Desenvolvimento imobiliário e a história do Vale do Silício
O Vale do Silício (Silicon Valley, em inglês), é conhecido como o maior polo de tecnologia e inovação do mundo. A área ocupa 15 cidades, na Baía de São Francisco, e abriga as mais importantes empresas da área como Google, Pixar, HP, Apple, Adobe, Intel, Cisco, Symantec, Yahoo e muitas outras. Não é por acaso que, no Brasil, diversos parques tecnológicos disputam o título de ‘Vale do Silício Brasileiro’, buscando destaque para atrair indústrias, investimentos e mão-de-obra qualificada.
Mas o que falta para que iniciativas interessantes existentes no Brasil como o Porto Digital, no Recife, San Pedro Valley, em Belo Horizonte, os polos tecnológicos de São Carlos e Campinas continuem a crescer seguindo o exemplo de São Francisco nos Estados Unidos?
Desenvolvimento Imobiliário
Embora muito seja falado sobre a região americana, existem aspectos importantíssimos e pouco discutidos sobre a sua origem e sucesso. Um deles é a forte relação entre o desenvolvimento urbano, imobiliário e a história do Vale do Silício de São Francisco. Ou seja, a inovação não se resume apenas à presença das famosas empresas de tecnologia, mas sim em todo o ambiente criado nas décadas anteriores para possibilitar o crescimento e desenvolvimento sustentável da região.
Foi o desenvolvimento urbano e imobiliário que criou o ambiente para receber o nascimento do Vale do Silício a partir de um loteamento focado em usos mistos com a possibilidade da colocação de indústrias não poluentes, instituições educacionais ligadas diretamente ao surgimento das mais importantes indústrias de tecnologia e o crescimento desse mercado.
The Sobrato Organization
Um dos players mais importantes na história do Vale do Silício é a The Sobrato Organization (TSO)*. A empresa do mercado imobiliário, pioneira na região, iniciou suas atividades após o fechamento do restaurante da família no início dos anos 50, quando a herdeira da família Sobrato, Ann Sobrato, começou a investir em imóveis.
Ann Sobrato ficou conhecida como a ‘Mãe do Vale do Silício’ ao iniciar a construção de um loteamento e o desenvolvimento de propriedades build-to-suit (construídas exclusivamente para aluguel) para empresas. Em seguida a TSO continuou sua estratégia investindo também em outras frentes. É importante destacar que, essa estratégia, não envolveu somente ações com retorno financeiro imediato como a venda ou o aluguel. A organização focou no crescimento de longo prazo com a doação de áreas para universidades e instituições de ensino que, aliadas à presença das empresas, possibilitou um grande desenvolvimento urbano e a transformação da área em um megaempreendimento. Atualmente, a família Sobrato possui mais de 75 propriedades comerciais (focadas em múltiplos usos) com mais de 1 milhão de m² alugados e 6.700 unidades de apartamentos em Silicon Valley, Alameda e Santa Clara; acumulando mais de U$ 5 bilhões em ativos.
Planejamento
Para o desenvolvimento de uma área como o Vale do Silício não basta oferecer terrenos ou incentivos para atrair empresas, mas planejar o desenvolvimento urbano e imobiliário focado em diversos usos. No caso específico do Vale do Silício, o espaço levou décadas para crescer conforme necessidades e mudanças profundas do mercado, principalmente na área da tecnologia.
Atualmente não é preciso esperar as mudanças do mercado para projetar um desenvolvimento sustentável. Metodologias avançadas e inteligência de mercado permitem planejar esse desenvolvimento e criar antecipadamente um projeto equilibrado que atenda não somente as demandas atuais, mas também as futuras. Em 20 anos de atuação, a Urban Systems tem experiência não apenas em indicadores das cidades brasileiras, mas também no planejamento de longo prazo para o desenvolvimento de complexos imobiliários combinam diversos usos como moradia, lazer, trabalho e compras.
Linha do tempo – TSO
Conheça alguns fatos importantes na cronologia do desenvolvimento imobiliário praticado
1961 – Criação do primeiro empreendimento built-to-suit para a Lockheed Corporation (companhia aeroespacial);
1974 – Desenvolvimento do primeiro grande campus para a Amdahl Corporation (empresa de tecnologia da informação);
1979 – Primeira construção para a empresa de tecnologia Four Phase Systems (posteriormente adquirida pela Motorola);
1985 – A TSO passa a marca de 460 mil m² construídos em imóveis para locação atendendo empresas como: ASK Computers, Avantek, Advantest, Digital Equipment e Kodak;
1990 – Inauguração do primeiro empreendimento residencial com 408 unidades;
1991 – Formalização de acordo com a Apple para construção da sede da empresa com 131,5 mil m²;
1997 – Inauguração do primeiro projeto de varejo o: Nort Park Plaza com 7.000m²;
2001 – Doação de área para a Morgan Hill School District e lançamento do fundo de habitação acessível Sobrato;
2002 – Inauguração de cinco edifícios da Sobrato Center for Nonprofits em Milpas, oferecendo a 35 organizações comunitárias em mais de 9,2 mil m² de escritórios;
2006 – A Santa Clara University recebe U$4,5 mil para construir habitação estudantil e a Sobrato atinge U$ 5 bilhões em ativos.
2007 – Inauguração do Netflix Mixed Use com 15. 000 m² em escritórios e 290 unidades residenciais;
Paulo Takito, sócio diretor da Urban Systems
*Fonte: The Sobrato Organization (TSO): http://www.sobrato.com/