Discussão sobre as novas centralidades urbanas no Brasil

A Urban Systems participou no dia 9 de abril do Seminário Arq. Futuro Novas Centralidades Urbanas, realizado no teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas. O encontro contou com palestrantes nacionais e internacionais, entre eles Joshua Prince-Ramus, diretor fundador do REX, premiado escritório de arquitetura de Nova York (EUA), e Alejandro Echeverri, um dos arquitetos de peso do Urbanismo Social de Medellín (Colômbia).

Como espectador, fiquei fascinado com os exemplos apresentados em cidades como Londres e Paris e, mais ainda, com orgulho de saber que a Urban Systems está na vanguarda com a discussão das novas centralidades urbanas no Brasil. Escrevemos um artigo em 2019 onde foi apresentado dados sobre o crescimento da população e foi ressaltado que era preciso encontrar um novo modelo de desenvolvimento que preze pela sustentabilidade econômica, social e ambiental, explorando novas centralidades na malha urbana. Leia o artigo aqui!

Um dos cases mais expressivos é o Granja Marileusa, primeiro bairro planejado de Uberlândia (MG). No estudo desenvolvido pela Urban Systems há mais de 10 anos, seguimos alguns princípios abordados no seminário e um deles foi criar uma nova centralidade para a cidade, entendendo o contexto urbano que se apresentava à época. No trabalho, apresentamos uma nova lógica que conectou o aeroporto ao distrito industrial. E, no meio desse caminho, exista a fazenda do Grupo Algar, que serviu para desenhar o bairro planejado e a nova centralidade.

Durante o evento, Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi S.A., apresentou o futuro bairro planejado de Campinas, conhecido como Casa Figueira. Uma nova centralidade integrada ao Shopping Iguatemi Campinas em uma área de 1 milhão de metros quadrados. Na sua primeira fase, o bairro contará com 66 lotes destinados a prédios residenciais e comerciais. Saiba mais detalhes aqui.

Vale ressaltar que o conceito de novas centralidades urbanas vem se aprimorando e se fortalecendo depois que Paris criou a lógica da cidade “15 minutos”. Ou seja, é a cidade onde os pedestres podem resolver suas demandas em 15 minutos a pé ou de bicicleta, pois a região é bem servida de supermercados, lojas, escolas e postos de saúde, entre outras conveniências, além de oferecer muito conforto urbano.

E o que significa conforto urbano? É a possibilidade de usar a cidade e de se relacionar com ela, de sentar no banco da praça, de contemplar a paisagem e de conviver com as pessoas e com a natureza. Qual foi a última vez que você fez isso? A presença dos automóveis ao longo das últimas décadas tem dificultado essa relação. Para quem ficou interessado no assunto, recomendo o livro Cidade para as Pessoas, de Jan Gehl. O autor aborda de forma muito objetiva temas que são relevantes para a qualidade de vida de uma cidade, como mobilidade, sustentabilidade e valorização dos espaços públicos.

A boa notícia é que há uma unanimidade mundial de que é preciso retomar a cidade, diminuir a quantidade de carros e aumentar o convívio entre as pessoas. Essa ideia contemporânea do urbanismo busca reduzir a emissão de CO2 (gás carbônico) e oferece uma vida mais completa e sustentável para os moradores. Portanto, a solução para a mobilidade caótica de hoje é a nova centralidade urbana. Ela vai trazer de volta a qualidade de vida que perdemos ao longo dos anos com as horas no trânsito no deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Antes, essa era uma prerrogativa das grandes cidades; atualmente, já é possível ver esses engarrafamentos em cidades médias. O caminho para solucionar esse conjunto de atribulações passa exatamente pelo desenvolvimento de novas centralidades, de novos bairros planejados e de multiprodutos que ofereçam uma qualidade de vida urbana muito grande.

A Urban Systems está acompanhando com muita atenção esse movimento e tem contribuído de forma significativa para colocar o conceito em prática.

Tem algum tema que você quer ver por aqui? Aproveite o espaço abaixo para sugerir temas, abordagens e conteúdo, para serem elaborados em nosso blog!

Conteúdo elaborado por Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment