Urban Systems desenvolve estratégia imobiliária para a rede Pernambucanas

Saiba mais sobre o estudo realizado para a companhia e a sua incorporadora Alinc

Diante de tantas incertezas, crises políticas, de saúde e econômicas pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos, grupos empresariais e familiares, cada vez mais sentem a necessidade de rentabilizar seus ativos imobiliários diversificando seus usos e buscando soluções criativas e seguras com o objetivo de minimizar riscos e perdas. A Urban Systems é especialista em diagnosticar e apresentar soluções e oportunidades que permitam maior rentabilização de qualquer tipo de ativo imobiliário. Entre os cases de sucesso da Urban Systems está o estudo desenvolvido para a rede de lojas Pernambucanas, varejista de moda, cama, mesa e banho, com mais de 300 lojas no País e Alinc – Arthur Lundgren Investimentos Incorporação e Administração Ltda, empresa responsável pelo desenvolvimento imobiliário dos bens da companhia.

O envolvimento da Urban Systems começou em 2017 identificando quais dos imóveis da rede teriam potencial para se transformarem em multiuso, seguido por estudos de vocação imobiliária e dimensionamento de demanda. Além do estudo amplo do patrimônio, foram mais de 10 estudos em diversas cidades do Brasil que auxiliaram a rede a se estruturar para o lançamento de novos projetos e incorporações imobiliárias.

O estudo

“A análise da Urban Systems proporcionou uma melhoria de otimização e gestão dos ativos imobiliários, mostrando quais as oportunidades e ameaças para que esses ativos fossem mais eficientes, gerassem outras receitas e pudessem ser explorados com outros produtos imobiliários sistêmicos ao atual uso. Esse desenvolvimento imobiliário planejado contribui não somente para a companhia, mas também para toda a cidade, que tem espaços com forte oportunidade para o uso misto”, comentou André Cruz, sócio e diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems.

O projeto começou com a análise e diagnóstico de 220 imóveis próprios da rede ou junto de lojas, espalhados pelo País. Segundo Cruz, a Urban Systems, por meio de um olhar mercadológico identificou os prioritários. Após afunilar e aprofundar as análises o foco ficou inicialmente em 10 lojas que possuíam possibilidades de expansão ou diversificação de usos. A partir daí a Urban Systems diagnosticou oportunidades diferentes e específicas para cada um desses locais, considerando as características e necessidades de cada região. Após o diagnóstico, continuaram os estudos de Vocação Imobiliária, Estruturação de Produto e Dimensionamento de demanda para cada uma dessas lojas.

Esses estudos foram realizados em diferentes cidades do País e permitiram uma estruturação imobiliária eficaz e direcionada a cada região, evitando riscos e aproveitando novas oportunidades. Os estudos são sempre pautados na análise da lógica urbana de cada propriedade, sua relação com a demanda e o desenvolvimento de diferentes mercados.

Reestruturação imobiliária

Meyer Cohen, diretor executivo da Alinc, incorporadora das Pernambucanas, explicou que iniciou seu trabalho como consultor, depois continuou o trabalho de direcionamento e busca de novos usos e reestruturação para os imóveis da empresa. As Casas Pernambucanas representam uma empresa de mais de 100 anos, quando os imóveis eram apenas comprados para as lojas. Com o tempo e com as mudanças do mercado o grupo, que já contava com um patrimônio imobiliário bastante considerável, viu alguns desses imóveis perderem sua vocação comercial, o que nos fez pensar em outros usos para esses imóveis. Foi quando decidimos contratar a Urban Systems”, comentou.

Segundo Cohen, o profissionalismo e a visão técnica da Urban Systems, mostrou vocações diferentes para diversos imóveis da empresa, o que exigiu um trabalho bastante complexo. “Essa visão regional específica para cada região foi fundamental para a nossa reestruturação, uma vez que foram identificadas possibilidades muito diferentes para o nosso patrimônio espalhado pelo País. Os estudos são bastante específicos e consideram diversas variáveis”.

Além disso, Cohen destacou que quando uma empresa possui um grande patrimônio, a tentação de buscar uma rentabilidade rápida é grande, porém, investir em novos usos, pensar em soluções específicas, estratégicas e diferenciadas é muito mais seguro. “Não podemos desistir de buscar rentabilidade e agregar valor sobre nosso patrimônio, mas é muito importante seguir um caminho mais seguro, com informações e dimensionamento adequados. (…) A primeira decisão acertada que a Pernambucanas tomou foi contratar um player profissional e reconhecido – a Urban Systems – para orientar o estudo de vocação”.

Urban Systems é a sua parceira ideal para apresentar soluções e oportunidades que permitam maior rentabilização do seu patrimônio.

Está com dúvida de como começar? Fale conosco!

Quer saber como foi o bate papo entre Meyer Cohen, diretor executivo da Alinc  Pernambucanas e a Urban Systems? Assista o programa Urban View  (Aqui)

Clique Aqui e conheça o estudo realizado pela Urban Systems para a ALINC Pernambucanas.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment