CSM DX 2020 – Planejamento Urbano e Mobilidade
Spin off do Evento Connected Smart Cities, realizado há 6 anos pela Necta e Urban Systems, o Connected Smart Mobility entra na sua segunda edição, também este ano em formato DX (Digital Xperience) totalmente digital, seguindo na contramão dos cancelamentos e adiamentos de outros eventos devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Saiba mais das novidades da versão DX aqui.
A Mobilidade sendo concebida como um dos 11 eixos temáticos do Ranking Connected Smart Cities, primeiro estudo de cidades inteligentes do Brasil, realizado pela Urban Systems, ganhou espaço de evento em 2019 para poder abordar diferentes aspectos que a tornam fundamental para as cidades do futuro, desde o transporte de massa até a micro mobilidade, passando por questões de conectividade, mobilidade ativa, compartilhamento, tendências, integração e veículos elétricos.
Agenda Estratégica Urban Systems
Este ano, para inovar novamente, a Urban Systems traz para o Connected Smart Mobility discussões inéditas que integram a mobilidade e o planejamento urbano, com a realização de 2 painéis no segundo dia de discussões, e último do evento, a partir das 9 horas da manhã do dia 10 de setembro.
André Cruz, Sócio e diretor de Planejamento Urbano encabeça os dois painéis, trazendo especialistas, urbanistas, membros de entidades globais e acadêmicos para discussão de temas relevantes para o planejamento urbano, com enfoque nas cidades. O conteúdo é voltado para especialistas do setor, urbanistas, poder público municipal, pessoas envolvidas no planejamento do setor de transporte, operadores de transporte de massa, consultorias e investidores.
TOD – Transit Oriented Development
O primeiro painel da agenda estratégica de Planejamento Urbano e Mobilidade aborda o TOD, uma política pública que prioriza o transporte público em detrimento dos veículos individuais, e ainda prioriza o uso misto do solo, utilizando-se de rede de infraestrutura básica da cidade.
No painel serão abordados os desafios e as oportunidades para o TOD como agente financiador da infraestrutura de transportes nas cidades brasileiras; a relação do desenvolvimento do mercado imobiliário com o transporte público; os novos desafios para o transporte público e o adensamento das cidades e as questões a serem discutidas para um planejamento urbano como indutor e influenciador no adensamento urbano junto ao transporte.
Além da moderação de André Cruz, o painel contará com a participação do Oriol Biosca, Head of Strategic Planning da Mcrit; de Flávio Chevis, CEO da ADDAX; e de Peter Mirow, CEO e Diretor da DB International Brasil e DB Enginnering & Consulting GmbH do Brasil.
LVC – Land Value Capture
O segundo painel que compõe a agenda estratégica da Urban Systems sobre Planejamento Urbano e Mobilidade trata das políticas de Land Value Capture (captura do valor da terra) como ferramenta para distribuir a riqueza gerada por investimentos públicos.
No painel, André Cruz modera um time de especialistas, como a Taís Fonseca, Especialista em Transporte Urbano da World Bank; Camila Maleronka, Consultora Independente; Águeda Muniz, Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza da Prefeitura de Fortaleza e de Gustavo Partezani, Diretor de Desenvolvimento na SP Urbanismo.
discutirão sobre: as formas do poder público recuperar e reinvestir a valorização gerada pelos seus investimentos (públicos) em infraestrutura e transporte; a valorização gerada por investimento em transporte (estações, modernização e etc) e o mecanismos para distribuição da valorização incremental; formas de integrar os diferentes atores envolvidos no desenvolvimento da mobilidade e suas oportunidades de LVC (poder público, investidores, empresários, população residente e etc) e apresentarão alguns cases de LVC pelo mundo e no Brasil.
Quer saber mais sobre LVC? Acesse esse texto onde Cecília Pedace, integrante da equipe de planejamento urbano da Urban Systems, apresenta um pouco mais sobre esse assunto aqui.
Evento ativo
Os convites para os demais palestrantes estão sendo enviados, e logo mais você saberá quem irá participar desses painéis, pelas atualizações desse post e também na página da programação do CSCM DX aqui.
Apesar dos painéis acontecerem apenas em setembro, o Connected Smart Cities e Mobility DX contam com espaços de interação e discussões a partir de julho, disponível para expositores e inscritos no evento. Serão 9 fóruns de discussão com temáticas diversas, sendo Urbanismo Sustentável, Mobilidade e PPPs espaços com ampla participação da equipe de consultores da Urban Systems.
Não perca tempo, inscreva-se já e conte conosco para pensar a sua cidade de forma mais inteligente.
Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing na Urban Systems
Pingback: Connected Smart Cities e Mobility Digital Experience - Urban Systems - Blog
Pingback: Connected Smart Cities DX Maior e 100% digital - Urban Systems - Blog