Inteligência de mercado: plano comportamental

A crise parece ter ficado para trás no mercado imobiliário. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)* mostram aumento de 11,8% nos lançamentos de imóveis no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo trimestre do ano passado. No mesmo período, as vendas também aumentaram em 16%. No entanto, o cenário positivo gera aumento na competitividade e a necessidade da utilização de ferramentas e soluções capazes de mitigar os riscos de um investimento e facilitar a tomada de decisões.

Esse contexto mostra que o fator determinante para o sucesso de um empreendimento imobiliário está diretamente atrelado à utilização de ferramentas eficientes de inteligência de mercado. Mais do que identificar oportunidades e riscos, um estudo completo e eficiente envolve o uso de diferentes metodologias que visam compreender além das mudanças econômicas, como questões culturais e comportamentais do público-alvo e da região.

Plano Comportamental

Para realmente mitigar os riscos de investimento em projetos novos e já existentes é importante considerar não apenas os fatores econômicos e de negócios, mas também as questões culturais e comportamentais. A elaboração do Plano Comportamental irá nortear a implantação de um empreendimento imobiliário traçando o retrato das experiências do público de determinada região, seus desejos, necessidades, o reconhecimento de sua Cidade Mental e dos processos das decisões de consumo.

O levantamento desses dados é feito por meio de diversas metodologias de pesquisa, tanto qualitativas quanto quantitativas, entre elas Entrevistas Pessoais em Profundidade (EPs), Discussões em Grupo (DG’s), levantamento de dados e análises estatísticas. (Em breve o blog trará um texto específico sobre os diferentes métodos de pesquisa. Aguardem!).

A análise estratégica e aprofundada dos dados coletados permite entender qual é a percepção das pessoas em relação a determinado empreendimento ou região, se o desenvolvimento imobiliário está alinhado à Lógica Urbana da cidade e quais características e diferenciais são necessários para que o projeto faça parte do desenvolvimento sustentável da região.

Desenvolvimento atrelado a Lógica Urbana

Os fatores decisivos de compra são bastante variáveis e não se resumem apenas à localização ou preço de um imóvel. Para ter mais segurança sobre quais desses fatores serão primordiais para o sucesso de vendas do seu empreendimento é fundamental incluir na pesquisa de mercado o conceito de Lógica Urbana, através do olhar dos próprios atores da cidade.

A Lógica Urbana permite identificar vetores de desenvolvimento, tendências de valorização de terrenos, potencial de sucesso de um negócio e suas características. Este conceito é a representação geográfica do comportamento da população de determinada região influenciado por diversos fatores como infraestrutura, mobilidade, trabalho e lazer.

Essa lógica desenvolve-se ao redor do mesmo eixo ao longo da vida, um espaço geográfico denominado Cidade Mental. Inspirado nos estudos do urbanista americano Kevin Lynch, a Urban Systems incorporou o conceito de Cidade Mental à sua metodologia de pesquisa, o produto de acordo com perfis diferentes de população, levando em conta fatores como faixa etária, perfil sociocultural, renda e hábitos de consumo.

Soluções Urban Systems

A Urban Systems tem uma maneira única de olhar o Brasil e as características específicas de cada região. São 20 anos de experiência e mais de 900 cidades analisadas em todo o País. Outro grande diferencial são as metodologias inéditas aplicadas em seus estudos imobiliários, mitigando riscos e aumentando a objetividade e os resultados do negócio.

Natália Pelosi integra a equipe de Inteligência de Mercado da Urban Systems

Quer segurança para tomar decisões e investir no mercado imobiliário? Fale com a Urban Systems!

*Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC): https://bit.ly/31ptRFQ

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