aproveitar ao máximo as oportunidades apresentadas pela 7ª rodada de concessões de aeroportos no Brasil”, comemora Paula.

A vanguarda da Urban Systems está em preparar as concessionárias para que possam impulsionar o desenvolvimento imobiliário em sítios aeroportuários. Nos últimos anos, a empresa se especializou no estudo de receitas acessórias, apresentando um portfólio completo de trabalhos realizados. Para mais informações sobre estudo de receitas acessórias, clique aqui.

Conheça mais estudos da Urban Systems para Aeroportos aqui!

Conteúdo elaborado pela Redação da Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment