Fórum Exame apresenta dados, indicadores e Ranking das Melhores Cidades Para Negócios, edição 2022

O Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios é elaborado desde 2014 em edições anuais pela Urban Systems, e publicado com exclusividade pela Exame (revista e portal). Elaborado com o intuito de mapear cidades atrativas para negócios, desde então a publicação tem auxiliado investidores e empreendedores à direcionar investimentos e negócios, além de trazer ao setor público, principalmente o municipal, direcionamentos para questões que devem se atentar para auxiliar na atração de negócios.

Desde 2021 o estudo tem sido apresentado junto ao Fórum Infraestrutura Cidades e Investimento, uma realização da EXAME, que em 2022 teve edição presencial, direto do auditório da B3, onde por meio de vídeo, pudemos apresentar os primeiros colocados em cada um dos seis eixos temáticos.

Para compor o estudo, a Urban Systems levanta mais de 60 indicadores que são analisados e ponderados, trazendo dados que refletem a demanda para o segmento econômico, a oferta existente, a infraestrutura de apoio e outras condições que tornam cidades mais atrativas para o desenvolvimento de novos negócios.

Para saber mais, acesse a página exclusiva da Urban Systems, onde é possível baixar a edição 2022 do estudo das Melhores Cidades para Negócios, além de acessar as notícias e conteúdos gerados pela Exame nesta e nas edições anteriores, assim como encontrar os estudos dos anos anteriores.

Desde 2021 o estudo das Melhores Cidades para fazer Negócios conta com plataforma dinâmica de consulta de dados e posições. Confira aqui o PowerBi da edição 2022 do estudo e acesse as informações do seu município.

Edição 2022

Desde a edição de 2020 o estudo das Melhores Cidades para fazer Negócios sofreu alteração em relação às edições anteriores (saiba mais aqui) principalmente por conta do impacto da pandemia. Assim, enquanto em 2020 os diferenciais do estudo foram os dados e indicadores relativos à COVID-19, em 2021 surgiram os dados de vacinação, que permitiram maior reabertura dos setores econômicos nas cidades.

Em 2022, dado o equilíbrio em relação ao contágio e óbito da doença, bem como uma maior homogeneização em relação ao percentual de habitantes vacinados no país, estes indicadores perdem seu impacto e até mesmo efeito, saindo assim da análise realizada. Saindo esses indicadores relativos a doença e a vacinação, o setor Macroeconômico, com indicadores que são avaliados nos 6 recortes da pesquisa (eixos econômicos), é acrescentado um novo indicador, o de Endividamento do Municipal, que impacta diretamente na oportunidade da cidade investir em melhorais, seja na infraestrutura ou serviços.

Junto ao lançamento da edição da Revista EXAME, a Urban Systems publica em seu site, relatório completo com os resultados, metodologia e análise das Melhores Cidades para Negócios  e disponibiliza também uma plataforma dinâmica online para acesso dos resultados, dados, indicadores e posições das cidades analisadas na edição 2022.

Clicando aqui você pode acessar o vídeo, no canal do Youtube da EXAME, sobre as informações da edição 2022 do Ranking das Melhores Cidades para negócios. 

Você pode conferir também as publicações e edições anteriores do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios (com metodologia anterior) em nosso site.

Acesse aqui o relatório completo das Melhores Cidades para Fazer Negócios, edição 2022.

Acesse aqui os resultados que também podem ser consultados diretamente na plataforma online.

Conteúdo elaborado por Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment