A estruturação de produtos imobiliários a partir da conexão da inteligência de mercado com o design urbano

O estudo de mercado é uma ferramenta essencial para garantir que os projetos arquitetônicos e os masterplans sejam bem-sucedidos

A união entre a inteligência de mercado e um desenho urbano preciso e criativo se torna, cada vez mais, um elemento chave no desenvolvimento de um produto imobiliário de sucesso. Essa combinação permite criar empreendimentos que se destaquem no mercado, atendendo às demandas dos clientes de forma eficiente e inovadora.

A metodologia da Urban Systems para estudos de mercado se tornou referência por seu rigor e precisão, oferecendo informações valiosas para embasar a tomada de decisão no desenvolvimento e investimento imobiliário conforme citamos em diversos textos do blog. Essas informações podem ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico, no sentido de estruturar empreendimentos que atendam ao mercado de forma eficiente, rentável e com alto valor agregado. Além disso, a compreensão das tendências e preferências mercadológicas é fundamental para desenvolver produtos que sejam financeiramente viáveis a longo prazo e estejam alinhados com as características únicas do local.

Por sua vez, a criatividade do arquiteto permite trazer inovação e originalidade ao produto, proporcionando uma proposta única e diferenciada para os potenciais clientes. Ao combinar a visão criativa dos arquitetos com informações sólidas do mercado é possível criar espaços urbanos funcionais, atraentes, sustentáveis e transformadores. “Aquela ideia de que o intelecto brilhante de um arquiteto/urbanista é suficiente na elaboração de projetos pode ser romântica, mas não a melhor dinâmica. Além da criatividade e expertise, é preciso uma base sólida de dados e de informações para balizar a criação de um bonito, bom e eficiente desenho arquitetônico”, comenta o arquiteto Charbel Capaz, sócio-diretor da DEF a+u.

DEF a+u e Urban Systems

Com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo, a DEF a+u conta com um time de arquitetos e urbanistas com perfis complementares. A cultura da empresa fomenta constante geração e divisão de conhecimento entre os sócios, colaboradores e os núcleos de arquitetura e de urbanismo.

A DEF a+u é reconhecida por formar parcerias produtivas e de longo prazo com o cliente, através de uma abordagem dirigida por criatividade, inteligência de mercado, inovação técnica e visão estratégica em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, e tem como principal objetivo agregar valor ao patrimônio em estudo.

A inteligência de mercado permite identificar as demandas atuais e futuras da população, bem como as tendências sociais, culturais e econômicas que podem influenciar o projeto. Essa compreensão ajuda a adaptar o projeto se necessário, o tornando resiliente a longo do tempo. “A Urban Systems nos traz dados focados nessa lógica de vocação, ou seja, não é um olhar simplista, a respeito de um produto específico. É um olhar bem abrangente que vai considerar todo um leque de produtos imobiliários diagnosticando o mercado que irá receber determinado empreendimento. A partir disso e, só com isso, conseguimos propor um Masterplan de forma científica. Esse é um traço importante da nossa cultura na DEF a+u  e também da Urban Systems. Nós acreditamos piamente que o trabalho de desenvolvimento de um Masterplan é multidisciplinar e científico em primeiro lugar”, comentou.

Capaz destaca que, para que a estruturação do produto seja realmente eficiente, outros elementos são adicionados a essa equação. “Os dados da pesquisa são complementados por um plano de negócio, que irá distribuir os custos ao longo dos anos e determinar um planejamento de viabilidade financeira”.

Outro ponto citado pelo arquiteto é a convergência com a Urban Systems, com quem a DEF a+u têm uma longa e frutífera parceria. “Nossa visão é bastante convergente, afinal são 20 anos trabalhando de maneira muito próxima. A nossa percepção é de que o olhar sobre o desenvolvimento imobiliário deve ser alinhado com a nossa visão de mundo. Tantos anos de trabalho permitiram que nós desenvolvêssemos uma capacidade de olhar o mundo e olhar as iniciativas a partir de uma mesma ótica. A capacidade de comunicação das nossas equipes é muito boa, principalmente no sentido de trazer soluções importantes para os projetos”.

