Santos (SP) fica com o 2º no eixo de Meio Ambiente no Ranking Connected Smart Cities 2021

Além disso, a cidade ficou em 14º lugar na classificação geral e em 8º entre os municípios da região Sudeste mais inteligentes e conectados do País

Santos (SP), ficou em segundo lugar no eixo de Meio Ambiente entre os 677 municípios do País mapeados pelo Ranking Connected Smart Cities 2021, ficando também com a 14ª colocação geral. O município do litoral paulista ainda conquistou o 8º lugar entre os municípios da região Sudeste e a 5ª colocação entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes. A primeira posição ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, se posicionou Vitória (ES). Em sexto lugar, ficou São Caetano do Sul (SP), seguido do Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e na décima posição, Salvador (BA).

A 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, aconteceu em formato híbrido, presencialmente, nos dias 01 e 02 de setembro, e, de forma digital, até o dia 03 de setembro, sexta-feira.

Eixos

Meio Ambiente é o eixo em que a cidade de Santos teve mais destaque entre os analisados, ficando em segundo lugar atrás apenas de Balneário Camboriú (SC). Das cem cidades mais bem posicionadas no recorte de Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities, 56 estão na região Sudeste, 25 na região Sul, 9 na região Centro-Oeste, 9 na região Nordeste e apenas 1 na região Norte.

A boa colocação de Santos nesse recorte se deve, principalmente, ao fato da cidade ter 100% de atendimento urbano da população pelo sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto. Santos também se destacou no recorte Mobilidade, ficando com o 12º lugar entre os 677 municípios analisados.

Segundo Fábio Ferraz, Secretário de Planejamento e Inovação da cidade de Santos, a gestão municipal também tem investido em tecnologia e segurança. “Fizemos um investimento bastante expressivo na consolidação do Centro de Controle Operacional, o CCO. Foram quase R$ 37 milhões investidos para que a cidade tivesse um espaço onde estão concentradas 22 agências públicas com ferramentas de tecnologia bastante avançadas e, claro, utilizando nosso parque de câmeras que hoje já supera 1.600 câmeras de monitoramento na cidade.

Nosso objetivo é integrar todas estas agências públicas, volto a dizer, utilizando as câmeras e as demais funcionalidades de softwares de aplicação que estão ali inseridos para que a gente possa monitorar e fazer a gestão da cidade no dia a dia”, comentou.

Importância do ranking

Ainda de acordo com Ferraz, um evento com o Connected Smart Cities, com a divulgação de um ranking com diversos indicadores, é importante para que a cidade compreenda os avanços de outros municípios e, também, colaborar com essas cidades. “Acredito que o primeiro ponto importante sobre o Connected Smart Cities é a troca de informações entre as cidades, com as diversas realidades espalhadas pelo Brasil e temos indicadores que colocam as cidades com performance mais expressiva como exemplo”, disse.

A cidade de Santos tem conquistado boas colocações nos rankings anteriores e Ferraz argumenta que esses dados colaboram para entender e melhorar o desenvolvimento de políticas públicas. “A ideia é continuar acompanhando e colaborando na construção destes indicadores para que a gente tenha realmente esta possibilidade de compreender as cidades que já avançaram um pouquinho mais, compreender os avanços das outras cidades e prestar a nossa colaboração naquilo no que nós já superamos”, completa.

Acesse aqui a plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis aqui

Confira aqui o caderno especial do Estadão sobre o Ranking Connected Smart Cities 2021

Conteúdo elaborado pela redação Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment