A importância do planejamento e gestão do patrimônio imobiliário
A competitividade aliada à instabilidade financeira do País nos últimos anos dificulta, e muito, as tomadas de decisões no mercado imobiliário. É fato que as perspectivas para o futuro são promissoras, porém, durante os momentos de crise, o sucesso de novos projetos, a manutenção e o desenvolvimento de um patrimônio dependem do planejamento e, sobretudo, de uma boa gestão.
O planejamento no mercado imobiliário, geralmente está em entender quais são as demandas existentes para a localidade onde aquele patrimônio está inserido e as melhores formas de desenvolvê-lo atendendo aos desejos do proprietário e as expectativas econômicas-financeiras por ele esperadas. (Leia mais sobre o Ciclo de Desenvolvimento do Patrimônio Imobiliário aqui).
É importante planejar um cenário de desenvolvimento de longo prazo. Porém, considerando todas as variáveis e incertezas do Brasil, o planejamento precisa trazer estratégias palpáveis e de tomadas de decisões imediatas, no sentido de otimizar e desenvolver produtos imobiliários que atendam a demanda já existente. As fases seguintes dependerão do andamento e do sucesso dessas primeiras decisões.
Gestão
A partir do lançamento de determinado produto imobiliário toda a dinâmica daquela localidade é alterada e a gestão desse projeto se faz necessária. A gestão tem relação direta aos resultados esperados durante o planejamento. Mas não é tão simples quanto parece.
O mercado comumente espera que o produto imobiliário gere receitas por m² superiores ao momento do planejamento e o objetivo é, obviamente, esse. Porém, além de buscar a valorização, a gestão procura manter o patrimônio capaz de atender às tendências de crescimento da região onde ele está localizado e, a partir disso, gerar a receita necessária para a continuidade do desenvolvimento das próximas fases independente de fatores externos como crises econômicas e políticas que possam levar à desvalorização.
A administração/gestão das possibilidades existentes para manter esse patrimônio é imprescindível para continuar a desenvolvê-lo no futuro. É importante destacar também que o planejamento e a gestão devem se complementar, ou seja: de nada adianta planejar sem a gestão para a maturação desses resultados.
Urban Systems
Com 20 anos de atuação em inteligência e consultoria de mercado, a Urban Systems acompanhou as diversas mudanças econômicas e políticas do País criando soluções baseadas em novas metodologias, indicadores e análises de riscos precisas. Essa experiência possibilita que os proprietários e desenvolvedores imobiliários tenham soluções personalizadas e a melhor valorização para os seus produtos e negócios.
Quer saber mais sobre planejamento e gestão do seu patrimônio imobiliário? Fale com a Urban Systems.
André Cruz, Diretor de Planejamento Urbano na Urban Systems.