O conhecimento e entendimento sobre as cidades brasileiras também são fundamentais, segundo Capaz. “A DEF a+u  está presente em 23 estados no Brasil, atualmente. Nosso país é muito diverso, ou seja, não é possível desenvolver um projeto no Rio Grande do Sul e no Pará com as mesmas características ou tendências. Acreditamos que os projetos são desenvolvidos para pessoas e por pessoas com construções culturais diferentes. O contexto do mercado local e regional, a dinâmica de absorção desses produtos no tempo, as vocações… A nossa especialidade é conseguir metabolizar as informações que vêm da pesquisa e transformá-las em um espaço”.

Cases de sucesso

“Para trabalhar com desenvolvimento urbano de longo prazo, é preciso olhar o mercado e as variâncias que esse mercado vai viver ao longo dos anos. Falando sobre isso, um projeto bastante representativo é o bairro planejado Granja Marileusa, em Uberlândia (MG). Esse case é muito representativo porque começamos a desenvolvê-lo juntos no final de 2011. O que significa que a primeira fase do projeto foi lançada em um momento de crise econômica e política no Brasil no início de 2015. O Granja Marileusa teve que sobreviver a isso tudo e o instrumento de sobrevivência do projeto foi ter tido uma plataforma científica onde era possível avaliar e imputar novos dados para que o projeto pudesse ao longo dos anos se adaptar ao mercado sem perder a sua identidade”.

Ainda sobre a Granja Marileusa, Charbel lembrou que a partir de uma pesquisa bem elaborada foi possível trabalhar a resiliência do projeto. “Quando falo em modificar os produtos imobiliários mantendo a identidade, não me refiro simplesmente à uma deformação daquilo que foi inicialmente concebido. Porque quando você lança um produto, junto dele está uma promessa a um conjunto de compradores, de pessoas que passarão a viver naquele local. Ao mudar os produtos, o risco é de você quebrar essa promessa, portanto a pesquisa nos dá segurança e mostra comprometimento com os proprietários de que essas mudanças serão benéficas e trarão perenidade ao projeto”.

Charbel também esclareceu que, apesar da ligação, arquitetura e urbanismo precisam ser trabalhadas de maneiras distintas. “A arquitetura em si pode ser mais suscetível ao tempo, porque representa uma curva mais imediata de representação daquele conjunto cultural. Já o urbanismo é preciso ser pensado para o futuro, o que significa que é preciso gerar um projeto que seja capaz de se adaptar e esteja totalmente integrado ao tecido urbano”.

Outro exemplo citado pelo arquiteto como case de sucesso que envolveu a parceria DEF/Urban Systems é o primeiro bairro planejado de Votorantim (SP), Vivalegro, lançado em 2021 a partir de um conjunto de propriedades da empresa Votorantim S.A. “Trabalhamos com a Urban Systems nesse projeto que consistia em avaliar propriedades que tinham milhões de metros quadrados. Era um processo de filtros, ou seja, precisávamos entender em todo esse portifólio de propriedades, quais delas tinham potencial imobiliário, esse foi o primeiro filtro. Em seguida, cruzamos os dados da pesquisa de mercado, com critérios de continuidade do tecido urbano”.

Imagem: Perspectiva Ilustrada – Site Vivalegro

Segundo ele, o potencial imediato de mercado era uma área de 700 mil metros quadrados que é justamente a área que está sendo desenvolvida hoje. “Foram os dados da Urban Systems que quantificaram e qualificaram o produto imobiliário desenvolvido para aquele bairro. E a partir desses dados a gente constituiu aquelas dinâmicas de conexão com a cidade, com a criação de uma centralidade para que o bairro pudesse nascer tal como ele é hoje”.

Atualmente o Vivalegro* já teve a grande maioria das unidades vendidas, está em obras, localizado a cerca de 2 km do Centro do município, com fácil acesso, também, ao Shopping Iguatemi Esplanada e a outros pontos de conveniência na região, segundo informações do site do empreendimento.

Estes, entre outros bairros planejados fazem parte do portfólio da Urban Systems, confira aqui!

Está em dúvida sobre a vocação da sua área ou quer saber mais sobre a estruturação de bairros planejados? Fale com a Urban Systems!

Saiba mais sobre a Def a+u aqui.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

*Fonte:

Vivalegro

Compartilhe

1 Comment

  • Tadeu Luciano Seco Saravalli
    25/09/2023

    O uso inteligente dos dados pela Urban Systems permite a inovação e cases de sucesso na urbanização eficiente e sustentável como Uberlândia (MG) e Votorantim (SP).

Post a Comment