Retrospectiva: requalificação de imóveis públicos e desenvolvimento urbano sustentável são os grandes protagonistas de 2023

Estas iniciativas, consideradas “sementes” para 2024, serão referências em desenvolvimento urbano para todo o país

O ano de 2023 foi de muito sucesso para a Urban Systems. O período, marcado por projetos desafiadores, já dá uma amostra do que a empresa espera para 2024. Esta é a avaliação de Thomaz Assumpção, CEO da consultoria. Um dos exemplos é o estudo de requalificação de imóveis públicos do Centro do Rio de Janeiro, parceria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com a Prefeitura do Rio. A Urban Systems liderou o Consórcio Conexão Rio, formado pelas empresas Urban Systems, Finarq Consultoria, Vieira, Rezende e Guerreiro Advogados, Ramboll e Porto Marinho. “O objetivo é otimizar esses ativos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do bairro. O estudo teve uma excelente aceitação e o BNDES está divulgando como sendo uma proposta a ser colocada em prática em outras cidades”, conta Assumpção.

Confira detalhes do estudo para o Centro do Rio de Janeiro, aqui!

O projeto Vila Carnaúba, no Preá, Ceará, é mais um destaque. O empreendimento foi pensado a longo prazo e não tem foco apenas nas oportunidades imobiliárias que surgem em função do turismo. “Um projeto como esse pede que todo o desenvolvimento urbano seja ordenado e planejado, pensando não apenas no turista, mas em toda a cadeia produtiva, contribuindo para o desenvolvimento da região”, explica o executivo.

Com 25 anos de experiência, a Urban Systems é conhecida por quebrar paradigmas e em 2023 não foi diferente. Para se ter ideia, a empresa foi selecionada, por meio de licitação, para desenvolver o SELO DE QUALIDADE DE VIDA URBANA para a Prefeitura de Campinas. O objetivo é desenvolver e estimular o setor a criar projetos com soluções sustentáveis que elevam os parâmetros obrigatórios da legislação urbanística e a qualidade de vida na cidade de Campinas. Os parâmetros que definiram o Selo serão entregues para a Prefeitura em 2024. “Um objetivo que a Urban Systems vem perseguindo desde a sua fundação é que possamos propor uma cidade inteligente, sustentável e com qualidade de vida, onde exista orgulho de pertencer e de ser um morador dessa cidade. O Selo será um projeto referência, inspirando outras regiões a seguirem o caminho do desenvolvimento urbano sustentável“, diz o CEO da Urban Systems.

A equipe para a realização do Selo é formada pelos seguintes profissionais: diretor do projeto Paulo Takito, arquiteto e urbanista Marcelo Ignatios, engenheira Giovana Ulian, engenheiro Thomaz Assumpção, geógrafo André Cruz, arquiteta Natália Viapiana, especialista em licenciamento ambiental Daniela Meneget e a engenheira ambiental Carolina Carrijo.

As soluções a serem incentivadas pelo Selo destacarão os empreendimentos que promovam uma inserção urbana sistêmica e que melhorem a qualidade de vida de seus moradores e frequentadores, por meio de ações apoiadas nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Empreendimentos Senior Living

Thomaz Assumpção considera que essas vertentes abrem caminhos para que 2024 seja de continuidade do importante trabalho de análise das metrópoles, do ponto de vista de uma cidade inteligente. “Todos esses projetos têm conexão, pois o desenvolvimento sustentável das cidades passa por um entendimento de cadeias produtivas que são geradoras de emprego e renda. São ações com ciclos longos de 20, 30 anos que extrapolam o ciclo político. O prefeito pode mudar, mas a estratégia de desenvolvimento permanece e esse é o grande desafio”, analisa o executivo.

Para este ano, além dos projetos em andamento, a Urban Systems terá outros de grande expressão que também vão exigir estudos mais complexos de multiprodutos. Um deles será voltado para empreendimentos Senior Living, assunto que está em evidência na mídia. Matéria da Revista Exame de 27 de outubro de 2023, por exemplo, destacou que “a população idosa do Brasil é de 10,9% do total de habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2010, quando foi realizada a última pesquisa, esse recorte da população aumentou 57,4%, maior crescimento já observado desde o início da série histórica iniciada em 1872”.

Confira aqui algumas análises dos dados do Censo Demográfico 2022.

O CEO da Urban Systems confirma a tendência. “Essa questão do envelhecimento da população vai demandar residenciais mais adequados. Pensando nisso, estamos estudando alguns projetos e acredito que vão surgir mais coisas significativas nessa área”, aposta Assumpção. Esse cenário é reforçado também pelo estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios de 2023, elaborado há dez anos pela Urban Systems com exclusividade para a Revista Exame. “Ao analisar os dados do Censo 2022 e avaliar os municípios para identificarmos as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios no Brasil, observamos que o Brasil tem 10,9% da população formada por idosos”, afirma Assumpção.

Saiba mais sobre o ranking para Exame aqui!

Especialista em dimensionamento de demanda imobiliária de produtos a serem lançados ou de projetos de médio e longo prazo, a Urban Systems está sempre atenta às novidades e ao mercado para oferecer as melhores soluções para seu negócio de base imobiliária!

Deseja manter-se constantemente atualizado com essas e outras novidades? Clique aqui para receber conteúdos exclusivos.

*Fonte: EXAME 

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

2 Comments

  • Tadeu Luciano Seco Saravalli
    06/02/2024

    Excelente iniciativa da Prefeitura de Campinas!

  • Mil parabéns, Thomaz e equipe! Vocês estão prestando um notável serviço para os setores público e privado no Brasil, para mais sustentabilidade urbana. Todo sucesso!

Post a Comment