Jacarepaguá terá empreendimento com 1.500 unidades pelo programa Minha Casa, Minha Vida

Área de 75 mil metros quadrados recebeu estudos da Urban Systems

Inicialmente, o objetivo da família Arias era construir em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a sua Indústria Brasileira de Filmes (IBF), especializada em chapas de Raio X e fotolitos para agência de propaganda, entre outros produtos. No entanto, por um problema de limitação da legislação, o terreno de 75 mil metros quadrados (m²) adquirido por Sabino Arias há 50 anos teve um novo destino: vai abrigar as primeiras 500 unidades do Soul Taquá, um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) pelas mãos da construtora Tenda. Mas, até chegar a este final feliz, muita coisa aconteceu. E quem sabe contar essa história melhor do que ninguém é Iwan Figueiredo, proprietário da IWF Consultoria de Imóveis, empresa que contratou a Urban Systems em 2018 para fazer um estudo de viabilidade do terreno. Segundo ele, até a aquisição pela Tenda, vários percalços foram superados.

“Por questões de zoneamento, não foi permitido que a família Arias construísse a sua indústria no local e a mesma se estabeleceu em Petrópolis. Em 2010, após muitos anos trabalhando em empresas do mercado imobiliário, abri a IWF e comecei a prestar consultoria ao Mercado Imobiliário em geral, inclusive para a família. Então, veio o primeiro desafio: o terreno era atingido por duas legislações e, por isso, houve uma dificuldade de venda. Os incorporadores queriam construir seis prédios de oito andares, na parte do terreno frente para Estrada do Outeiro Santo em que a Legislação permitia edificar, mas não queriam ficar com o remanescente do terreno em seu interior e fundos onde a Legislação so permitia execução de lotes unifamiliares com 600m², cada qual. E a família queria vender o todo”, explica Figueiredo.

Incansável, o executivo continuou apresentando a área para o mercado imobiliário carioca e, por sido integrante da diretoria da Ademi-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) durante dez anos quando teve a oportunidade de estar a frente com os principais nomes do setor. “Trabalhei durante 19 anos na João Fortes Engenharia e outros 8 anos no Grupo MULTIPLAN, levei o terreno a diversos incorporadores, mas todos chegavam à conclusão de que era inviável desenvolver um projeto para o local”, recorda Figueiredo.

Projeto para shopping center

Após as negativas, veio a segunda chance de concretizar a venda, desta vez para uma empresa desenvolvedora de shoppings. “O dono da companhia se interessou, a família gostou da proposta e fomos em frente com a negociação. Foi neste momento que chamei o Thomaz Assumpção e a sua equipe para fazer um estudo de viabilidade. A Urban Systems não só estudou o mix como projetou receitas e custos e foi de grande valia para fechar o negócio. Mas veio a crise econômica e a empresa desistiu da compra. Foram praticamente quatro anos de trabalho desperdiçados”, conta Figueiredo.

O proprietário da IWF Consultoria de Imóveis ofereceu novamente o terreno da família Arias ao mercado imobiliário e duas incorporadoras ficaram interessadas em lançar um residencial por meio de parceria. Mais uma vez, Figueiredo solicitou um estudo de viabilidade à Urban Systems. “Em julho de 2019, assinamos uma promessa de compra e venda, mas, logo em seguida, veio a pandemia e o negócio não se concretizou”, lembra o executivo.

Mesmo com todos estes obstáculos, o empresário não desistiu. Tanto é que, no final de 2021, a família Arias finalmente assinou a promessa de compra e venda com a Tenda. “A construtora conseguiu aprovar o projeto e nós conseguimos efetivar a negociação. Foram vários desafios ao longo dos anos e, em muitas ocasiões, tivemos a ajuda valiosa da Urban Systems”, destaca Figueiredo.

Segundo ele, o terreno tem potencial para lançar 1.500 unidades pelo Minha Casa, Minha Vida. “O lançamento da primeira fase está prestes a acontecer e, dependendo do resultado de vendas, talvez a Tenda antecipe a segunda. Sabemos que o nosso déficit habitacional é grande. Portanto, várias famílias do segmento econômico terão a oportunidade de trocar o aluguel pela casa própria com os benefícios que o programa oferece”, observa Figueiredo.

A Urban Systems conta com vasta experiência ao longo de mais de 23 anos projetando demandas imobiliárias para mais de 1.000 projetos em 900 cidades brasileiras, e está sempre atenta e atualizada para oferecer aos seus clientes informações e análises precisas e confiáveis. Conte conosco para o desenvolvimento de projetos de base imobiliária de sucesso.

Seu projeto tem potencial para Minha Casa Minha Vida? A Urban Systems pode responder!

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment