
Urban Systems: soluções para o seu projeto
Todo início de ano a equipe de marketing e conteúdo da Urban Systems se debruça para trazer uma programação de conteúdos para este blog, que sirvam não apenas para compartilhar informações e análises de diferentes seguimentos do mercado imobiliário, mas que também permitam que investidores, incorporadores, proprietários e construtores possam cada vez mais compreender os caminhos que levam a um investimento mais seguro e de menor risco para os seus negócios.
Assim, iniciamos 2023 com um tema que nos é muito animador e pauta de todas as apresentações da Urban Systems: o diferencial entre produtos e soluções e a diferença entre pesquisa de mercado e estudos de inteligência de mercado.
Desde 2013 quando a Urban Systems assume o seu papel de uma consultoria de inteligência de mercado, muitos foram os esforços realizados para que o mercado compreendesse essa transformação, que não é apenas algo institucional ou uma questão de posicionamento, mas sim uma nova forma de atender as necessidades de proprietários, construtores e investidores.
Ser uma consultoria é compreender as necessidades e dores de seus clientes e assim formatar o melhor caminho para atingir este objetivo. É trazer soluções customizadas para cada situação, até porque, mesmo a mesma dor sentida por um empreendedor em diferentes praças, pode trazer diferentes soluções para o atingimento do sucesso.
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Assim, mais do que conhecer o perfil de cada cliente, é preciso compreender seu momento de desenvolvimento em cada projeto, a situação legal, fundiária e patrimonial de cada ativo, às expectativas quanto aos resultados para cada projeto, o comportamento do consumo em cada praça, as particularidades comportamentais de cada população target, enfim, adaptar a cada necessidade, as diversas metodologias existentes, e muitas delas criadas de forma exclusiva, para atender com sucesso clientes e parceiros.
O momento de cada ator
Quando tratamos do “momento”, estamos majoritariamente nos referindo a fase de desenvolvimento de um projeto. As dores de um proprietário no momento zero, quando aventa inicialmente a possibilidade de um desenvolvimento imobiliário em sua área é totalmente diferente das dores deste mesmo proprietário quando, por exemplo, já imagina um segmento de mercado a que pretende atender ou define um nicho de mercado que planeja atuar. Enquanto em um primeiro momento, ele precisa de respostas preliminares quanto à possibilidade desta área ser explorada imobiliariamente, no segundo caso a configuração de produtos e os valores a praticar são de fundamental importância para a tomada de decisão de negócio.
As metodologias empregadas para um empreendedor que busca entender a vocação imobiliária de uma área, são diferentes daquele empreendedor que já com projeto aprovado junto ao poder público local busca testar seu produto para avaliar questões como área de lazer, forma de pagamento e meios para divulgação do lançamento.
Com mais de 23 anos de atuação, a Urban Systems continua se destacando neste competitivo setor de inteligência se opondo a comercialização de produtos e serviços “amarrados”, e se diferenciando ao estruturar, para cada necessidade, a soma de metodologias que respondam as dores e dúvidas de cada cliente, com soluções personalizadas para cada situação.
É dessa forma que diferentes clientes podem ter suas necessidades no espectro da vocação imobiliária, por exemplo, mas receberem propostas de trabalhos completamente diferentes, dado o seu momento atual de desenvolvimento de projeto, o porte do seu negócio, o seu perfil de atuação e as características locais e regionais de comportamento de consumo imobiliário.
Em seu portifólio a Urban Systems tem estudos de vocação imobiliária em áreas de mil a dez milhões de metros quadrados, é verdade. De pequenos projetos de edifício até bairros planejados de ciclo longo de desenvolvimento, porém, cada um deles conta com o aprofundamento necessário para definição de projeto ideal, atingimento de preço viável e redução dos riscos de investimento.
A imagem acima apresenta um entendimento linear de forma referencial de alguns dos momentos por que passam cada projeto imobiliário: do go no go (momento de incerteza) até o lançamento do projeto. Alias, até o pós lançamento do projeto, onde em cada etapa é possível a realização de um específico estudo de inteligência de mercado para melhor direcionar desenvolvimento de projeto e redução de risco de investimento.
Ao longo deste ano traremos aprofundamento de cada um desses momentos, mas caso se identifique com algum deles, não deixe de falar conosco para que possamos trazer o estudo ideal para o seu negócio.
As soluções
Aqui na Urban Systems não colocamos o cliente em uma caixinha de produto. Temos uma prateleira de soluções e a composição metodológica para cada cliente traz em seu escopo as etapas necessárias para solucionar os seus problemas e/ou responder suas dúvidas.
Entretanto, como o mercado atua com algumas nomenclaturas, assim como em anos iniciais também desenvolvemos as nossas nomenclaturas específicas, muitas soluções atendem algum espectro de necessidades, sendo muitas vezes melhor compreendidos por aqueles que buscam auxílio em seus negócios.
Assim, falamos a língua das vocações, dos estudos de potenciais, dos testes de produto, das análises de expansão de mercado, e tantas outras expressões que atendem um entendimento comum de “produtos” de pesquisa, porém a cada cliente é entregue aquilo que atende suas necessidades (e um pouco a mais, porque qualidade é marca registrada da Urban Systems).
Além das expressões comuns ao mercado, também é importante abordar os vícios de pesquisa. De forma muitas vezes automática e pulando a etapa de planejamento, muitos briefings chegam até a Urban Systems não com suas dúvidas e dores a serem respondidas, mas com metodologias a serem aplicadas. E na maioria das vezes, é claro, esta metodologia é a pesquisa quantitativa, com amostra e perfil já definidos.
Se naturalmente a Urban Systems fosse uma empresa de pesquisa, este início de diálogo lhe seria até benéfico, pois anteciparia processos e agilizaria cotações. Porém, como consultoria de inteligência de mercado, a Urban Systems transforma conhecimentos em resultados. Assim, nestes casos, damos rapidamente um passo para trás e juntos vamos entender as necessidades, para realmente compreender se a pesquisa com um grupo alvo específico é realmente a solução ideal para a tomada de decisão sobre a compra de um terreno, para a definição da vocação de uma grande área, para o entendimento de um mix de produtos em determinado vetor de expansão da cidade, para a definição de produtos comerciais ou empresariais em uma área, enfim, para todo o espectro de soluções possíveis.
Importante destacar que com todas as qualidades das pesquisas quantitativas, ela não é a ferramenta ideal para todos os momentos de projeto, e já abordamos isto por aqui. Ao mesmo tempo em que ela é fundamental em testes de projetos existentes.
Assim, que tal contar com uma consultoria especialista no setor, com mais de 1.200 projetos analisados e 23 anos apoiando sucessos em todo o país? Em 2023 a Urban Systems está preparada para elevar a qualidade dos estudos de mercado para a sua empresa ou negócio.
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Saiba também sobre os Estudos elaborados pela Urban Systems
Conteúdo elaborado por Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems