Estudos exclusivos da Urban Systems identificam novas vocações imobiliárias para os aeroportos de Campo de Marte (SP) e de Jacarepaguá (RJ)
Trabalho foi realizado para a PAX Aeroportos, responsável pela operação dos aeroportos concedidos
As concessões, parcerias públicas privadas (PPPs) e privatizações, tornam o setor privado grande aliado do poder público na viabilização de investimentos e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
É muito importante que a empresa vencedora da concessão desenvolva uma proximidade com as prefeituras das cidades-sede dos aeroportos, bem como das regiões onde ela irá atuar.
Já abordamos aqui no blog a importância de um bom plano de desenvolvimento dos aeroportos e o seu entorno, como ressalta André Cruz, diretor de planejamento Urbano na Urban Systems “a integração urbana é primordial para isso, pois ela pode disponibilizar enormes benefícios, como o comércio dentro e próximo dos aeroportos, a criação de estacionamentos e, consequentemente, maior número de empregos”.
O diretor também cita a importância da preocupação com a cidade ao redor do aeroporto, ressaltando a relevância do Plano Diretor e do DOT (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte), que é um mecanismo que visa tornar possível o desenvolvimento de uma nova centralidade urbana, com base nos investimentos em transportes de forma sustentável.
PAX Aeroportos
A 7ª rodada de concessões de aeroportos aconteceu no dia 22 de julho de 2022 e ofertou à iniciativa privada, por meio de licitação, 15 aeroportos agrupados em 3 blocos regionais, sendo um deles formado exclusivamente por aeroportos dedicados à aviação executiva: Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ).
A XP Asset Management arrematou o bloco da aviação geral em leilão realizado em agosto do mesmo ano na B3, em São Paulo, por meio de um fundo de investimento em infraestrutura (XP Infra IV). A XP criou a subsidiária PAX Aeroportos que opera os aeroportos e administra o contrato de concessão.
A PAX Aeroportos, portanto, é a concessionária responsável, desde 2023, pela operação e infraestrutura dos aeroportos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e Campo de Marte, na capital paulista.
A empresa foi criada para fazer a gestão desses aeroportos e modernizar a infraestrutura, transformando-os em referência para a aviação de negócios e offshore do Brasil, com foco na segurança, excelência, inovação e gerando valor para o acionista. Para isto, foi montado um time de profissionais com ampla experiência em operação aeroportuária, liderado pelo CEO Rogério Prado, com mais de 25 anos de experiência em aeroportos.
Estudos de Real Estate para Aeroportos
Os aeroportos de Campo de Marte (SP) e de Jacarepaguá (RJ) receberam estudos exclusivos da Urban Systems que identificam as possibilidades de desenvolvimento de novos projetos imobiliários para cada um deles.
“Temos atuado em diferentes etapas, tanto antes da concessão, nos estudos de oportunidade junto a investidores e empresas interessadas, quanto após a concessão, para os operadores dos aeroportos brasileiros”, afirma André Cruz, diretor de Planejamento Urbano na Urban Systems.
Com relação aos estudos específicos dos aeroportos de Campo de Marte (SP) e de Jacarepaguá (RJ), Cruz explica que na primeira etapa foram realizados mapeamentos de mercado para a estruturação e o dimensionamento de demanda de produtos imobiliários. “Na etapa seguinte elaboramos uma estratégia preliminar de distribuição dos produtos imobiliários no tempo da concessão, respeitando os cenários de oportunidade de negócios. E, por último, fizemos a estruturação de um plano de atuação e a modelagem do negócio dos produtos imobiliários”, diz o diretor da Urban Systems.
De acordo com Rogério Prado, CEO da PAX Aeroportos, o que motivou a contratação dos estudos foi primeiramente, o grande potencial de desenvolvimento destes ativos e por serem dois terminais que estão localizados em áreas centrais das duas principais capitais do país, usados principalmente para voos executivos. O CEO considera que realizar um estudo deste porte era imprescindível: “Jacarepaguá também concentra um volume expressivo de voos de helicópteros para plataformas de petróleo localizadas na Bacia de Santos. Por isso, foi importante contarmos com uma consultoria especializada como a Urban Systems para avaliarmos as possibilidades de desenvolvimento comercial para nortear um futuro de crescimento sustentável, com orientação e análises de riscos e oportunidades precisas com indicadores assertivos”, observa Prado.
Ele destaca ainda que a escolha da Urban Systems levou em consideração a expertise e a ampla atuação da empresa no cenário de concessões aeroportuárias do Brasil. “Nossa estrutura aeroportuária possui diferentes oportunidades comerciais e contar com o estudo da Urban Systems foi fundamental para entender o potencial dos ativos e alavancar o desenvolvimento das áreas atuais e futuras de maneira ordenada e sinérgica com as atividades aeroportuárias. Além disso, com esse estudo poderemos agregar ainda mais valor aos nossos ativos, buscando rentabilidade com base em dados e análises de inteligência de mercado”, completa Prado.
A metodologia empregada pela Urban Systems auxilia no entendimento de oportunidades de geração de receitas acessórias às aeroviárias, permitindo identificar novas possibilidades de retorno e maior variedade de ganhos a curto, médio e longo prazo para os operadores dos aeroportos.
O modelo também pode ser empregado em outros modais de transporte como ferrovias, rodovias, terminais urbanos, metrôs e muitos mais. Conte com a Urban Systems para identificação e mensuração de oportunidades de geração de receitas acessórias!
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Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.