O mercado em ascensão do short stay: potencial, conveniência e os desafios do setor de hospedagem temporária

O mercado de short stay, ou, ainda, aluguéis de temporada, tem ganhado bastante destaque na grande mídia recentemente em função do seu crescimento. O modelo de negócio, que consiste em um formato de locação para períodos curtos de até 90 dias, tem crescido significativamente conforme sinaliza o Índice de Aluguel QuintoAndar ImovelWeb de março de 2024, discutido na publicação do Squad Realty. No material em questão, conclui-se que o metro quadrado de imóveis voltados para short stay tem valorização média de 20% superior a de imóveis para locação tradicional. Em capitais como São Paulo, o quarto para aluguel de temporada tem preço médio de R$ 66,04, em contraposição aos R$ 51,09 dos imóveis tradicionais com dois dormitórios. A matéria do caderno Imóveis de Valor (Jornal Valor Econômico) confirma esta tendência em São Paulo, especialmente em bairros da Zona Oeste que vêm recebendo ofertas de produtos para locação de temporada, o que tem atraído a atenção dos investidores.

No Rio de Janeiro o segmento também está em alta. Em 2023, com os eventos realizados na cidade associados ao apelo turístico, a modalidade alcançou a marca de 70% de ocupação em outubro, conforme reportagem do Portal Diário do Rio. E, mais recentemente, com o show da Madonna realizado no dia 4 de maio, o caderno Estadão Imóveis destacou os seguintes dados do AirbnB: houve um aumento de mais de 1.000% nas buscas feitas entre 25 (quando o show foi confirmado) e 27 de março de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023, para o fim de semana da apresentação no Rio. Em sinergia com este cenário, tem-se observado no mercado imobiliário carioca vários projetos com este perfil, seja como retrofit de hotéis que passaram a ser residenciais, até empreendimentos que serão construídos do zero, principalmente na Zona Sul.

Vantagens e desvantagens

Conforme pontua o Quinto Andar, plataforma digital para aluguel e venda de imóveis, como qualquer outro formato de investimento, o short stay possui vantagens e desvantagens. Se por um lado é um formato de locação que permite alcançar um faturamento bruto mais elevado se não houver longos períodos de vacância, por outro lado trata-se de um modelo de negócio que demanda atenção constante do “anfitrião” em benfeitorias e manutenção.

Cabe destacar que não se trata de um modelo universal. É um formato que demanda uma localização privilegiada com boa cobertura de comércio e serviços na região para atender ao público que busca comodidade ao realizar viagens de negócio ou turismo, permitindo que os hóspedes estejam próximos de seus locais de trabalho temporários ou das atrações turísticas e pontos de interesse.

Por ser um modelo versátil em que o hóspede paga um valor diário pelo uso do imóvel, o proprietário fica responsável por todos os encargos fixos. Assim sendo, o aluguel de temporada proporciona ao locatário uma flexibilidade na duração da estadia optando por um período que melhor se adapte as suas necessidades, além de ser uma alternativa mais econômica do que reservar uma estadia mais longa em hotéis tradicionais. Comumente equipada com comodidades semelhantes à de uma casa convencional, esta opção de hospedagem propicia maior conveniência e privacidade, imprimindo ao hóspede a experiência de estar em casa onde quer que ele esteja.

Como abordamos anteriormente no blog, o desenvolvimento turístico e de serviços na cidade decorrente do aumento do trabalho remoto e a mudança no perfil de consumo têm impactado significativamente o setor, mas, de modo complementar, podemos levantar a hipótese de que a difusão do modelo de negócio do short stay tende a ser igualmente impactada por este desenvolvimento.

A Urban Systems conta com vasta experiência ao longo de mais de 24 anos projetando demandas imobiliárias para mais de 1.000 projetos em 900 cidades brasileiras, e está sempre atenta e atualizada para oferecer aos seus clientes informações e análises precisas e confiáveis. Conte conosco para o desenvolvimento de projetos de base imobiliária de sucesso.

Para não perder nenhum conteúdo da Urban Systems, cadastre-se aqui em nossa Newsletter.

Conteúdo elaborado por Maria Carolinie Cada Cardoso, analista em Inteligência de Mercado e Planejamento Urbano da Urban Systems.

Fontes: Quinto Andar, Squad Realty, Valor Econômico, Diário do RioEstadão Imóveis

Compartilhe

Post a Comment