Escutar a sociedade é fundamental nos estudos da Urban Systems

Projetos de desenvolvimento urbano e econômico das cidades contam com um olhar cuidadoso para o assunto

Um tema de elevada sensibilidade e que tem ganhado cada vez mais as manchetes por conta de infelizes acontecimentos nos últimos anos é a responsabilidade das empresas perante a sociedade. A atuação da Urban Systems em projetos de planejamento dedesenvolvimento urbano e econômico das cidades e até mesmo em projetos imobiliários de grande impacto também conta com um olhar cuidadoso para o assunto.

Dentre as metodologias empregadas pela Urban Systems em seus estudos está a “escuta da sociedade”, denominada por nós como Plano Comportamental, em que ouvimos atores de relevante atuação no território impactado. O foco dessas conversas pode ser tanto para identificar oportunidades de negócio mais adequadas, quanto para mapear fragilidades, necessidades de melhorias e ações que possam gerar impacto e criar um território mais harmônico e sustentável.

Neste contexto, a Urban Systems atua no desenvolvimento de Planos Estratégicos de Desenvolvimento para cidades ou empresas e tem aplicado um novo método de escuta da sociedade por meio de oficinas participativas, similares a audiências públicas. A realização dessas oficinas consiste na reunião coletiva de atores sociais que interagem em um mesmo território e/ou versam sobre um mesmo tema, tais como agentes públicos, associações locais ou de classe, ongs e outros representantes da sociedade civil. Nessas reuniões, discutem-se temas importantes para as partes envolvidas de forma dinâmica, participativa e holística.

Estudo de caso

Em recente trabalho realizado pela Urban Systems para um cliente que está realizando um grande investimento em um território com muitas dicotomias e fragilidades sociais, esta abordagem foi empregada na construção de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS). Foram realizadas três diferentes oficinas com a participação da sociedade civil e do poder público, buscando estabelecer um diálogo sólido e saudável entre a empresa, a comunidade local, outros empresários e empreendedores da região e o setor público. O objetivo é identificar soluções integradas e benéficas a todos, sobretudo aos impactados com maior fragilidade social e econômica, permitindo que os investimentos planejados proporcionem resultados benéficos tanto para a empresa quanto para todo o entorno.

A primeira oficina buscou estabelecer uma visão conjunta atual do território elencando potenciais e desafios. Na segunda, foram desenhadas estratégias para o desenvolvimento sustentável do território e, na terceira e última, criou-se uma visão de futuro com a definição de ações e soluções de curto, médio e longo prazo para buscar o cenário idealizado. A partir dessas oficinas foi possível desenvolver um portfólio local de ações ESG (Environment, Social & Governance) que podem ser incentivadas pela empresa ou seus parceiros, além de otimizar e personalizar aos territórios as ações já em desenvolvimento.

Este é apenas um dos exemplos aplicados pela Urban Systems. Ou seja, para elaborar projetos de sucesso que tragam desenvolvimento de forma planejada e sustentável, é preciso ouvir todos os públicos envolvidos.

Precisa de ajuda para desenvolver um projeto de sucesso e que gere um impacto positivo para o território no qual está inserido e não sabe como?

Procure a Urban Systems! Nós temos metodologias e o know-how necessários.

Conteúdo elaborado por Marianne Alves, Coordenadora de Pesquisas da Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment