Empreendimentos Autossustentáveis
Cada vez mais, a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável têm se tornado o centro de discussões nos mais diversos setores da sociedade. Esse debate, traz com ele uma mudança de comportamento que influencia o consumidor na direção da adoção de práticas sustentáveis. Os investidores e empresários também já perceberam que investir em projetos sustentáveis ajuda, não somente o meio ambiente, como também os negócios. No Brasil, o mercado imobiliário está começando a acompanhar essa tendência e investindo em projetos focados na sustentabilidade.
Além dos benefícios ambientais, os empreendimentos autossustentáveis também impactam positivamente, por exemplo, na diminuição de gastos com energia elétrica, água e descarte de lixo. Isso sem falar na melhoria na qualidade de vida tanto dos moradores do empreendimento, quanto da comunidade no seu entorno.
Energia solar
Com o custo da energia elétrica cada vez mais alto, sistemas de energia solar estão cada vez mais presentes nos condomínios com redução notável nos gastos com energia. Além disso, casas e/ou empreendimentos que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar sua própria energia e diminuir a dependência das geradoras e distribuidoras do País que podem, em algum momento, deixar de suprir toda a demanda do mercado.
Outras maneiras de diminuir o consumo de energia e os impactos ambientais dos empreendimentos vêm de uma arquitetura que favoreça a luz e a ventilação natural, economizando a energia consumida por lâmpadas e sistemas de ar-condicionado.
Captação de água
O alto consumo, o desperdício e a poluição da água somados à baixa disponibilidade do recurso nos reservatórios acabam gerando crises hídricas. Por esse motivo, o reaproveitamento de água tem sido bastante procurado para o desenvolvimento de novos empreendimentos.
A implementação de um sistema de captação e reuso da água, além de ser uma forma inteligente de lidar com uma possível escassez, contribui financeiramente para o empreendimento, uma vez que também gera economia pela redução no consumo.
Horta urbana
Um ótimo exemplo de auto sustentabilidade e diminuição dos impactos ambientais está no Shopping Eldorado que investe, desde 2012, no projeto de compostagem chamado Telhado Verde*. A medida transforma as sobras de alimentos em adubo e dá destino ecologicamente correto a mais de uma tonelada de lixo orgânico gerado pelas praças de alimentação. Todo esse adubo é utilizado na horta urbana, que já ocupa 5 mil m², no teto do empreendimento. Todos os alimentos – legumes, ervas, hortaliças – produzidos no Telhado Verde são destinados aos próprios colaboradores do Eldorado.
Outro resultado importante da implantação da horta urbana é a redução da temperatura interna do shopping, que reduziu o consumo de energia além de evitar o desperdício da água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.
Urban Systems
Todos os empreendimentos analisados e desenvolvidos pela Urban Systems seguem a auto sustentabilidade. O conceito está associado a todas as fases do empreendimento, desde a concepção até a viabilização.
Com a Urban Systems, o proprietário terá os instrumentos necessários para desenvolver um empreendimento autossustentável considerando a qualidade de vida dos moradores e da comunidade do entorno e soluções para todas as fases do projeto.
Quer investir em um empreendimento autossustentável? Fale com a Urban Systems.
João Bosco Alves Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems
*Fonte: https://bit.ly/2lUpd3o
Marcelo Ferrari
Joao Bosco
Materia boa ,resumida com informações claras e específicas.
Stefany
É realmente admirável ver as grandes empresas focando em energia sustentável, saber que o mundo está cada vez mais tomado pelas grandes tecnologias em grandes metrópoles cheias de poluição ainda vemos esperança de um futuro ecologicamente saudável. Muito importante ver que no Brasil, o mercado imobiliário está começando a acompanhar essa tendência e investindo em projetos focados na sustentabilidade. Parabéns pela iniciativa e investimento no bem estar do nosso planeta.
Pedro Eliseu Filho
Olá, João Bosco. Adorei a matéria, parabéns.
Pingback: Pandemia evidencia tendências de desenvolvimento e novos usos ao patrimônio imobiliário - Urban Systems - Blog