O lazer como âncora do empreendimento imobiliário

Já falamos no blog da Urban Systems sobre o quanto a infraestrutura de lazer é importante em um empreendimento imobiliário. E, para alguns tipos de empreendimento, os equipamentos e estruturas de lazer são tão relevantes que se tornam o centro do negócio, principalmente em empreendimentos de alto padrão.

De acordo com a ABRAINC (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias)*, o segmento imobiliário de alto padrão está crescendo e se valorizando no Brasil. Indicadores divulgados pela Associação em julho de 2019 mostram que os empreendimentos de médio e alto padrão corresponderam a 22,7% das novas unidades lançadas no País nos últimos 12 meses. Esse percentual representa uma alta de 8,3% nos lançamentos residenciais desse segmento em relação ao ano anterior.

Lazer exclusivo

Localização privilegiada e privacidade são importantes, mas o que mais atrai investimentos ao mercado dos imóveis de alto e médio padrão é a possibilidade de agregar valor ao empreendimento por meio, principalmente, de equipamentos exclusivos de lazer como campos de golfe, hípicas e, mais atualmente, piscinas de ondas.

Esse movimento, que trouxe equipamentos de lazer exclusivos aos empreendimentos, começou na década de 90, com os campos de golfe e as hípicas. O interior de São Paulo, principalmente a região de Campinas, se tornou um grande polo de empreendimentos ancorados no lazer tanto por ser próximo da capital paulista quanto pela grande quantidade de áreas verdes. Podemos citar exemplos muito bem-sucedidos, como o Quinta da Baroneza, que fica entre as cidades de Itatiba e Bragança-SP, conhecido pela Vila Hípica e Clube de Golfe.

Porém, com o passar dos anos esses equipamentos não se tornaram mais tão atrativos aos investidores que passaram a buscar novas experiências de lazer.

Piscina de ondas

A popularização do surf no Brasil a partir do ótimo desempenho dos atletas brasileiros em torneios internacionais desenvolveu um novo mercado no País. Para facilitar o acesso e a prática do esporte, tecnologias de ponta trazem a praia para o campo/cidade com as piscinas de onda.

A tecnologia inovadora desembarca no Brasil com empreendimentos com propostas de valor e localização diferentes, entre eles a Praia da Grama. Exclusiva para os moradores e seus convidados, a piscina de ondas será implantada em uma área de 91 mil m² dentro do condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, no interior de São Paulo. Com uma faixa de areia de meio quilômetro de extensão, vegetação nativa da mata atlântica, a Praia da Grama contará com infraestrutura de lazer bastante diversificada com restaurantes, academia, piscina coberta, spa, bar, salão para eventos, quadras de beach-tênis e beach-vôlei.

Importância do estudo de mercado

Em seus 20 anos de atuação a Urban Systems se tornou referência em estudos de mercado e de dimensionamento de demanda para empreendimentos imobiliários. No caso de empreendimentos ancorados no lazer é importante planejar a implementação desses equipamentos de forma que atenda a demanda e, ao mesmo tempo, não tenha sua compra desestimulada por um custo de manutenção elevado.

Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado na Urban Systems.

*Fonte: https://www.abrainc.org.br/

Compartilhe

Post a Comment