Novas Formas de Pensar a Cidade: Crescimento Urbano e Mobilidade

O crescimento das cidades e o aumento da população urbana, que acontecem em um ritmo bem maior do que os investimentos em infraestrutura, resultam em um cenário de grandes desafios para a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas. Uma das principais consequências da falta de planejamento relacionado ao crescimento urbano é a concentração dos deslocamentos diários da população – principalmente para o trabalho e serviços – em direção às áreas centrais, distantes das moradias.

 

Esses grandes deslocamentos diários tendem a gerar congestionamentos, horas perdidas no trânsito, estresse e queda na qualidade de vida da população. Além disso, em sua maioria, os sistemas de transporte público são deficitários e contribuem ainda mais para o aumento de veículos nas ruas das médias e grandes cidades brasileiras.

Desenvolvimento Orientado pelo Transporte

Um dos movimentos de planejamento urbano bastante citado nos últimos anos defende o chamado “Desenvolvimento Orientado ao Transporte”. O termo é uma tradução do inglês Transit Oriented Development, ou “TOD”, que é uma estratégia que integra o planejamento do uso do solo à mobilidade urbana com o objetivo de promover cidades compactas, conectadas e coordenadas.

A ideia é que o planejamento da cidade e o desenvolvimento do sistema de transporte andem juntos. Embora o termo tenha se popularizado atualmente, o conceito de desenvolvimento orientado pelo transporte já pode ser observado há muito tempo. As ferrovias são um ótimo exemplo desse modelo, já que mudavam as cidades por onde passavam levando progresso e desenvolvimento.

A infraestrutura disponível nos modais de transporte atuais não atende às mudanças constantes tecnológicas e às novas necessidades da população. O novo olhar sobre o desenvolvimento urbano, inclui um modelo de planejamento fundamentado na conexão, com bairros e cidades mais compactos e conectados, contemplando uma rede de transporte sustentável que permita às pessoas irem ao trabalho e serviços com mais facilidade e, consequentemente tenham maior qualidade de vida.

Mecanismos para o desenvolvimento urbano

Para que seja possível aplicar esse e outros modelos de desenvolvimento urbano sustentável, essa nova forma de viver nas cidades, é preciso dispor de mecanismos legais mais ágeis e eficazes que permitam essas intervenções. A estrutura jurídica das cidades precisa estar alinhada com necessidades e todas as novas demandas que irão surgir e fazer parte da vida da população.

Essa nova forma de pensar o desenvolvimento urbano sustentável é sistêmica e começa pela gestão municipal. Todas as secretarias de um município devem estar alinhadas e convergir para atender conjuntamente as necessidades da cidade, evitando gastos desnecessários apenas por falta de planejamento e integração entre os setores.

A implementação dos Planos Diretores Municipais e instrumentos do Estatuto da Cidade são ferramentas importantes para mudar a realidade das cidades, além da aplicação de PPPs (Parcerias Público Privadas), isso sem falar da revisão do Pacto Federativo, o que permitiria um novo modelo de repasse com  um mínimo de flexibilidade para que as cidades tenham autonomia para administrar os recursos, que já são escassos, de acordo com as suas necessidades prioritárias.

Thomaz Assumpção é fundador e CEO da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado e soluções estratégicas

Compartilhe

Post a Comment