Empreendimentos imobiliários para a terceira idade

O crescimento da população idosa e da expectativa de vida no Brasil despertam a atenção também do mercado imobiliário. As projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)*, mostram que a expectativa de vida ao nascer cresce a cada ano. De acordo com os últimos dados divulgados, no ano de 2018, a expectativa de vida ao nascer do brasileiro, considerando-se ambos os sexos, subiu de 75,8 anos de idade, em 2016, para 76 anos, em 2017. Levando-se em conta somente a população masculina, a expectativa de vida ao nascer passou de 72,2 anos para 72,5 anos. Já a das mulheres subiu de 79,4 anos para 79,6 anos, de 2016 para 2017.

Esses dados preveem uma mudança no perfil de consumo e o surgimento de uma série de demandas específicas para o público sênior, ou terceira idade. Para atender a esse público é preciso considerar também que o processo do envelhecimento não é o mesmo. Além da necessidade de infraestrutura adequada e inclusiva, também são imprescindíveis ambientes de integração e sociabilidade uma vez que a tendência é de que as pessoas permaneçam ativas por cada vez mais tempo.

Atendendo a todos os públicos

O objetivo da Urban Systems ao buscar soluções imobiliárias para o público sênior é facilitar a integração social entre várias gerações, priorizando a mobilidade, prática de atividades físicas e de lazer. Ou seja, as soluções desenvolvidas para facilitar a vida das pessoas com mais de 60 anos, naturalmente irão beneficiar e agradar todos a os públicos consumidores.

A arquitetura é um dos pilares que possibilitam essa integração. Atualmente, qualquer empreendimento imobiliário que ignore a acessibilidade está fadado ao fracasso. Investir em casas adaptadas e construídas em meio a uma estrutura acessível que facilite a mobilidade traz benefícios a todos, não apenas aos idosos e deficientes.

Mais do que adaptar os ambientes e oferecer serviços muito específicos, é importante que os novos empreendimentos estejam focados na qualidade de vida. Por isso, a estrutura de lazer e serviços devem ser voltadas para atividades que atraiam tanto o público sênior quanto outros perfis de consumidores.

Considerando esses fatores, mesmo que a ideia inicial seja direcionar o empreendimento para um nicho específico do mercado, é possível adaptá-lo e atender a um número maior de pessoas. Evitando a classificação de ‘moradia destinada ao público sênior’ é possível mitigar os riscos e obter maior retorno nas vendas.

Tecnologia

Outro fator importantíssimo no desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários é a utilização de aplicativos e novas tecnologias. As tecnologias e produtos voltados ao segmento residencial não param de surgir e cada vez mais proporcionam melhores condições para o conforto, bem-estar, saúde e segurança de seus proprietários.

É preciso estar atento e entender quais tecnologias, produtos e funcionalidades disponíveis no mercado se adequam melhor ao empreendimento e contemplem diversos públicos ao mesmo tempo.

Para dimensionar todos esses produtos e integrar as soluções necessárias para o seu empreendimento, fale com a Urban Systems.

João Bosco Alves Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

*Fonte IBGE: https://bit.ly/2J5WB0L

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