Bairros planejados trazem valor para a terra, afirma sócio-diretor da Sobloco Construtora

Após o sucesso de projetos como a Riviera de São Lourenço (SP), empresa investe em área localizada em São Carlos com o apoio de estudos da Urban Systems

Há 65 anos no mercado imobiliário do Estado de São Paulo, a Sobloco Construtora é uma das pioneiras no segmento ainda pouco conhecido do setor imobiliário: o desenvolvimento de bairros planejados que reúnem trabalho, moradia, lazer, serviços, mobilidade e sustentabilidade em áreas de perfil turístico ou próximas a centros urbanos, mas desprovidas de infraestrutura e até por causa disso, sem valor. Na trajetória da empresa estão empreendimentos reconhecidos pelo padrão de qualidade como a Riviera de São Lourenço, em Bertioga, litoral de SP. Só de área são 8.849.164,64 metros quadrados (m²) que abrigam, atualmente, 12.600 unidades entre casas e apartamentos. O Parque Faber Castell, que está sendo desenvolvido em São Carlos, é mais um empreendimento da Sobloco que vale destacar. O projeto inovador contempla casas, edifícios residenciais, espaços para comércio e serviço, além de um grande terreno reservado para um shopping center. Alamedas de pista dupla, áreas de proteção ambiental e fácil acesso complementam o diferencial urbanístico do bairro.

Bairros planejados trazem valor para a terra e essa é a nossa especialização. Fazendo uma analogia com a figura maravilhosa de Davi, que de um bloco bruto de pedra, foi esculpida por Michelangelo: de uma gleba de terra sem nada, a transformamos em um ‘estate of the art’ do urbanismo, cujo valor é inestimável”, afirma Luiz Augusto de Pereira de Almeida, sócio e diretor superintendente da construtora. Segundo ele, a próxima empreitada já está saindo do papel. “Estamos em fase de aprovação. A ideia é desenvolver na região de Cedrinho, também em São Carlos, um empreendimento com cerca de 2 mil lotes residenciais em área de 1,3 milhão de m². O local é extremamente conectado à cidade e contará com equipamentos de apoio às necessidades básicas das pessoas como supermercado, farmácia, posto de gasolina etc.”, adianta Almeida.

E para dar suporte na tomada de decisão, a Sobloco contratou a Urban Systems para fazer estudos de vocação imobiliária e análise de demanda para loteamento imobiliário. “A Urban Systems é parceira nossa de muitos anos. Já fizemos três trabalhos de grande porte com a consultoria porque quando falamos de bairro planejado, falamos de projetos que duram muitos anos até serem totalmente implementados. Essa é a essência do conceito de bairro planejado. É ter um empreendimento com vários equipamentos urbanos que transformam uma região para que a pessoa possa trabalhar, morar e se divertir”, explica o sócio-diretor da Sobloco.

Almeida lembra de outro case importante da empresa que representa bem os benefícios do bairro planejado: o Espaço Cerâmica, em São Caetano do Sul, com mais de 1 mil unidades residenciais que abrigam cerca de 7 mil pessoas. “Transformamos o terreno de 300 mil m², da antiga Cerâmica São Caetano, em uma moderna área urbana, planejada para abrigar construções residenciais, comerciais e de lazer. O local tem ainda dois parques públicos e um extenso paisagismo. É um projeto 100% finalizado que trouxe desenvolvimento econômico, social e ambiental, ou seja, todo o tripé da sustentabilidade está nele”, diz o executivo.

Referência para todo o país

De acordo com Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, as iniciativas da Sobloco serviram de referência para o mercado imobiliário de todo o país. “Muitos empresários já visitaram a Riviera de São Lourenço para entender como funciona essa ‘engrenagem’ e ficaram admirados, reproduzindo em seus estados projetos que seguem o modelo, levando em consideração as características de cada localidade”, conta Takito.

O sócio-diretor da Sobloco complementa que sempre compartilhou o conhecimento como uma forma de desenvolver o conceito de bairro planejado. “A empresa teve papel fundamental na proliferação desses investimentos em todo o Brasil. Sabemos que o caminho não é fácil, pois são projetos de uma vida inteira. Na Riviera, por exemplo, temos mais uns 15 anos de desenvolvimento. E não é fácil por vários motivos: um deles é a necessidade de capital próprio. A economia às vezes é cruel e reduz ou até paralisa a velocidade de vendas. Manter os custos fixos sob controle é fundamental.  Ainda mais no nosso segmento que envolve áreas extensas que precisam de um plano longo de ocupação”, observa Almeida.

Para atingir o objetivo com eficiência, ele ressalta que é fundamental ter uma equipe de especialistas. “O proprietário de terras que deseja fazer um bairro planejado precisa contar um master developer (responsável pelo desenvolvimento urbanístico de uma grande área), pois se aventurar sozinho não dará certo. O sonhador é um visionário e precisa estar cercado de pessoas competentes em suas respectivas áreas para evitar erros. Claro que erros acontecem, mas o empresário estará bem amparado por profissionais qualificados que poderão mostrar um novo caminho”, alerta Almeida.

A Urban Systems se especializou no desenvolvimento de projeções de longo prazo, permitindo a realização de planejamento com ações em diferentes escalas de tempo e apresentando cenários de possíveis investimentos em projetos sustentáveis do ponto de vista econômico.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment