Estudo da Urban Systems para o Condomínio Viverde São Pedro da Aldeia
O Condomínio Viverde São Pedro da Aldeia, localizado às margens da Lagoa de Araruama e a um minuto da Rodovia RJ104, que liga São Pedro da Aldeia a Cabo Frio, no Rio de Janeiro, lançou a segunda fase de vendas no dia 15 maio de 2021 e deve entregar a primeira fase, com toda a infraestrutura pronta para mais de 400 famílias, no mês de junho. O empreendimento é um condomínio fechado com total infraestrutura urbana, de lazer e natureza desenvolvido pela Viverde Urbanismo, com Masterplan elaborado pela DEF Projetos e estudos de mercado desenvolvido pela Urban Systems.
Um dos grandes diferenciais do condomínio é, além da localização extremamente privilegiada, a Lagoa de Araruama que permitiu o desenvolvimento de vários equipamentos de esporte e lazer. O espaço contará com uma nova praia de lagoa, clube interno completo (praiano), além de apoio para esportes náuticos com guarderias para velejadores, remadores, entre outros.
“Todo o projeto foi desenvolvido pensando na interação que as pessoas têm com a lagoa. Existia uma área de aproximadamente 2 km de pasto, na divisa da lagoa, onde pudemos implantar diversos produtos com o objetivo de revitalizar o local criando uma orla de praia, com a possibilidade de prática de esportes como vôlei de praia, beach tênis, além dos esportes náuticos. Também estamos implantando um clube dentro da área do condomínio com acesso direto a lagoa. O terreno tem uma topografia que favorece a vista da orla, então têm uma série de lotes com uma ótima vista da lagoa”, explicou Osaná Almeida, diretor da Viverde Urbanismo.
As áreas de lazer foram estrategicamente distribuídas por todo o condomínio e atendem a todas as faixas etárias: fitness externo, parques infantis, quadra de futebol, quadra de tênis, mirante, academia, espaço gourmet/salão de festas, piscina adulto e infantil. A segurança também é um item que se destaca no residencial: controle de acesso, CFTV e fechamento perimetral.
O Viverde São Pedro da Aldeia também conta com a preservação de uma área de mais de 60.000 m² que, além de formar um cinturão verde, proporcionará proteção natural e qualidade térmica. A área será enriquecida e transformada em uma RPPN (Reserva Privada do Patrimônio Natural).
“Os diferenciais de lazer e natureza que o projeto apresenta foram determinantes na leitura das demandas do mercado para identificação de um GAP na oferta local, que configurou a grande oportunidade do projeto atrair uma demanda reprimida e latente e ser o sucesso de vendas que é”, destaca Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems e responsável pelos estudos realizados.
Empreendimento em fases
Segundo Osaná Almeida, a primeira fase do projeto foi lançada em novembro de 2019, com 487 lotes. “Na ocasião, vendemos 60% (sessenta) no lançamento, e o restante nos 9 meses seguintes. Esses lotes serão entregues em junho deste ano. Já a segunda fase, lançada no dia 15 de maio com 448 lotes, nos surpreendeu, vendemos todos os lotes em duas horas”, comentou. Almeida explicou que a estratégia desse lançamento, em função da pandemia, foi diferenciada. “Tivemos 11 pontos de venda em imobiliárias, e mais um 12º da Viverde, além da plataforma virtual para compra online, que concentrou um terço das vendas”.
A pandemia provocou diversas mudanças comportamentais e de consumo na população, o que também pode ser considerado fator relevante nas vendas da segunda fase. Osaná explicou que, em relação à primeira fase, houve uma valorização de 30 a 40% no produto.
Estudo de mercado
A Urban Systems participou do desenvolvimento do projeto desde elaboração do Estudo de Potencial de Mercado e dimensionamento de demanda em 2014. Após um período de crise política e econômica, além do desenvolvimento do Masterplan, foi necessária a atualização desse estudo.
“A importância do estudo para a Viverde foi, principalmente, em relação a minimizar os riscos, dimensionando a demanda a um preço que tornasse o empreendimento viável. Iniciamos os estudos com a Urban Systems em 2014 e diante de diversas crises, em 2016, resolvemos paralisar e reestudar o projeto. Definimos novo tamanho para o lote por uma questão de que havia uma demanda reprimida para isso, e, novamente a Urban Systems nos auxiliou no direcionamento e desenvolvimento do projeto, junto à demanda”, finalizou Almeida.
Está pensando em planejar um novo empreendimento? Conte com a Urban Systems para os estudos de inteligência de mercado, para entendimento de produtos, faseamento e valor do projeto.
Clique aqui e conheça mais detalhes sobre o Viverde São Pedro da Aldeia.
Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.