
Muito além do embarque e desembarque: entenda o papel dos aeroportos no desenvolvimento das cidades
Empreendimentos em todo o país contam com estudos da Urban Systems voltados para o desenvolvimento imobiliário
Você já parou para pensar que os aeroportos podem ter múltiplas funções além de servir de embarque e desembarque de passageiros? Sim, estes importantes empreendimentos desempenham papel fundamental no impulsionamento das cidades, pois são pontos de conexão vitais para o comércio, o turismo e a mobilidade das pessoas, fatores que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento urbano. Essa conectividade, que também gera emprego e renda, pode ser ainda mais valiosa para o país à medida que se explora o potencial dos aeroportos com a introdução de ativos imobiliários e outros serviços, as chamadas receitas acessórias.
Com os seus mais de 25 anos de experiência, a Urban Systems já elaborou diversos estudos para o segmento, ajudando a traçar estratégias de desenvolvimento imobiliário dentro de sítios aeroportuários com o objetivo de atender três grandes atores: concessionária, investidor do mercado imobiliário e consumidor final. Em artigo publicado no blog, André Cruz, diretor de Planejamento Urbano da consultoria, observou que este mercado ainda é novo no Brasil. No entanto, ele se orgulha de saber que a Urban Systems está na vanguarda, pois já desenvolveu estudos para diversos aeroportos. Leia o artigo aqui.
Aeroporto de Fortaleza (CE) e de Porto Alegre (RS)
A Fraport Brasil, concessionária que administra o Porto Alegre Airport e Fortaleza Airport, divulgou em junho de 2022 o desenvolvimento do conceito Aeroporto cidade em seus aeroportos no país.
A Urban Systems foi a empresa responsável pelos estudos de receitas acessórias imobiliária dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, partindo desde a avaliação do patrimônio, junto a própria Fraport, passando pelos estudos de vocação imobiliária e cálculo de viabilidade econômico-financeira preliminar. Saiba mais aqui.
“O Porto Alegre Airport, devido sua inserção na área urbana da cidade, apresenta diferentes oportunidades comerciais em diferentes pontos do sítio aeroportuário: Power Center, Big Box, hotel e galpões logísticos. O Estudo de Mercado e Negócios identificou as melhores áreas e estratégias para cada tipologia de uso.” comenta André Cruz, diretor da Urban Systems.
Aeroporto de Vitória (ES)
A Zurich Airport tem em seu DNA o papel de desenvolvedora, indo além da operação de aeroportos. Por isso, o desenvolvimento imobiliário sustentável faz parte do seu portfólio de investimentos nos aeroportos onde atua. Desde que assumiu a concessão do Aeroporto de Vitória, em janeiro de 2020, a empresa vem analisando a viabilidade da área por meio de estudos de tendências e consultorias, contando com a expertise da Urban Systems para planejar o desenvolvimento imobiliário no entorno do Aeroporto.
Estrategicamente localizado a apenas 10 km do centro de Vitória e com fácil acesso a portos e rodovias do Espírito Santo, o Aeroporto de Vitória já tem 70% da sua área destinada ao desenvolvimento imobiliário com contratos assinados (Confira a notícia aqui).
Masterplan: Alameda Urbanismo
Aeroporto de Aracaju (SE) e de Recife (PE)
Depois de transformar os seis aeroportos que opera no Nordeste em infraestruturas modernas, confortáveis e tecnológicas, a Aena dá início ao Real Estate, uma iniciativa inovadora que vai impactar todo o entorno dos aeroportos de Aracaju e de Recife.
Baseado no conceito aerotrópole, o projeto busca ampliar a oferta e a qualidade dos serviços na região, aproveitando áreas não operacionais dos aeroportos. Para isso, a Aena contou com os estudos da Urban Systems, garantindo um desenvolvimento estratégico e sustentável.
A iniciativa combina novas ideias de urbanismo e a atuação do mercado imobiliário, integrando os aeroportos às cidades e estabelecendo novos usos, mais qualificados, para áreas que não têm função operacional. O resultado é a modificação completa da paisagem, que vai se adaptar de forma sustentável e planejada ao desenvolvimento econômico e social do território onde os aeródromos atuam. O projeto também eleva a oferta e o nível dos serviços prestados aos passageiros. Saiba mais clicando aqui e aqui.
Aeroporto de Campo de Marte (SP) e de Jacarepaguá (RJ)
Os aeroportos de Campo de Marte (SP) e de Jacarepaguá (RJ) receberam estudos exclusivos da Urban Systems que identificam as possibilidades de desenvolvimento de novos projetos imobiliários para cada um deles.
A PAX Aeroportos contratou a Urban Systems devido o grande potencial de desenvolvimento imobiliário nos sítios aeroportuários e por serem dois terminais que estão localizados em áreas centrais das duas principais capitais do país, usados principalmente para voos executivos. Saiba mais aqui.
“Contar com o estudo da Urban Systems foi fundamental para entender o potencial dos ativos e alavancar o desenvolvimento das áreas atuais e futuras de maneira ordenada e sinérgica com as atividades aeroportuárias. Além disso, com esse estudo poderemos agregar ainda mais valor aos nossos ativos, buscando rentabilidade com base em dados e análises de inteligência de mercado.” Rogério Prado, CEO da PAX Aeroportos
Detalhes da metodologia
Para chegar aos resultados assertivos, a equipe da Urban Systems concilia as oportunidades de mercado de um determinado aeroporto com os interesses da concessionária, do próprio aeroporto, dos investidores e do consumidor final, sempre respeitando toda a operação aeroportuária. “Elaborar uma estratégia de desenvolvimento imobiliário dentro de sítios aeroportuários é muito complexo, pois há uma série de condicionantes operacionais atreladas às operações aeroviárias. E tudo isso precisa ser levado em consideração. Então, existem várias questões que devem ser avaliadas juntamente com a demanda”, explicou o diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems.
Após estudar as áreas com potencial de exploração imobiliária, a empresa identifica o que poderá estar no espaço não operacional do aeroporto: hotel, empreendimento comercial, clínicas, shoppings e outros serviços. Ou seja, demanda, concessionária e investidor do Real Estate precisam estar unidos para o desenvolvimento da localidade.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale agora com um consultor da Urban Systems, clique aqui!
Conteúdo elaborado pela redação da Urban Systems.