Urban Systems participa do 9º Complan e destaca cenário positivo para comunidades planejadas no Brasil

As comunidades planejadas deixaram de ser tendência e se tornaram realidade nos países desenvolvidos há bastante tempo. No Brasil, embora esse conceito seja relativamente novo, o cenário é bastante positivo e as perspectivas de investimento são animadoras. É o que confirmou a 9ª edição do Complan, Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil, realizado pela ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) em Goiânia, entre os dias 17 a 19 de outubro.

Painéis, palestras, workshops e visitas técnicas fizeram parte da programação e colocaram em pauta assuntos como: Smart Cities, comunidades planejadas turísticas, marketing imobiliário, paisagismo, cidades do futuro, lançamentos imobiliários e financiamento para novos projetos.

Pioneira no desenvolvimento de comunidades planejadas no Brasil e na elaboração de estudos baseados no conceito de Smart Cities, a Urban Systems acompanha a realização do evento desde a sua primeira edição. Em 2019 já é possível conhecer cases de sucesso e vislumbrar a consolidação e expansão desse conceito.

Outro destaque do evento é o aumento na disponibilidade de investimentos para as comunidades planejadas. Enquanto antigamente os desenvolvedores lutavam por recursos para desenvolver seus projetos, hoje a situação se inverteu. Urbanistas, arquitetos, proprietários de terrenos, loteadores, incorporadores e instituições financeiras que participaram do evento, destacam que os recursos estão disponíveis em busca de bons projetos, que se diferenciem no mercado, para investir.

Urban Planet

Outro ponto alto do evento foi o painel ‘Smart Cities – Da implementação à gestão’ com a participação do CEO da Urban Systems, Thomaz Assumpção, da CEO da Planet Smart City, Susanna Marchionni e do sócio da CIA Inteligência Imobiliária, Paulo Toledo. Durante o painel, a Urban Systems destacou a elaboração dos rankings: Connected Smart Cities – CSC, das melhores cidades para fazer negócios, do case de sucesso Granja Marileusa e também a parceria Urban Planet que irá atender a uma grande demanda existente no Brasil: comunidades planejadas, inteligentes e sustentáveis a preços acessíveis. (Mais informação em breve).

Granja Marileusa

O evento debateu diversos cases de sucesso como o Fazenda da Grama (SP), a Riviera de São Lourenço (SP) e a Granja Marileusa (MG), projeto da Urban Systems, inaugurado em 2015, na cidade de Uberlândia-MG.

O bairro mineiro foi desenvolvido em uma fazenda do fundador do Grupo Algar, Alexandrino Garcia, com pouco mais de 6 milhões de m². O espaço começou a ser vocacionado e estruturado pela Urban Systems em 2011 e anunciado em uma das primeiras edições do Complan.

Hoje, o bairro tem infraestrutura diferenciada com processo de tratamento de esgoto próprio, paisagismo, ciclovias, pontos de ônibus, área de convivência com wifi e segurança por meio de monitoramento com câmeras. empreendimento é o primeiro e único na cidade de Uberlândia e, também, um dos poucos no País focados em primeira moradia e primeiro trabalho.

João Bosco Alves Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment