Urban View: Desenvolvimento Econômico Regional e Cidades Inteligentes em São Paulo

Na edição do dia 29 de setembro do Urban View, que contou com a participação de Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do estado de São Paulo e Thomaz Assumpção CEO da Urban Systems o tema de discussão foi: Desenvolvimento Econômico Regional e Cidades Inteligentes em São Paulo.

Traçando uma linha do tempo que mostra como o Estado de São Paulo se consolidou como o Estado com mais municípios no ranking Connected Smart Cities (2020), Marco Vinholi mostrou que a antiga secretaria do interior, então administrada por Chopin Tavares de Lima, estabeleceu as conexões entre as regiões do Estado de São Paulo, ocasionando um Estado moderno (atualmente) mais desenvolvido no interior. Em seguida iniciou o investimento de estradas para potencializar as conexões dos municípios, até meados de 1994 onde se dá início ao conceito de cidades metropolitanas, aglomerados urbanos e micro regiões.

Thomaz Assumpção comentou que é destaque nesse ano a cidade de São Paulo como líder do Ranking Connected Smart Cities, e a participação das demais cidades do Estado, como o Estado mais representativo no Ranking Connected Smart Cities.

Foi abordado também sobre o atual momento logístico do estado de São Paulo, relacionado a aviação regional. Foi comparado a questão da existência de capilaridade entre voos regionais nos Estados Unidos e como o Governo de São Paulo criou ações para mudar a situação do estado, sendo elas a criação das concessões por lotes de 22 aeroportos para ser colocado em prática até o final deste ano.

Quanto aos investimentos futuros, Vinholi citou sobre o trem intercidades que liga São Paulo até Americana, que tem um investimento previsto de 7 bilhões de reais e está em fase de audiência pública. Ao que se cabe dizer sobre PPP para o estado de São Paulo Marco Vinholi afirma “Hoje nós temos 5.3 bilhões em obras de concessões do Estado de São Paulo. O que nós estamos trabalhando é para que tenha pelo menos 20 bilhões com esse programa de concessões, nós tivemos a conclusão da PIPA, estrada Piracicaba – Panorama que cruza o estado de São Paulo saindo do Mato Grosso do Sul a partir de Piracicaba que é a maior concessão da história do estado de São Paulo durante o período da Crise”.

Ficou afim de saber quais são os próximos passos que o governo de São Paulo irá tomar para o seu último ano de governo? Confira no vídeo acima.

Nosso próximo programa será dia 13 de outubro com a participação de Ruy Rego, Sênior Business Partner, sócio-fundador da G5 Patners

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment