Campinas (SP) e Porto Alegre (RS) são destaques entre as 10 cidades mais inteligentes

Gestores públicos de cidades entre as 10 melhores colocadas falam sobre a importância da premiação e destacam as melhores práticas desenvolvidas

OBS.: Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis aqui.

O primeiro lugar do Ranking Geral 2020 ficou com a cidade de São Paulo, seguida de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Na sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG). Já detalhamos aqui no blog os resultados das três primeiras colocadas com os depoimentos dos prefeitos de São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba. Agora confira outros destaques do ranking e o depoimento de secretários municipais.

Campinas

A cidade de Campinas (SP) ficou com o 4º lugar geral no Ranking. Além do quarto lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, Campinas (SP) conquistou, ainda, o 2º lugar na categoria Região Sudeste e Economia; 4º em Cidades com mais de 500 mil habitantes; 3ª posição em Empreendedorismo e tecnologia e Inovação; e 5ª em Governança. Campinas é considerada referência em Tecnologia e Inovação e possui um dos maiores PIBs do país – com crescimento per capita de 1,4%, no último período analisado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, destacou a boa colocação de Campinas e o fato de estar entre as capitais como uma das cidades mais inteligentes e conectadas do País se deve, principalmente, a investimentos em inovação que resultam em diversos benefícios. Uma parceria muito importante foi anunciada no início desse ano envolvendo a Prefeitura de Campinas, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o desenho e criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) na cidade.

O BID vai investir na elaboração de um plano diretor para orientar a ocupação e o desenvolvimento de uma área na cidade que inclui o campus atual da Unicamp, a PUC-Campinas e toda a área do Polo de Desenvolvimento Tecnológico, área reservada pela Prefeitura de Campinas no início dos anos 1980 para a instalação de empresas e instituições de ciência e tecnologia (Ciatec II).

A área possui localização estratégica e próxima às rodovias Campinas-Mogi-Mirim, D. Pedro e do complexo Anhanguera-Bandeirantes, vizinha do campus da Unicamp, conta com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, no Distrito de Barão Geraldo onde estão localizadas várias instituições e empresas dedicadas à pesquisa e à inovação. “Temos vários atores numa área de 3,9 milhões de m². É uma grande oportunidade de acelerar ainda mais o desenvolvimento tecnológico da cidade, inovações para empresas parceiras, além de criar um protagonismo da cidade em relação ao desenvolvimento sustentável e tecnológico”, explicou.

A cidade é referência também em empreendedorismo, possuindo 5 parques tecnológicos e 5 incubadoras de empresas e conta com: 58% das conexões de banda larga com velocidade superior a 34mb (eram 45,7% no estudo anterior); são 87 pontos de acesso à internet por 100 habitantes (eram 29 pontos no ano passado); recebeu, em 2018, em bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) o equivalente a R$ 54.880 por 100 mil habitantes; 26,4 dos empregos formais da cidade são ocupados por profissionais com ensino superior;

Em Campinas, 10,0% da força de trabalho está ocupada em ocupações nos setores de educação e pesquisa e desenvolvimento; 5,2% dos empregos formais estão em ocupações no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC); 94,7% dos empregos na cidade estão no setor privado, um dos mais altos índices do país; 62,2% da receita municipal não é oriunda de repasses; crescimento positivo de 0,6% das empresas de Tecnologia (ao contrário de muitos municípios no período).

Porto Alegre

Porto Alegre (RS) conquistou a 9ª colocação no Ranking. Além do nono lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, Porto Alegre se destacou, ainda, com o 3º lugar no Ranking Região Sul; 4º em Empreendedorismo; e 6º em Cidades com mais de 500 mil habitantes e Tecnologia e Inovação; além do 13º lugar em Economia; e 15º em Saúde.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, falou sobre a iluminação pública (IP) como a porta para algumas das soluções de cidades inteligentes e sobre a Parceria Público Privada (PPP) referente à IP para a cidade de Porto Alegre, publicada no primeiro semestre deste ano. “O primeiro argumento é matemático, uma vez que iremos economizar 50% em energia, por meio de um investimento de R$200 milhões pela iniciativa privada, com a troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de led. Os benefícios vão muito além do financeiro. Melhorar a iluminação das áreas públicas representa mais segurança, menos geração de resíduos e mais inteligência, com a instalação de câmeras de monitoramento nos postes. O parceiro privado também poderá explorar aa utilização desses postes para a instalação de antenas de internet 5G”, comentou.

Subindo 11 posições no Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Porto Alegre tem em seus destaques os eixos de Empreendedorismo, Tecnologia e inovação, Economia e Saúde. Em relação aos ambientes de inovação, são 2 parques tecnológicos e 15 incubadoras de empresas na cidade, gerando um crescimento de 1,3% nas empresas de tecnologia e inovação (no período anterior, houve crescimento de 0,2%). O crescimento das Micro Empresas individuais (MEI) também é destaque, sendo de 23,6% no período analisado.

Ainda em relação a tecnologia, 52% das conexões de internet possuem velocidade acima de 34 mb (eram 39,8% no ano anterior), a cidade também teve um salto no número de ligações à internet, passando de 32 para 97 para cada 100 habitantes. Outro ponto importante é o depósito de 42,6 patentes para cada 100 mil habitantes, um grande crescimento em relação a pesquisa anterior, onde foram depositadas 10,5 patentes por cem mil habitantes.

Em relação aos indicadores econômicos, a cidade tem 74,8% dos empregos no setor privado, incremento de 0,4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, com 62,5% da receita não oriunda de transferências / repasses. Vale destacar ainda o percentual de empregos em setores smart, sendo 4,9% dos empregos formais em educação, pesquisa e desenvolvimento e 3,7% em tecnologia, inovação e comunicação.

O painel aconteceu ao vivo e contou com apresentações e debates entre os participantes, clique aqui para acessar o painel.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment