Desenvolvimento imobiliário e brownfield áreas contaminadas

É comum, principalmente, nas grandes cidades, que existam ou existiram grandes indústrias, galpões e postos de gasolina que com o passar do tempo e do desenvolvimento da cidade precisaram ser desativados ou transferidos para um outro local com o objetivo de expandir a empresa ou por conta de restrições urbanas como a legislação e a logística. Com isso os donos dessas áreas encontram a primeira barreira para o desenvolvimento imobiliário desse terreno: a contaminação do solo que transforma essa área em um Brownfield.

Em urbanismo e planejamento urbano, brownfield (‘campos marrons’ em tradução para o português) é um terreno previamente usado para fins industriais ou para determinados fins comerciais, que pode estar contaminado por baixas concentrações de lixo tóxico ou poluição, mas que possui o potencial para ser reutilizado desde que seja limpo. Terrenos que apresentem graus de contaminação maiores ou altas concentrações de lixo tóxico não podem ser enquadrados na classificação de brownfields.

Atualmente existem grandes áreas em bairros com excelente infraestrutura e bem localizados subutilizadas ou até abandonadas por conta da falta de conhecimento para seu desenvolvimento imobiliário e também da falta de informação ou ajuda especializada na área de descontaminação de solo, considerado um processo caro e demorado. Porém, nem sempre é assim.

Soluções

Para que ocorra o desenvolvimento imobiliário em uma área de brownfield é preciso avaliar o melhor uso e o melhor processo de descontaminação. Existem processos de descontaminação que podem ser mais baratos, porém mais longos; assim como existem processos mais caros que, com a ajuda de novas tecnologias, diminuem o prazo para a descontaminação. É importante analisar as opções e tomar uma decisão que gere um equilíbrio entre o custo e o potencial de desenvolvimento. Para isso, contar com ajuda especializada em remediação, urbanismo e desenvolvimento imobiliário, como a Urban Systems, é fundamental.

Para o desenvolvimento imobiliário em áreas de brownfields, a Urban Systems utiliza sua visão de desenvolvimento imobiliário do local em parceria com empresa especializada em diagnóstico ambiental e remediação de imóveis contaminados. Dessa forma é feita a análise de risco (que mostra os níveis de contaminação do local) em conjunto com o plano de desenvolvimento imobiliário em etapas. O planejamento e definição dessas etapas, pode iniciar a geração de receita para o local menos contaminado em uma parte do terreno enquanto as outras áreas ainda não foram totalmente descontaminadas. A implantação de uma área verde, desenvolvimento de uma área residencial, comercial (estacionamento por exemplo), são algumas das maneiras de desenvolver parcialmente o local, enquanto o processo de descontaminação total é feito.

Tendência RRR: Reciclar, Reusar, Redesenvolver. Esse modelo já se torna uma realidade influenciando no dia a dia e no mercado imobiliário com seu futuro desenvolvimento não apenas de um local específico, mas também da região  como um todo. A ideia é unir as necessidades do proprietário, a preservação do meio ambiente e desenvolvimento imobiliário. Com análise inteligente podemos revitalizar terrenos e bairros trazendo novos usos e vida dinâmica para áreas degradadas , fazendo a conta fechar positivamente para todos os envolvidos do setor público, privado e principalmente para os usuários da cidade.

Com a ajuda da Urban Systems é possível criar um plano de desenvolvimento imobiliário viável para essas áreas com mínimo impacto. Quer saber mais sobre brownfield, descontaminação e redesenvolvimento imobiliário? Fale com a gente!

Paulo Takito, sócio diretor da Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment