Mas afinal, o que é o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM)?

Desenvolvida no início dos anos 2000, antes deste que aqui vos conta tivesse entrado nesta consultoria (aqui estou desde 2005), o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) tem como objetivo servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais, servindo como guia para a tomada de decisão de empresários e investidores.

Apesar de ter sido criada e atualizada constantemente para expansão de negócios, esta metodologia da Urban Systems ganhou mais notoriedade com as suas publicações de análises de cidades, que se utilizam de uma adaptação do IQM para ponderar e avaliar municípios em diferentes temáticas, seja no mapeamento das Melhores Cidades para fazer Negócios, na indicação das Melhores Cidades para Investir em Saúde ou na identificação das cidades mais inteligentes, no Ranking Connected Smart Cities.

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, publicado desde 2014, que aponta as cidades com maior potencial de investimentos em diferentes segmentos econômicos, já o Ranking Connected Smart Cities é um estudo também desenvolvido pela Urban Systems para o evento homônimo, idealizado pela Urban Systems e pela Necta e realizado desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes.

Metodologia

Para saber como este estudo pode auxiliar o seu negócio, é importante compreender como ele é realizado, mas de partida é importante frisar que como todas as metodologias da Urban Systems, uma consultoria de inteligência de mercado, esta metodologia não é um modelo de “prateleira” e, assim, se adapta a necessidade de cada cliente e de cada mercado de atuação.

                                                                                                                                                            Fonte: Urban Systems

Em linhas gerais, o cálculo do Índice Mercadológico permite que se parta de valores específicos de cada informação que variam em natureza, complexidade e unidades de medida (números de pessoas, fluxos financeiros), para se chegar a valores ponderados que podem ser analisados e comparados em uma mesma equação. Traduzindo: são levantados diversos dados demográficos, econômicos, imobiliários e urbanos e transformados em indicadores que permitam a comparação de diferentes regiões entre si, de forma consistente e dinâmica.

Partindo do princípio de inteligência, os fatores de análise são definidos em conjunto entre Urban Systems e cliente, por meio da investigação dos critérios percebidos como relevantes, e adicionando a visão estratégica da Urban Systems, com mais de 22 anos de experiência no mercado.

De acordo com a escala, os dados e indicadores podem ser quantificados, qualificados e especializados no território, este último, quando a análise visa identificar as melhores regiões em um território contínuo.

Cidades

Partindo-se da premissa de expansão de um mercado para novas fronteiras, o estudo que se baseia em análise de cidades ou macrorregiões, levanta dados e informações de forma estatística, para compor indicadores que via de regra, mas não se limitando, avaliam ao menos um tripé composto por três áreas que impactam no planejamento do negócio: a demanda, seja ela pessoa física, jurídica ou um apanhado de especificações dentro destes segmentos; a oferta concorrente, em todas as suas escalas, seja ela direta ou indireta ao mercado a ser atendido; e a infraestrutura e/ou a economia da região, que avaliam critérios espaciais e econômicos, inclusive permitindo compreender questões de crescimento ou retração de um determinado segmento em cada região analisada.

O estudo de cidades é o primeiro nível do IQM, que irá mapear, e ranquear, por meio de ponderação, as melhores praças para a expansão de um mercado. Se este se faz por meio de unidades especializadas, uma segunda etapa é realizada, subdividindo os territórios selecionados pelo cliente em regiões menores: distritos, subdistritos, bairros ou outras delimitações, que permitam nova avaliação da área, dessa vez com dados especializados no território e assim apontado as melhores regiões para a abertura de uma unidade de venda, de produção, de distribuição, de oferecimento de um determinado serviço, de um produto imobiliário, ou do que for necessário para atender o segmento em estudo.

                                                                                                                                                     Fonte: Urban Systems

Nesta segunda etapa são inseridos novos levantamentos de dados e informações que possuem relevância quando especializados no território, como: polos geradores de tráfego, infraestrutura de transporte, polarizações e agrupamentos, centralidades, e outras informações que são georreferenciadas permitindo identificar uma lógica urbana ou econômica com sinergia ao mercado estudado.

Mercados

Desde sua concepção o Índice de Qualidade Mercadológica já foi aplicado e auxiliou empresas e investidores nos mais diversos segmentos: educação, distribuição, industrial, imobiliário, varejo, serviços de saúde, geração de energia, telecomunicação, saneamento, combustíveis, dentre outros.

No setor de combustível, por exemplo, o IQM já foi utilizado tanto para mensurar mercados ascendentes, para implantação de pontos de distribuição (mercado B2B), como também para avaliar novas áreas para inaugurar postos de combustível (no mercado B2C).

Para o mercado de educação, já desenvolvemos estudos para: mudança de endereço de unidade escolar devido a impossibilidade de permanecer no mesmo local, mas com intuito de manter o maior número de alunos e ainda se posicionar em área com demanda; expansão de rede, identificando novas regiões para abertura de novas unidades reduzindo o risco de canibalismo; abertura de novos mercados, avaliando cidades e regiões para novas bandeiras de escolas existente, para diferentes segmentos de mercado e também para novas empresas com intenção de investimento no país (mercado bilíngue e escolas internacionais); análise de oportunidade para pontos de EAD, dentre outras oportunidades.

                                                                                                                                                                Fonte: Urban Systems

No segmento de varejo e serviços foram avaliadas oportunidades para expansão de redes considerando a necessidade de proximidade de unidade matriz ou centro de distribuição, bem como novos pontos comerciais na mesma cidade ou região e até mesmo a avaliação de novos modelos de negócios para públicos ou nichos de mercado.

No mercado imobiliário, especialidade da Urban Systems, também foram diversas as aplicações do IQM em nível macro ou urbano. Desde o mapeamento de novas regiões para investimento, mapeando demanda, oferta concorrente e potencial de crescimento destas cidades, passando por identificação de regiões com maior demanda na cidade para produtos de um determinado segmento, por exemplo, o programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida) e chegando também ao nível de elaboração de mapa de avaliação de landbank de terrenos, permitindo uma melhor avaliação das equipes de prospecção, que com excesso de oferta de áreas, precisavam de uma ferramenta eficaz e precisa que pudesse filtrar no primeiro nível terrenos ofertados em áreas com sinergia ou não ao produto e demanda atendida pela incorporadora.

E você? Qual a sua necessidade? Temos certeza de que este modelo de avaliação pode auxiliar no seu negócio! Fale com a gente!

Conteúdo elaborado por Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems

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