Lançado pela Terracap o Edital do Centro Comercial no Setor Noroeste em Brasília (DF) em modelo inovador

Em novembro de 2020, a Terracap, administradora da área, divulgou os estudos de vocação imobiliária elaborados pela Urban Systems que identificou demanda reprimida para um grande centro comercial

A cidade de Brasília (DF) detém grande poder aquisitivo no país e, de acordo com a Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap, o Setor Noroeste apresenta uma das maiores rendas per capita do DF, junto com Lago Norte e Lago Sul. Esse é um setor relativamente novo (2011), e, segundo estudos realizados pela Urban Systems, traz grande demanda para um centro comercial.

Com uma localização privilegiada e em ascensão, o Setor Habitacional Noroeste é um bairro predominantemente residencial dentro do Plano Piloto de Brasília. Dessa forma, a implantação de centros comerciais ou shopping centers tem grande potencial na valorização dos imóveis ou terrenos que estão sob sua área de influência. A área gerida pela Terracap para o projeto tem 61.890,50 m², onde deverá ser construído um Centro Comercial e multiuso. Esse centro será constituído para atender as demandas da comunidade do Noroeste, além de usuários de outras partes da cidade. Buscando uma maior diversidade de usos, o Centro Comercial poderá incluir torres para escritórios, hotéis e hotéis-residência.

Inovador

Segundo a diretora de Novos Negócios da Terracap, Kaline Gonzaga Costa, o Centro Comercial Noroeste é uma iniciativa inovadora, pois permite captar investimentos e gerar fluxo contínuo de receita para investidores e para a Companhia, que manterá uma participação societária durante todas as fases do projeto. Os estudos foram desenvolvidos seguindo modelo de negócio totalmente novo para a empresa. “O projeto é pioneiro. A partir dele, percebemos que podemos utilizar esse formato em empreendimentos futuros. Já estamos identificando outros ativos imobiliários com vocação comercial e prospectando o mercado”, comentou.

O coordenador do projeto na Terracap, Arthur Pimentel, lembrou que em 2013, quando se iniciaram as negociações envolvendo o imóvel, a Terracap propôs a venda em licitação, como acontece de costume com outros ativos da empresa. “Tentamos por cinco vezes a venda dessa área sem sucesso, mesmo em um momento econômico mais favorável do que o que vivemos atualmente. A partir daí identificamos algumas razões, como o alto valor de avaliação do terreno e a necessidade de cada interessado estudar individualmente a área. Nesse momento, o próprio mercado nos conduziu à necessidade de um estudo de mercado mais amplo e de uma mudança no modelo de negócio”, comentou.

“A própria contratação da Urban Systems também trouxe um viés inovador para o projeto, traduzido na preocupação com a abrangência e qualidade nos estudos.” continua Pimentel. O estudo traz subsídios para que os interessados privados possam formular as suas propostas, “então eles não necessitarão fazer seus estudos do zero, a Terracap está oferecendo uma base de conhecimento de uma empresa com muita experiência em inteligência de mercado, com atuação forte no mercado imobiliário”, conclui.

Outras expectativas da empresa em relação ao Centro Comercial Noroeste são: geração de emprego e renda, valorização da área, além de solucionar a falta de um complexo multiuso na região.

Sobre a Terracap

A Terracap, Companhia Imobiliária de Brasília, gestora e proprietária da área onde será desenvolvido o Centro Comercial Noroeste, foi criada pela Lei nº. 5.861, de 12 de dezembro de 1972, é empresa pública do Governo do Distrito Federal que tem por objetivo a execução, mediante remuneração, das atividades imobiliárias de interesse do Distrito Federal, compreendendo a utilização, aquisição, administração, disposição, incorporação, oneração ou alienação de bens.

A partir de 1997, passou a exercer a função de Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal na operacionalização e implementação de programas e projetos de fomento e apoio ao desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal, nos termos do Decreto nº 18.061/1997.

Desde então, a empresa foi autorizada de forma definitiva a atuar na função de Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, por meio da proposição, operacionalização e implementação de programas e projetos de desenvolvimento econômico e social de interesse do Distrito Federal.

Urban Systems

A Urban Systems acumula em seus mais de 21 anos de trabalho uma expertise em pesquisas de demanda e vocação para os mais diversos mercados. A empresa já realizou estudos e desenvolveu diversos projetos de empreendimentos multiuso que são sucesso no País.

No caso do Centro Comercial Noroeste, o empreendimento de vocação multiuso ofertará à população estrutura de shopping center, lajes corporativas e salas comerciais, com possibilidade de oferecimento de serviços de hotelaria, ou seja, uma enorme oportunidade de mercado. “A Urban Systems foi contratada para realizar o estudo de mercado, verificar a viabilidade econômica e auxiliar na gestão do desenvolvimento dessa área, que será colocada no mercado por meio de um edital de chamamento público, de forma a atrair os parceiros privados adequados ao local, de alto padrão de qualidade”, explicou André Cruz, sócio e diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems.

Segundo os estudos, embora a atividade comercial do Noroeste apresente contínuo crescimento, não há espaço central de mercado e serviços. As projeções indicam uma população de cerca de 44 mil pessoas na região para os próximos anos, revelando expressivo mercado consumidor no futuro, com alto poder aquisitivo. A Urban Systems trabalhou a análise da vocação imobiliária, incluindo aspectos de localização e acesso, perfis demográfico e econômico e oferta dos segmentos de comércio.

Arquitetura e Urbanismos sustentáveis

Para continuar o desenvolvimento do projeto a partir do resultado desses estudos, a Urban Systems contou com o auxílio da empresa especializada em arquitetura e urbanismo Def Projetos, que desenvolveu perfis arquitetônicos preliminares, priorizando o pedestre, a acessibilidade, o conforto climático e o paisagismo com utilização de espécies do cerrado, prevendo várias soluções, como praças internas, circulação suspensa, teto verde, rooftops, painéis fotovoltaicos e estacionamento subterrâneo. Os conceitos de arquitetura foram propostos com o intuito de promover espaços públicos de qualidade, em benefício da população.

“A Urban Systems trabalhou de forma que o projeto seja atrativo tanto para a população, quanto para o setor público e para o privado que irá investir. Estamos no projeto desde a concepção, agora continuamos no apoio da gestão e do desenvolvimento para atrair os investidores certos e atender às demandas da sociedade”, comentou Cruz.

O projeto contou, também, com o estudo de Viabilidade Econômico-financeira do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção.

Assim, a partir do estudo liderado pela Urban Systems, os investidores poderão ter uma base e um planejamento a curto, médio e longo prazo para desenvolver suas propostas ao empreendimento. Em 16 de junho de 2021, a Terracap iniciou o processo de captação de investidores por meio do lançamento de um ‘Edital de Chamamento Público para Oportunidade de Negócios’.

Clique aqui para acessar o edital de Chamamento Público.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment