BID e MDR iniciam projeto de melhoria da mobilidade urbana em Teresina (PI)

A Urban Systems e Mcrit são responsáveis pelo estudo que determinou as cidades piloto da iniciativa voltada ao Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram, no dia 26 de outubro, uma iniciativa conjunta para melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras. O projeto será implantado primeiro em Teresina (PI), com base em estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), em três regiões da capital piauiense, selecionadas pela conexão com corredores de transporte público. Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) serão as próximas cidades a integrarem a iniciativa.

A Urban Systems e a Mcrit – empresa especializada em projetos de mobilidade sediada em Barcelona, na Espanha, foram contratadas pelo BID para a realização do estudo que selecionou as áreas que integrarão o projeto-piloto (Zonas Norte, Leste e Sul). A Prefeitura de Teresina e o Governo do Piauí também colaboraram com o estudo. O diagnóstico levou em conta temas como legislação urbana incidente, possibilidades de financiamento dos sistemas de mobilidade urbana, uso de instrumentos de captura da valorização imobiliária, condições do mercado de terras, terrenos disponíveis, espaços públicos e atores envolvidos com o desenvolvimento da área.

“O que foi proposto pela consultoria é a realização de um investimento público para tornar estas áreas mais interessantes, e assim posteriormente o investimento privado e desenvolver estas regiões economicamente, além de promover bairros com maior circulação de pessoas, mais segurança e assim mais qualidade de vida”, afirma a secretária executiva de planejamento urbano da SEMPLAN, Jhamille Almeida.

O estudo

“Quando o BID nos contratou, o objetivo era fazer uma análise de posicionamento dos instrumentos de política urbana para incentivar o adensamento construtivo próximo aos corredores de transporte público, ou seja, Desenvolvimento Orientado pelo Transporte. O estudo foi elaborado para MDR e Prefeitura de Teresina, para que se fosse possível compreender de maneira qualitativa e quantitativa as oportunidades de captação de recursos financeiros para melhoria da qualidade de vida da população local”, explicou André Cruz, sócio e diretor de planejamento urbano da Urban Systems.

A cidade de Teresina aprovou, em 2019, um novo Plano Diretor com foco no transporte público, a partir disso, o BID contou com a Urban Systems e Mcrit para o desenvolvimento do estudo com um diagnóstico de desenvolvimento urbano avaliando as oportunidades de DOT, proposições de intervenções em três áreas piloto. “Considerando essas intervenções e o desenvolvimento dessas áreas, que tiveram como inspiração a experiência da Mcrit em Barcelona, na Espanha, fizemos uma análise do quanto esse desenvolvimento gerará de receita para viabilizar o investimento. A conclusão é de que, além das políticas urbanas, a cidade de Teresina precisa de um investimento público para tornar essas áreas mais interessantes e, posteriormente, atrair o recurso privado, promovendo o desenvolvimento econômico dessas áreas”, completa André.

Segundo Cruz, as estratégias de intervenção sugeridas à Prefeitura de Teresina são focadas, principalmente, na integração entre os modais de transporte e na sustentabilidade. “O estudo é bastante completo e considera múltiplas variáveis e particularidades regionais”, Finaliza.

 DOT

O Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), também chamado de TOD (Transit Oriented Development), já foi abordado aqui no blog. (Clique aqui). As estratégias de DOT têm como objetivo de cidades compactas, conectadas e coordenadas, de modo que o planejamento da cidade e o desenvolvimento do sistema de transporte andem juntos.

Outra característica dos projetos focados no DOT é reverter os prejuízos da ocupação desordenada das cidades que causa um déficit em infraestrutura. A estratégia é fundamentada em projetos urbanísticos que visam articular componentes urbanos com os sistemas de mobilidade, estimulando a concentração de moradias, comércio e serviços próximos a corredores e estações de transporte público de massa.

A atração de moradores e atividades se dá principalmente pela diversificação dos usos nas próprias estações de transporte coletivo, pela promoção da integração do transporte coletivo a outros modos de deslocamento, pela melhoria da urbanização no entorno das estações e pela ampliação dos espaços públicos.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

2 Comments

Post a Comment