De Cidade Pirelli a Brookfield Century Plaza

Atualmente o complexo desenvolvido pela Brookfield Incorporações na Vila Homero Thon, em Santo André (SP), conta com cinco torres residenciais, um prédio comercial, shopping e hotéis

O projeto original para o desenvolvimento de uma nova centralidade em uma área industrial da Pirelli em Santo André (SP) é de 1998, a partir de uma iniciativa da empresa juntamente com a Prefeitura da cidade. A área da Pirelli tinha 200 mil m² e a ideia era desenvolver esse espaço trazendo uma nova centralidade para aquele espaço que era essencialmente industrial e com ocupação horizontal.

As primeiras intervenções tiveram início em 1999, depois de concluídas as negociações com a prefeitura e a Câmara de Vereadores que resultaram em mudanças no zoneamento, permutas de áreas e desapropriações. Desde então, a região do ABC, na Grande São Paulo, vem perdendo sua condição de centro industrial para se tornar um polo de tecnologia e de serviços.

Estudo

A Urban Systems foi contratada pela Pirelli com o objetivo de identificar o melhor mix de produtos imobiliários para a sua área, a partir das alternativas viáveis apresentadas pelas empresas incorporadoras, para o desenvolvimento imobiliário, por meio da construção de um Complexo Imobiliário em Santo André (SP), que ficou conhecido como Cidade Pirelli.

Na época, o estudo identificou que a região do ABC estava crescendo, e fazia sentido criar uma centralidade, já que existia um ótimo potencial para a área disponível. A partir daí, a Urban Systems foi a responsável pelo dimensionamento de demanda e indicação de quais produtos seriam adequados para o desenvolvimento da área.

O projeto foi dividido em fases e os produtos indicados para o local foram: um centro empresarial; edifícios residenciais e um shopping center. O trabalho gerou uma setorização que pautou um master plan desenvolvido pelo arquiteto Edo Rocha.

Mudança de planos

A princípio, a Pirelli seria a desenvolvedora da área juntamente com incorporadores imobiliários. No entanto, em 2010, devido a mudanças ocorridas na direção da empresa, os executivos responsáveis decidiram por vender a área.

Em 2012, a Brookfield Incorporações, que adquiriu a área na Avenida Giovanni Battista Pirelli, lançou oficialmente o Brookfield Century Plaza, complexo com 46,7 mil m² que conta com o Atrium Shopping, torres residenciais, comerciais e hotéis, transformando aquele eixo que era horizontal e industrial.

É importante destacar que o estudo de dimensionamento de demanda e identificação dos melhores produtos imobiliários para a área foi norteador para o sucesso na venda da área, uma vez que serviu como base para o desenvolvimento do local. O valor obtido com a venda seria bem menor caso a Pirelli decidisse vender a área sem o master plan que contou com os produtos imobiliários dimensionados para o local.

A construção do Brookfield Century Plaza trouxe a nova centralidade pretendida e, por consequência, novos empreendimentos verticais surgiram na região. Esse desenvolvimento deve continuar acontecendo, uma vez que ainda existem áreas disponíveis em seu entorno.

Conteúdo elaborado por Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment