Segunda moradia é tendência de investimento no Brasil

O turismo e o mercado imobiliário no Brasil estão passando por grandes mudanças. Aquele País jovem – onde as pessoas estavam vivendo o processo de adquirir a primeira residência, estudar, trabalhar e se estabelecer – está envelhecendo e trazendo novas demandas.

A tendência de mudança demográfica no Brasil com o envelhecimento da população e a expectativa de que o País volte a crescer economicamente nos próximos anos promete um forte crescimento no setor turístico, além do aquecimento das vendas de imóveis de segunda moradia. E, diferente da primeira residência – que está ligada ao trabalho, cotidiano e aos dias mais corridos – a segunda moradia busca tranquilidade, conforto e qualidade de vida.

A localização é outro fator importante. O comprador de uma segunda moradia procura, normalmente,  por condomínios fechados, em função da segurança, além de  paisagens turísticas, com áreas verdes ou praias, comodidade e vantagens do interior, porém que mantenham proximidade dos centros urbanos.

Experiência e personalidade

Outra mudança que impulsiona o mercado é a valorização do uso e da experiência, que ultrapassa a posse do bem imobiliário. Desta forma, o fenômeno da segunda moradia irá respeitar as mais variadas características e desejos das pessoas trazendo empreendimentos impulsionados por nichos de mercado cada vez mais específicos, seja quanto à localização ou itens de lazer e esporte como campos de golfe ou piscinas de onda.

A segmentação cada vez maior das vocações e características de um empreendimento é uma tendência que veio para ficar no mercado imobiliário. E para que um investidor decida as características, a localização e o modelo de um  novo empreendimento é necessário que seja feita uma vasta pesquisa de mercado e um planejamento estratégico que contemple metas de curto, médio e longo prazo.

A busca por novos nichos, o conhecimento das características regionais – que serão atreladas à personalidade e estilo de vida do público alvo – farão a diferença, irão agregar valor ao empreendimento e minimizar os riscos do investimento, uma vez que o consumidor está cada vez mais exigente.

Venda compartilhada

A aquisição de imóveis para a segunda moradia também tem sido feita por meio da chamada compra compartilhada. Nesta modalidade, um grupo de pessoas se une para adquirir um imóvel e passa a dividir seu uso ao longo do ano, principalmente para férias ou temporadas.

Desta forma é possível adquirir um imóvel de segunda moradia dividindo o investimento inicial e seus custos de manutenção. (A venda compartilhada será um dos próximos temas abordados pelo blog da Urban Systems. Aguardem!)

André Cruz, Diretor de Planejamento Urbano na Urban Systems.

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