Os prédios de uso misto e o impacto nas cidades

Projetos combinam residências, comércios, escritórios e até ambientes de lazer no mesmo local

Na busca por soluções para as grandes metrópoles que tragam moradia, serviços, conveniências, sustentabilidade e menos tempo no trânsito, fatores que melhoram a qualidade de vida das pessoas, um projeto se destaca: os prédios de uso misto, que combinam diferentes vocações em um único local, como residências, comércios, escritórios e até ambientes de lazer. O objetivo é criar espaços que sejam dinâmicos e que atendam a diversas necessidades dos usuários. Em entrevista ao portal Estadão Imóveis, Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems, ressaltou que este tipo de edifício contribui para a formação de uma cidade em vários sentidos. “Você diminui o tempo de deslocamento do trabalho e a tendência é que os horários de pico se diluam porque boa parte da jornada dos moradores é cumprida ali mesmo, na vizinhança”, afirmou Assumpção ao veículo.

O executivo fala com propriedade sobre o assunto, afinal, são mais de 25 anos prestando serviços para os setores público e privado do país em projetos de desenvolvimento imobiliário e urbano, analisando dados primários e secundários em mais de 900 cidades. Inclusive, o blog já abordou o tema em um conteúdo bem elaborado que vale a sua atenção (Leia aqui). Desta experiência já saíram inúmeros estudos de mercado para prédios mistos. “É importante lembrar que o uso misto faz parte do Plano Diretor de grandes cidades brasileiras. Ou seja, ele é um indutor para que tenhamos cada vez mais as ‘cidades inteligentes’, aquelas em que as pessoas poderão resolver tudo em 15 minutos a pé, modelo muito comum na Europa, principalmente na França. Se esse movimento não acontecer no ritmo esperado, teremos enormes problemas no futuro”, prevê o CEO da Urban Systems.

Quem também defende os prédios mistos é a conselheira federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Rossella Rossetto. Ao Estadão Imóveis, a arquiteta apontou outro benefício deste tipo de empreendimento. “Onde há maior utilização do espaço público e circulação de pedestres há, também, maior segurança. É uma perspectiva que contrapõe os bairros murados de grandes condomínios”, comentou Rossella.

Segundo Assumpção, este nicho de mercado também precisa superar alguns desafios. O principal deles é o equilíbrio das funções. “Integrar diferentes tipos de uso em um único edifício exige um planejamento cuidadoso para garantir que cada função tenha o espaço e as condições adequados. É preciso ainda considerar a legislação de zoneamento e as normas de construção que variam de acordo com cada tipo de uso. Por isso, é muito importante ter um estudo de viabilidade que possa identificar as vocações, os públicos e onde estes empreendimentos podem ser construídos com soluções criativas e bem planejadas. É o que fazemos na Urban Systems”, explica o CEO.

Para que você fique ainda mais informado, o blog reuniu seis vantagens dos prédios mistos:

1. Conveniência e acessibilidade. Os prédios mistos oferecem mais facilidades aos moradores e trabalhadores, já que tudo está reunido no mesmo lugar. É possível morar, trabalhar, fazer compras e se divertir, o que reduz a necessidade de deslocamentos longos.

2. Menos poluição e tempo no trânsito. Ao reduzir a necessidade de deslocamentos, os empreendimentos mistos podem contribuir para diminuir o tráfego e a poluição.

3.  Mais segurança. As áreas comerciais e de lazer podem fazer com que os bairros sejam mais movimentados e seguros, mesmo fora do horário comercial tradicional.

4. Otimização do espaço. Projetos de uso misto tendem a otimizar a utilização do terreno, aproveitando ao máximo o espaço disponível, o que é muito valioso em áreas urbanas que são densamente povoadas.

5. Inovação. Prédios de uso misto, geralmente, são construídos a partir de conceitos arquitetônicos inovadores e com design que promovem um uso mais eficiente dos recursos.

6. Geração de emprego e renda. Ao estimular o comércio, esses projetos fomentam a economia local, gerando emprego e renda.

Cases de sucesso

A Urban Systems foi pioneira nos estudos de mercado para empreendimentos multiuso tendo como diferencial o entendimento das sinergias entre os produtos e o entendimento de benefícios e ganhos aos empreendedores. Um deles fica em Porto Alegre (RS). Lançado em 2009 pela Maiojama, o Trend City Center foi o primeiro empreendimento com conceito multiuso na cidade. Entregue em 2015, o complexo multiuso tem torre corporativa com salas de 30 a 510 m², torre residencial com apartamentos de 38 a 73 m² e mall boutique com 30 operações em espaços de 24 a 782 m². Com o sucesso do empreendimento, em 2010, a Maiojama lançou o Trend Nova Carlos Gomes. A parte residencial conta com studios, duplex, apartamentos de 1 dormitório e de 2 suítes, com área entre 48 e 77 m². Já a torre corporativa tem espaço office com área de 44 a 65 m² e possibilidade de junção até 660 m² para acolher desde profissionais liberais a grandes empresas, além de estacionamento para mais de 1 mil veículos. Os dois projetos contaram com estudos de mercado da Urban Systems.

“O Trend City Center foi o primeiro empreendimento multiuso desenvolvido em Porto Alegre e foi um sucesso de vendas logo que foi ao mercado. Os dados das pesquisas da Urban Systems para o projeto se confirmaram e o empreendimento continua sendo inovador e importante para a região.” afirma Márcia Sirangelo, Gestora de Marketing e Relacionamento na Maiojama Empreendimentos Imobiliários.

Já em Petrolina (PE), o exemplo é o River One Petrolina, da Braespa, que foi lançado em 2022 com unidades residenciais e comerciais em duas torres, com acessos separados. São 200 apartamentos, 123 salas comerciais, lojas, além de 323 vagas de garagem. A Urban Systems identificou as vocações imobiliárias do terreno, com dados que mostraram as projeções da cidade e como esse produto poderia ser formatado para melhor atender as demandas atuais e futuras.

“Em meados de 2020 começamos o trabalho com a Urban Systems para nos auxiliar no desenvolvimento desse projeto. Entendemos que uma empresa que é referência nacional em termos de inteligência de mercado seria o parceiro ideal para a nossa empreitada.” comenta Ricardo Garcia, sócio-diretor da BRAESPA Incorporadora.

Nos estudos de mercado para empreendimentos multiuso, a Urban Systems analisa a vocação do terreno, avalia a demanda do mercado, e identifica as melhores combinações de usos (residencial, comercial, corporativo, etc.) para maximizar o valor do projeto.

Existem diversas possibilidades para o desenvolvimento de complexos multiuso em um projeto. Será que o seu foi pensado da maneira ideal? Você avaliou a possibilidade de diversificação do projeto, e consequente valorização?

Fale com a Urban Systems e vamos juntos avaliar o projeto ideal para a sua área.

Confira os cases de sucesso de projetos multiuso aqui!

Conteúdo elaborado pela redação da Urban Systems.

Fonte:

Estadão | Entenda como os prédios de uso misto impactam as grandes cidades

Compartilhe

Post a Comment