Parque Tecnológico de Uberaba deve ganhar Unidade Mista de Inovação, Pesquisa e Tecnologia da Embrapa

O presidente da Embrapa e o secretário executivo do Mapa visitaram as instalações do Parque Tecnológico e participaram de encontro com empresários, entidades e instituições ligadas ao agronegócio, tecnologia e inovação

A cidade de Uberaba-MG deu um importante passo para seu desenvolvimento e incentivo à inovação no último dia 21 de agosto. O Parque Tecnológico da cidade foi sede de uma reunião em que o prefeito Paulo Piau entregou a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), documento requerendo a implantação de Unidade Mista de Inovação, Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa no Município.

O encontro contou com a presença do presidente da Embrapa, Celso Moretti, do secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, além de lideranças e entidades ligadas ao agronegócio, academia, empresas de tecnologia e inovação. André Cruz, sócio e diretor de planejamento urbano da Urban Systems, também participou do evento. “Fiquei impressionado com a mobilização realizada pela Prefeitura e os avanços para o desenvolvimento do Parque Tecnológico, que está balizado com os conceitos mais contemporâneos para atração de investimentos e de apoio ao crescimento da economia dos mais diversos ramos” comentou.

Foto de Marco Aurélio – PMU

Durante o evento também foi proposta a criação do Bairro Inteligente que prevê a construção de um bairro na área do entorno do núcleo central do Parque Tecnológico e a implantação do GIS Agro (Grupo de Inteligência Setorial para o Agro) focado no compartilhamento de informações técnicas e científicas, além de políticas públicas para o agronegócio.

Marcos Montes do Mapa, se comprometeu em buscar a viabilidade dos projetos junto ao Mapa. “Nós estamos vivendo numa realidade diferente, num mundo de inovação em busca da sustentabilidade. É inegável a capacidade do Brasil de produção de tecnologias, de avanços, de conquistas, mas precisamos abrir as portas nessa questão da sustentabilidade e se nós juntarmos a academia e o serviço público, seremos vitoriosos. Eu firmo aqui o compromisso de dar mais esse presente para Uberaba”, ressaltou Montes.

O presidente da Embrapa também reconheceu a importância de Uberaba para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Uberaba com certeza, como capital do agronegócio pode fazer muito pelo país e quanto a Unidade Mista, é uma coisa natural de acontecer, pois, já temos seis colegas aqui, então, é só ajustar esse processo contando com o apoio do Ministério. Também em relação a cidade inteligente é um projeto que nós vimos com muito interesse. A Embrapa tem uma quantidade enorme de terras no Brasil que nós queremos rentabilizar, nós queremos transformar esse ativo imobiliário em recurso para pesquisa”, concluiu Moretti.

Investimento certeiro

Investir em polos de inovação é importantíssimo para o desenvolvimento de uma cidade, sendo responsável pela atração de empresas, instituições de ensino e, consequentemente, mão-de-obra qualificada. No entanto, para o desenvolvimento de um polo tecnológico, é preciso muito mais do que somente investimento. Um ambiente de inovação e empreendedorismo também depende de um conjunto de elementos que englobam uma interação entre universidades, investidores e toda a malha urbana.

Para André Cruz, o Parque Tecnológico está dentro de um conceito claro que o transforma em alicerce na atração de instituições e estabelecimento de regras, práticas e normas que permitam investimentos em uma ampla variedade de capacidades e ativos. “Dessa forma os investimentos podem ser efetivamente protegidos e alavancados em benefício da economia. Para isso, incluem-se leis, mecanismos para proteção dos direitos de propriedade, instituições financeiras, abertura para novas ideias e facilidade para fazer negócios, ou seja, está alinhado com o conceito de Ecossistemas de Inovação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, Estados Unidos – um dos mais importantes polos tecnológicos do mundo”, disse.

Outra questão exemplar no caso de Uberaba, foi o fato do Parque Tecnológico trabalhar com o conceito de distrito de inovação “É importante que o Parque seja entendido como área geográfica dentro da cidade e integrado à área urbana, contendo instituições âncoras de vanguarda e clusters de empresas que conectam-se com startups, aceleradoras e incubadoras” explicou André.

Nesses espaços colaborativos, empreendedores podem ter acesso a vários recursos, desde assessoria jurídica até sofisticados equipamentos de laboratório. “Em resumo, trata-se de um ambiente fisicamente compacto, tecnologicamente conectado (technically-wired) e de fácil acessibilidade (walkable design e transit-accessible). A Urban systems acredita que esse é um modelo de vanguarda para atração de empresas e de dinamização econômica municipal”, completa.

Foto de Marco Aurélio – PMU

Sobre o Parque Tecnológico de Uberaba

O município de Uberaba (MG) é considerado um polo educacional, ofertando instituições universitárias públicas e particulares que incluem centros de pesquisas e extensão. Ainda na década de 1990 foi criado o Parque Tecnológico de Uberaba para viabilizar a pesquisa e o ensino técnico-profissionalizante, relacionados à ciência da informação e a agroindústria, notadamente para a genética vegetal e animal. “Uberaba é uma cidade inovadora desde o século passado com a instituição do Parque Tecnológico 30 anos atrás. É focada no agronegócio e desenvolve conhecimento para o progresso do Brasil e do mundo, portanto, nada mais justo que continuar investindo nessa área de inovação, modernização e tecnologia”, afirmou o prefeito Paulo Piau.

Construído em uma área superior a 15 milhões de m², o Parque Tecnológico faz parte do Programa Inova Uberaba, que visa transformar Uberaba em uma das principais cidades tecnológicas do País. Criado por lei municipal e apoiado por uma ampla rede de parceiros, seu objetivo é formar um ambiente de sinergia, dinâmico e inovador, que integre empresas, universidades, centros de pesquisa e governo. Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia e Agronegócio são as principais áreas de atuação.Abriga importantes Universidades e Centros de Pesquisas, está próximo a grandes empresas nos Distritos Industriais e possui entorno com 3 milhões de m² de áreas verdes preservadas.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Uberaba

Compartilhe

Post a Comment