Urban Systems participa do Evento da Casa Melhoramentos
Em comemoração aos seus 130 anos a empresa Melhoramentos organizou o evento “Melhora Mentes” com idealizadores de projetos e melhorias urbanísticas, seja no passado, no presente ou até mesmo para o futuro, visando a melhoria de um bairro planejado, ou uma cidade, e trazendo as melhores soluções para prefeituras e os seus habitantes.
No segundo dia de evento, com foco no presente, o Thomaz Assumpção, Presidente da Urban Systems, ministrou uma palestra sobre como a Urban Systems pode ajudar no desenvolvimento de uma cidade, onde o fator principal é mantê-la sustentável, em seu tripé: econômico, social e ambiental. Durante a apresentação Thomaz mostrou os 11 eixos dos 70 indicadores que são utilizados para realizar o Ranking Connected Smart Cities.
Como exemplo de melhorias tecnológicas, foi apresentado aplicativos de Prefeituras que disponibilizam solicitações de serviços online para seus moradores, tornando assim uma cidade mais conectada. Outro exemplo citado foram os aplicativos de transporte e mobilidade, de entrega e alimentação que facilitam e influenciam na rotina do dia-dia das pessoas na cidade.
Ministrando o Painel sobre “A Circunstância no momento do planejamento Urbano” juntamente com Ivo Szterling, fundador da Ambiência Urbana, Ricardo Anversa, Sócio Fundador da Swiss Park e Wilson Levy, Professor de Arquitetura e Urbanismo, com foco principal do debate em desenvolvimento urbano, o Ricardo citou a importância de pensar na questão ambiental, seguido pela área social e por último na área comercial. Durante o bate-papo foram abordados assuntos como qualidade de vida, gestão urbana, mobilidade, conservação das áreas verdes e melhorias na cidade para atender uma nova demanda da terceira idade que veem aumentando a cada ano, com o potencial do Brasil se tornar um dos países com mais idosos até o ano de 2045.
Como citação final o Professor Wilson Levy encerrou o painel com a seguinte mensagem: “Só há futuro se houver um diálogo franco entre Estado, setor produtivo e sociedade civil, como ponto de partida, sendo um pressuposto claro que só haverá futuro de qualidade para nossas cidades se houver uma disposição mutua de se pensar em alternativas, soluções e trabalhar efetivamente para que projetos saiam do papel e tragam resultados”.
Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.