Aproximando proprietários e empreendedores imobiliários

Além de um bom estudo de mercado e plano de negócios, é preciso trazer os empreendimentos e produtos imobiliários adequados para a área que o proprietário pretende desenvolver

Sabemos que o desenvolvimento de um patrimônio imobiliário é feito em diversas etapas, minuciosamente planejadas para que os resultados sejam assertivos e bem-sucedidos. Como já abordamos aqui no blog, o estudo de mercado é uma das primeiras etapas, analisando e dimensionando a demanda para o patrimônio. A partir do momento que entendemos o mercado e suas potencialidades, o proprietário precisa do direcionamento para os negócios. Nesse momento produzimos o Business Plan ou Plano de Negócios, com planos de curto, médio e longo prazo, orientando o proprietário se é mais interessante seguir sozinho no negócio ou buscar parcerias, por exemplo, dentre outros.

Sempre atuando a partir da ótica do proprietário, dos produtos sugeridos, das demandas, do potencial de mercado e do plano de negócios, o passo seguinte, caso seja essa a decisão do proprietário, é buscar parcerias e produtos imobiliários. Esse trabalho é bastante minucioso e embasado, não apenas uma intermediação imobiliária.

Com todos os estudos e dados em mãos, a Urban Systems elabora o Request for Proposal (RFP) – solicitação de proposta, em português – que é uma ferramenta para a gestão dos fornecedores, que chamamos de Termo de Referência. Com esse Termo, é possível estabelecer padrões de negociação e identificar quem são os melhores fornecedores para o negócio.

Termo de Referência e propostas

No Termo de Referência especificamos quais tipos de propostas o proprietário deseja receber neste momento, com que condições, de que forma ele irá participar do negócio, e, além disso, o documento traz toda a descrição sobre quais informações precisamos sobre o proponente, ou parceiro. Isso inclui todos os dados da empresa, portifólio de atuação nos últimos anos e assim por diante.

A Urban Systems  seleciona e convida os potenciais parceiros que mais se adequam ao tipo de produto a ser desenvolvido e ao perfil empresarial do proprietário e apresenta o Termo de Referência à estes, para que possam atendê-lo e a partir das propostas recebidas fazemos uma seleção baseada no perfil e no olhar do proprietário. Algumas propostas podem diferir do que foi sugerido inicialmente, no entanto, deixamos os proponentes livres para sugerir e podemos adaptar caso seja interessante para o desenvolvimento do patrimônio.

A partir daí, a Urban Systems recebe as propostas, faz a equalização das mesmas e monta uma matriz para análise e seleção de quais empresas negociar, dessa forma, os produtos imobiliários e empresas que passarão a fazer parte da área estudada em desenvolvimento estarão perfeitamente adequados com o modelo de negócio pretendido para o patrimônio. A partir daí acompanhamos toda a negociação, até a assinatura do contrato.

Em modelos antigos de planejamento, muitas vezes os proprietários recebem dezenas de propostas, de empresas com diversos perfis e a análise se torna mais complicada e pode não ser eficiente, afinal, o importante é a qualidade das propostas e não a quantidade. Essa aproximação entre donos de áreas e empreendedores imobiliários feita de maneira planejada e eficiente agiliza os procedimentos e permite que tanto os parceiros, quanto os proprietários de áreas fechem os negócios mais adequados ao perfil da área desenvolvida.

Case Granja Marileusa

Entre os anos de 2011 e 2013 a Urban Systems desenvolveu o Alphaville Uberlândia, localizado dentro do Bairro Planejado Granja Marileusa, em Uberlândia (MG), bairro planejado referência no mercado brasileiro com mais de 750 mil metros quadrados construídos em sua primeira fase.

O condomínio Alphaville Uberlândia, lançado em 2014, possui sistema de segurança completo e está inserido no principal vetor de desenvolvimento da cidade de Uberlândia, o bairro planejado Granja Marileusa, com opções de escolas, comércio, serviços e fácil acesso à região central e industrial da cidade.

O mesmo processo com o Alphaville ocorreu em projeto em Palmas, capital do Tocantins, com os empreendimentos Alphaville Palmas I e Alphaville Palmas II. Já no Granja Marileusa, além do Alphaville, a Urban Systems trouxe também incorporadores de condomínios de casas (Realiza), de prédios comerciais (Altave, Santa Fé e Landix), de varejo (Villa Viseu), de centros de saúde (Innovatti Center e Medical Center), de educação e muito mais.

A Urban Systems participou de todas as etapas do desenvolvimento desse patrimônio, desde a análise, passando pelo estudo de mercado, masterplan e plano de negócios. Além disso, por meio do Termo de Referência, a Urban Systems intermediou negociações junto aos principais players do mercado, para a colocação das oportunidades imobiliárias mais adequadas ao condomínio.

Os estudos, atualizados para cada fase do lançamento, dimensionam demanda, ajustam preços e calculam os riscos mercadológicos de cada lançamento, trazendo segurança e auxiliando na tomada de decisão de todas as empresas envolvidas: terreneiro, incorporador e investidor.

Conte com a Urban Systems para estudo de mercado e plano de negócios de sua área. Fale com a gente!

Saiba mais sobre o Case Granja Marileusa

Saiba mais sobre o Case Alphaville Uberlândia

Conteúdo elaborado por João Bosco Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment