A diversidade é a grande riqueza do Complan, seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil
Evento, em Foz do Iguaçu, apresentou cases de pequenas, médias e grandes empresas do país
Foz do Iguaçu (PR) foi palco de mais uma edição do Complan, principal seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil. Realizado pela ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o encontro aconteceu de 25 a 27 de setembro com a presença de loteadores, incorporadores, construtores, master developers, arquitetos, comercializadoras, consultorias, fundos de investimentos, private equity, investidores, escritórios jurídicos, e instituições financeiras e imobiliárias, entre outros. Com mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, sendo referência em inteligência de mercado e consultoria de negócios em todo o Brasil, a Urban Systems também marcou presença.
“A diversidade foi a grande riqueza do evento, pois permitiu uma grande troca de experiências. Vimos participantes do Centro Oeste, do Norte, do Sul, Nordeste, enfim, de todo o Brasil. Representados por empresários de vários portes, desde pequenos incorporadores e loteadores, com atuações regionais, até as grandes empresas nacionais. Tudo isso contribuiu para um debate de muita qualidade”, conta Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems.
Entre os cases apresentados, Takito selecionou duas empresas que são clientes da Urban Systems. “Um exemplo de sucesso é a Sobloco, que tem mais de 60 anos de experiência e apresentou o bairro Riviera de São Lourenço, no litoral de São Paulo. O bairro planejado começou a ser desenvolvido em 1979. O depoimento do Luiz (sócio fundador) relatando os desafios do começo difícil, num lugar que nem estrada havia, sendo acessado pela praia e com muito investimento até chegar nos dias atuais em que as casas e apartamentos são vendidos por quinze até trinta milhões foi muito interessante. É a ‘Miami paulista’”, afirma o sócio-diretor.
Takito diz que o resultado é fruto de muito empenho e paciência. “O que me chamou a atenção no evento foi a importância nos depoimentos de vários empreendedores em não se preocupar somente com o curto prazo. Quando falamos de bairro planejado, de um grande empreendimento de desenvolvimento urbano, são projetos que levam anos e o resultado financeiro demora, mas chega. Isso, claro, se o empreendedor tiver uma preocupação com o investimento no urbanismo de qualidade, prevendo muitas áreas verdes, sustentabilidade e outros atributos importantes nesse tipo de negócio”, alerta o executivo.
Outro exemplo da Sobloco fica em São Caetano do Sul (SP). “A empresa desenvolveu o Espaço Cerâmica, bairro planejado com shopping, casas e prédios. O projeto tem questões urbanas importantes como a caminhabilidade, permitindo que as pessoas andem pelo bairro de forma confortável, áreas multiuso, comércio e serviços. São centralidades para que as pessoas possam viver e fazer as coisas a pé no dia a dia”, explica Takito.
Indo para o Sul do país está o famoso Jurerê, bairro planejado da Habitasul. “A empresa apresentou o empreendimento no Complan e todos ficaram admirados com a diversidade de comércio e serviços, paisagismo, conexão com a natureza, infraestrutura sustentável, caminhabilidade, atividades para toda a família, segurança sem muros etc. São mais de 1.200 casas, 2.600 apartamentos e 7 mil moradores. O resultado dessa empreitada? O bairro tem um valor 2,3 vezes maior que o preço médio da cidade. E ainda tem muita coisa para acontecer, pois estamos desenvolvendo estudos para a expansão das novas áreas”, adianta o sócio-diretor da Urban Systems.
Ativações para atrair o público
Paulo Takito lembra que, além do investimento em arquitetura, engenharia e obras de boa qualidade, os empreendedores precisam atrair o público. “Não basta construir o lugar perfeito; ele tem que ser habitado, frequentado, precisa ter vida. E isso só é possível por meio de ativações. Iniciativas culturais, de capacitação, de lazer, de bem-estar e de entretenimento. A ativação é o embrião inicial de um projeto de sucesso. E essa atração não requer muito dinheiro, requer observar atentamente o mercado e caprichar na criatividade”, considera o sócio-diretor.
Takito complementa que ficou feliz ao ver que todos estes temas, amplamente trabalhados nos estudos da empresa, estão reverberando. “O Complan é uma ótima maneira de influenciar as novas empresas do setor, que aprendem com a experiência das mais antigas. O cenário, então, é muito positivo”. Além destes insigths, o sócio-diretor da Urban Systems destaca que foi muito interessante perceber que as grandes empresas já estão na segunda, terceira geração familiar.
Estes visionários, ressalta o executivo, foram seguidos pela profissionalização e se cercaram de profissionais competentes para continuar o caminho. “Não basta ter o faro empreendedor. Todo negócio bom tem o feeling de quem começou e a ajuda de profissionais competentes nas áreas de urbanismo, mercado, infraestrutura e marketing, entre outras, para colocar o negócio de pé”, pontua Takito. Ou seja, por mais que o feeling seja importante, os participantes do Complan concordaram que é fundamental ter uma boa análise de mercado, uma boa equipe de design e um bom conhecimento técnico. “Porque, no final do dia, a conta tem que fechar e o negócio tem que dar retorno”, finaliza Takito.
Confira mais cases de Bairros Planejados da Urban Systems aqui.
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Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.