Diversificar o patrimônio com foco no mercado imobiliário é estratégia de empresas tradicionais

Iniciativa reduz riscos, aumenta oportunidades e estimula a inovação

Quem compra terra não erra, já diz o jargão popular. E tradicionais empresas do país estão atentas a isso, diversificando seus patrimônios ao investir não apenas no próprio ramo como também no mercado imobiliário. A estratégia, que reduz riscos, aumenta oportunidades e estimula a inovação, pode ser vista em marcas de varejo, na indústria farmacêutica e até em editoras, como afirma matéria do portal Estadão. De acordo com a reportagem, a editora Melhoramentos, por exemplo, detém cerca de 40% das terras onde está localizada a cidade de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. O objetivo é converter antigos terrenos de plantação em dois centros logísticos e em um empreendimento residencial.

Um case que vale destacar, segundo João Bosco Silveira, diretor de Patrimônio da Urban Systems, é o da Pernambucanas, companhia que há 115 anos é referência no varejo nacional. “A Pernambucanas tinha 185 lojas próprias e 250 alugadas. O CEO da empresa, por ter um perfil imobiliário, percebeu que havia um potencial de ter edifícios onde existiam as lojas da rede. Fizemos então um estudo de mercado para identificar, entre todos esses ativos, o que poderia ser vendido, alugado ou convertido. Do total, selecionamos 12 e cinco se transformaram em prédios”, afirma João Bosco.

O Shopping Center Norte é mais um exemplo de cliente que contou com estudo da Urban Systems. De acordo com João Bosco, metade da área do terreno onde fica o empreendimento estava vazia e o papel da consultoria foi identificar a viabilidade de outros negócios que pudessem trazer retorno financeiro a esse espaço ocioso. “Patrimônio não pode ficar parado. Essa diversificação é importante e o setor imobiliário é uma ótima alternativa nesse sentido”, ressalta o diretor.

De olho no futuro das próximas gerações

Na opinião de João Bosco, a tendência vem se consolidando no país, principalmente, quando ocorrem as sucessões, ou seja, quando a gestão das companhias passa para filhos e netos. “As empresas mais antigas começaram a perceber que tinham muitos patrimônios, que foram conquistados ao longo dos anos: lojas, escritórios, residências, terrenos e sítios. E quando acontecem as sucessões, é natural que os herdeiros queiram dar um encaminhamento mais lucrativo para estes ativos. É importante diversificar para preservar o futuro das próximas gerações”, alerta o executivo.

E como a Urban Systems conduz os estudos de diversificação de patrimônio? João Bosco explica que a primeira fase consiste em levantar as informações dos ativos. Depois, a consultoria faz uma pesquisa para verificar se a documentação de todos está em ordem. “Na sequência analisamos qual o melhor mercado para eles, levando em consideração o perfil do dono da empresa. E, por fim, elaboramos um estudo com a melhor estratégia: vender, alugar, vender e comprar ou investir no desenvolvimento de um produto imobiliário. Enfim, o que fazemos é mostrar as possibilidades do empresário ter uma renda constante para a sua família, além de gerar emprego e fomentar a economia local”, complementa João Bosco.

O diretor de Patrimônio da Urban Systems ressalta que a estratégia é uma proteção contra as adversidades. Listando ainda mais 6 razões:

• A diversificação permite que a empresa explore novas frentes de mercado e amplie a sua base de clientes, aumentando, consequentemente, a sua receita.

• Estabilidade financeira. Com mais de uma fonte de receita, a empresa tende a ter uma performance mais estável em diferentes condições econômicas.

• Inovação e competitividade. A diversificação incentiva a inovação, pois a companhia precisa se adaptar e se destacar em diferentes áreas, o que aumenta a competitividade.

• Acesso a novas tecnologias. A estratégia dá acesso às novas tecnologias e às melhores práticas que podem ser aplicadas em outras partes da empresa.

• Fortalecimento da marca. A diversificação do patrimônio pode ajudar a construir uma marca mais robusta, já que ela será reconhecida em diferentes segmentos.

• Flexibilidade. O modelo oferece mais opções estratégicas, permitindo que a empresa se ajuste mais facilmente às mudanças no ambiente de negócios.

Quer diversificar o seu patrimônio?Urban Systems atua em todas as etapas da estruturação do negócio, do estudo a colocação de produtos de base imobiliária no mercado de loteadores, incorporadores, operadores e investidores. Esse trabalho conjunto permite a busca de soluções inovadoras e criativas para a utilização de um ativo imobiliário, sempre com o foco na melhoria da vida das pessoas e em cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

Fonte:

Estadão | Empresas tradicionais diversificam negócios e investem no setor imobiliário; entenda a estratégia

Compartilhe

Post a Comment