Reserva Camassarys se consolida como destino de investimento, moradia e lazer em Camaçari (BA)

O bairro planejado que tem um shopping como âncora deve trazer ainda novos lotes residenciais e comerciais

Quem conhece o bairro planejado Reserva Camassarys hoje em dia provavelmente não imagina como esse empreendimento surgiu e todo o processo necessário para a sua viabilização. Com soluções inovadoras de mobilidade e equilíbrio entre as áreas construídas e verdes, o bairro Reserva Camassarys, se tornou atualmente destino de investimento, moradia, comércio e lazer, dentro de uma área de 528 mil m², localizado entre as principais vias de acesso à cidade, a Via Parafuso (BA-535) e a Avenida Jorge Amado, e a 3 km do centro de Camaçari.

Estrategicamente ancorado pelo Boulevard Shopping Camaçari, o primeiro shopping center da cidade, o novo polo de desenvolvimento urbano também já conta com o Atacadão em operação e irá contar com outros empreendimentos comerciais e empresariais, hotéis, escola, centros médicos, condomínios residenciais e espaço de lazer.

Segundo Paula Peixoto, consultora de urbanismo da Iron House, o caminho para o sucesso do empreendimento foi longo. Em 2008, o terreno remanescente de uma área industrial pertencente à Iron House não tinha nenhum destino de desenvolvimento imobiliário. “Nós entendíamos que o terreno, devido à sua localização privilegiada, poderia se tornar um eixo de desenvolvimento significativo e importante para o crescimento da cidade. No entanto, naquela época, as pesquisas não indicavam nada de atrativo, ou que houvesse demanda para o local. Inclusive chegamos a contatar incorporadoras que não demonstraram interesse”, conta.

O estudo

Por outro lado, Paula conta que diversas empresas de varejo começaram a procurar a Iron House com interesse em comprar áreas do terreno para empreendimentos de varejo. Foi nesse momento, em 2012, que a empresa decidiu estudar de fato o local e contratou a Urban Systems, que analisou a viabilidade mercadológica dos segmentos residencial, âncoras comerciais e escritórios empresariais. “A Urban Systems ajudou muito, pois analisou quais eram as possibilidades, quais eram as vocações do lugar e fez um estudo consistente de informações. O presidente, na época, era Ruy Rego e ele teve uma visão clara do que era a vocação daquele entroncamento importante da cidade. ”Esse estudo nos direcionou para o desenvolvimento de um bairro planejado ancorado por um shopping, com quem já tínhamos contato com parceiros interessados” disse. Paula explica que, após a realização do estudo, a Iron House desenvolveu o Masterplan com a Def Projetos, com todos os conceitos do novo urbanismo, lotes de diversos tamanhos, empreendimentos habitacionais para a classe média juntamente com o shopping, equipamentos de varejo, vendidos logo no lançamento. “O sucesso confirmou a demanda existente tanto de moradia quanto de serviços que, em 2008, ninguém acreditava”.

Usos complementares

Inaugurado em 26 de novembro de 2015, o Boulevard Shopping Camaçari é o primeiro shopping center da região. Com uma ABL de 20 mil m², 7 âncoras e 3 megalojas, 130 lojas satélites e 900 vagas de estacionamento, traz para a cidade marcas conceituadas, como a Lojas Americanas, Renner, Riachuelo, SmartFit, C&A e Le Biscuit, além do Cinemark, primeiro complexo de salas de cinema da região, com 5 salas de cinema com projeção 3D.

A Urban Systems ainda realizou um novo estudo em 2015, atualizando informações de mercado e ratificando as vocações e oportunidades que seriam alavancadas a partir da implantação do shopping.

Paula lembrou também que os usos complementares da área identificados pelos estudos se confirmaram e o complexo abrigará em um só lugar empreendimentos comerciais, edifícios empresariais, hotel, condomínios residenciais, área verde preservada e centro médico.

Atualmente, 90% do bairro está desenvolvido ou vendido. “Estudamos uma nova área no local e lançamos um novo condomínio de lotes (Le Ville), em fase de finalização e sucesso de vendas. Outros terrenos deverão ser disponibilizados para áreas comerciais e outros serviços complementares que devam surgir para atender a demanda”, complementa Carlos Mello, Gerente de Negócios da Iron House.

“O estudo da Urban Systems também foi importante para mostrar, por exemplo, usos complementares que ali no Distrito 7 não tinha e que hoje vieram a se confirmar, por exemplo, um equipamento educacional que adquiriu um lote vizinho ao shopping, equipamentos de serviços que hoje estão dentro do shopping e atendem a população.

É importante um desenvolvedor atrair para o bairro serviços complementares. Foi um desenvolvimento bem-sucedido justamente pelos bons parceiros que tivemos, finalizou Carlos Mello.

A Urban Systems soma mais de 900 projetos em 700 cidades brasileiras, identificando oportunidades, dimensionando mercados e minimizando o risco de investimento em projetos e negócios de base imobiliária. Em seus 21 anos de consultoria, a Urban Systems tem soluções desde o direcionamento de mercados, até o dimensionamento de demanda em áreas definidas para produtos e negócios específicos.

Está pensando em desenvolver um novo bairro planejado? Conte com a Urban Systems para os estudos de inteligência de mercado, para entendimento de produtos, faseamento e valor do projeto.

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Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

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