Ceará abriga primeira Smart Chain City com polo multimodal da América Latina

O Polo Multimodal Pecém foi idealizado com base na sustentabilidade e governança, integrando a mais avançada tecnologia a áreas industriais, serviços e diferentes modais de transporte

O Polo Multimodal Pecém está estrategicamente localizado no corredor logístico da região do Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará e tem mais de 20 milhões de m² de área privada. Desde a sua concepção, o Polo atendeu aos mais modernos e rigorosos critérios de infraestrutura, tecnologia, sustentabilidade e governança, integrando áreas industriais, comércios, serviços, residências, acessos ferroviários e rodoviários, além da construção de estruturas como um Centro Tecnológico, um Valley para geração de energia renovável e um Aeroporto.

O projeto é 100% privado, com investimentos em torno de US$ 5,5 bilhões e um plano de negócios com horizonte de 32 anos. Por ser um projeto imobiliário de longo prazo e com vocação internacional, o Polo Multimodal escolheu o Security Token, tendência global em forte crescimento nos mercados financeiros. A Smart Chain City Polo Multimodal Pecém é a primeira cidade inteligente “movida” a blockchain e projetada para atender as necessidades do mundo corporativo.

A blockchain* (do inglês, cadeia de blocos) é uma espécie de livro de razão pública (ou livro contábil) que faz o registro de uma transação de moeda virtual (a mais popular delas é a Bitcoin), de forma que esse registro seja confiável e imutável. No mercado imobiliário, o uso dessa cadeia de dados ajuda a tornar todo o processo mais fácil, reduzindo a burocracia dos métodos e a ameaça de fraudes. Isso acontece porque, por meio da blockchain, informações legais, habitacionais e ligadas às propriedades são criptografadas e ficam públicas na internet.

Diagnóstico e projeção de mercado

Para o desenvolvimento e execução de serviços de excelência, a Smart Chain City Polo Multimodal Pecém contou com diversos parceiros com reconhecimento nacional e internacional. Em 2016, a Urban Systems realizou o diagnóstico estratégico para o Polo. O objetivo do diagnóstico era projetar o crescimento econômico, da demanda industrial e logística da região, o que proporcionaria segurança aos investidores para esse projeto inovador e de longo prazo.

“O principal desafio de projetos de longo prazo como o do Polo Multimodal do Pecém está em prever uma demanda que poderá existir daqui 20, 30 anos, porém com o cuidado de aparelhar o empreendedor das ferramentas necessárias para rever e readequar seu planejamento de acordo com as oscilações que naturalmente ocorrerão neste período, seus riscos diminuem.”, revela Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems, responsável pelo estudo realizado em 2016. Na região, o estado do Ceará se destaca pela proximidade dos mercados da América do Norte, Europa e Ásia em termos de tempo de navegação, política de atração de investimentos e incentivos fiscais, segurança jurídica, melhores índices de educação básica e superior, baixos custos de energia — com oferta de matriz limpa e renovável —, sendo um dos estados que mais investe em desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A expansão do Canal do Panamá, no ano 2016, dobrou a capacidade de transbordo dos grandes navios porta contêineres beneficiando diretamente o Porto do Pecém, que passou a figurar entre as novas rotas da logística global. Avaliando o potencial da região, o Porto de Rotterdam em outubro de 2018, investiu US$ 85 milhões no desenvolvimento do Porto do Pecém, por meio de uma participação de 30% no Complexo Industrial do Porto do Pecém, incluindo a recém ZPE (zona de processamento para as exportações), onde 27 empresas já operam com isenção de impostos e liberdade cambial.

“Esses diferenciais que a região do Pecém apresenta são fundamentais para entender o potencial do Polo Multimodal, e com isso a expectativa é que se torne um destino de desenvolvimento industrial e logístico, atraindo demanda que se alocaria por todo o Brasil”, completa Begara.

Soluções para empresas

A Smart Chain City Polo Multimodal Pecém pode abrigar diversos ativos imobiliários. O espaço oferece soluções customizadas para cinco possibilidades de instalação e futura expansão para o investidor ou empreendedor.

O primeiro é a locação de galpões logísticos modulares, com módulos a partir de 500 m² para instalações rápidas e eficientes na modalidade plug and play, atendendo a diferentes necessidades industriais, mesclando espaço para armazenagem e produção. Outra opção para os investidores é a construção de empreendimentos industriais sob medida na modalidade built to suit (termo utilizado pelo setor imobiliário para identificar contratos de locação a longo prazo no qual o imóvel é construído para atender os interesses do locatário já pré-determinados).

Também é possível alugar ou vender áreas urbanizadas para instalação de negócios (indústria, comércio e serviço) ou alugar áreas para armazenamento e estocagem de cargas e contêineres. Além disso, o local possui uma área planejada para a construção de 20.000 residências de diferentes padrões e tipologia para a venda e locação, visando atender, principalmente, à demanda por moradia das empresas instaladas no Polo Multimodal Pecém.

Soluções de longo prazo

Pensar e planejar o desenvolvimento de longo prazo, não é tarefa simples. O desenvolvimento de um bairro ou uma cidade, sejam eles inteligentes ou não, ancorados por empresas ou residências, necessita de estudo e análises de inteligência de mercado amplos e dinâmicos.

Um projeto como o de Pecém precisa avaliar cenários distintos, considerando as externalidades macroeconômicas, que estão além do controle do investidor ou acionista. Também é imprescindível avaliar uma ampla área de influência, considerando os impactos que um projeto concorrente pode ter, seja ele próximo ou distante, uma vez que economicamente, é possível que estes tenham que competir pela mesma demanda. Assim, os estudos de mercado devem contar com uma visão sistêmica, ampla e multidisciplinar, como a realizada pela Urban Systems, identificando e planejando o desenvolvimento dos diferentes produtos no curto, médio e longo prazo.

Possui um negócio ou ideia para desenvolvimento de longo prazo? Fale com a Urban Systems e conheça nossas soluções.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

*Fontes:

Blog Mercado Bitcoin

Polo Multimodal

Compartilhe

Post a Comment