Arena Corinthians vai além dos jogos de futebol e se transforma em espaço multiuso
Em 2018 a Arena iniciou a nova fase com diferentes fontes de atração de demanda e geração de receitas
A Arena Corinthians (hoje Neo Química Arena), inaugurada em 2014 em Itaquera, custou R$ 985 milhões com as adaptações para a Copa do Mundo FIFA, realizada no mesmo ano. O alto investimento logo se transformou em um problema em função das dívidas acumuladas durante a sua construção. A Arena Itaquera S.A., empresa que administra o estádio e tem o Corinthians como um de seus sócios, percebeu a necessidade de disponibilizar novos usos para o espaço além dos dias destinados aos jogos de futebol, que ocupam apenas cerca de 40 dias por ano.
A Arena S.A. consultou a Urban Systems que iniciou estudos para entender de que maneira aquele espaço poderia ter novos usos e gerar receita no dia a dia. O trabalho conduzido pela Urban Systems envolveu estudo de demanda de potencial de varejo com olhar regional e local. “O objetivo do estudo foi criar soluções que dinamizassem o negócio, oferecendo novos usos aos espaços com impacto não apenas no consumo local, mas também que fosse capaz de atrair público de outras localidades. Ou seja, além de eventos e ações esporádicas, foi preciso criar maneiras de atrair demanda e gerar receita diariamente” explica Leandro Begara, sócio e diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems.
Com base na multifacetada matriz de produtos, com soluções a curto, médio e longo prazo, oferecida pela Urban Systems, a Arena Corinthians iniciou em 2018 sua nova fase com a diversificação do uso dos seus espaços.
De academia à universidade
O início da transformação da Arena Corinthians em um espaço multiuso se deu com a inauguração da academia Spider Fit, nome que faz referência ao apelido de Anderson Silva, ex-campeão peso-médio do UFC. O empreendimento funciona no 10º andar da Arena e traz aulas de musculação, dança, corrida, tênis e ginástica.
Em seguida já foram abertos ao público outros empreendimentos como o restaurante temático e quadras poliesportivas. Além disso, a Arena passou a oferecer tours pelo estádio, espaço para eventos fechados, a maior loja exclusiva do país com produtos do time e museu.
Outro ambicioso empreendimento aberto na Arena é o campus universitário resultado de uma parceria com a UniDrummond. Inicialmente, o campus da Arena Corinthians irá oferecer os cursos de Futebol, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Pedagogia e Direito. O Centro Universitário também abrigará um polo de EAD (educação à distância) e planeja abrir, em breve, o curso de Fisioterapia, com uma clínica para atender a população local.
A Urban Systems
Com 21 anos de consultoria, a Urban Systems soma mais de 900 projetos em 700 cidades brasileiras, identificando oportunidades, dimensionando mercados e minimizando o risco de investimento em projetos e negócios de base imobiliária.
A Urban Systems tem soluções desde o direcionamento de mercados e praças, com análise de priorização de mercado, até o dimensionamento de demanda em áreas definidas para produtos e negócios específicos.
Quer entender as possibilidades de ampliar as receitas de seu empreendimento ou identificar opções de Receitas acessórias? Fale conosco!
Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.