Cidades brasileiras apostam na natureza e no turismo de experiência para retomada

A pandemia mudou o perfil do consumo do turismo, aumentou a procura por destinos locais exigindo planejamento por parte dos gestores públicos e privados

Já falamos aqui no blog sobre como o desenvolvimento sustentável, estruturado e planejado de um destino turístico pode mudar a cidade e trazer diversas novas oportunidades impactando diversos setores, podendo inclusive se tornar uma âncora do desenvolvimento econômico. Nos últimos anos a Urban Systems tem feito estudos e pesquisas em cidades que são consideradas destinos turísticos brasileiro e temos percebido grandes mudanças no perfil do consumo e do turismo em função da pandemia. Além disso, nota-se que algumas cidades têm, inclusive, tido aumento no fluxo de turistas.

Atualmente, isso ocorre por diversos fatores, mas podemos apontar como principais a pandemia que, por si só acaba fazendo com que as pessoas procurem destinos mais próximos, além da alta no dólar e no euro que diminuem as possibilidades de viagens internacionais tradicionais, mesmo com a abertura das fronteiras aos vacinados.

De acordo com o Guia para a Retomada Econômica do Turismo*, lançado pelo Ministério do Turismo em novembro de 2021, já destacado pelo blog, o turismo doméstico e de curta duração para lugares próximos aos grandes centros urbanos, locais que possibilitem viagens de carro, trem ou ônibus, será importantíssimo para a retomada do setor no País. O documento inclusive sugere investir no ecoturismo como modalidade que ganhou força a partir da pandemia.

Para ampliar a segurança dos turistas, o guia recomenda a adoção de selos e certificados, a serem aplicados em estabelecimentos como hotéis, pousadas, restaurantes e atrações turísticas.

Turismo de experiência

Um movimento muito importante que temos observado com os últimos estudos é que além da busca por destinos históricos e culturais como Ouro Preto (MG), por exemplo, as pessoas têm buscado muito mais contato com a natureza. Entrevistados relatam o aumento da procura por distritos mais afastados de Ouro Preto, como Lavras Novas e São Bartolomeu, que oferecem grande contato com a natureza, com a presença de cachoeiras e a possibilidade de realização de trilhas e passeios de bicicleta. Não apenas isso, o consumidor tem ficado mais exigente em relação ao turismo ecológico, pois além de infraestrutura adequada, o turista quer um certo isolamento e áreas com menos intervenções, mais belezas naturais e ar livre.

Além de todos esses fatores, uma tendência já abordada aqui no blog é o turismo de experiência, onde o turista pretende fugir do lugar comum, dos pontos turísticos famosos, dos roteiros prontos de viagem e passar a concentrar a escolha de para onde ir, o que comer, o que conhecer, focando na experiência, exclusividade e individualidade. Para isso é bastante necessária a profissionalização do turismo e que o poder público prepare os moradores locais para receberem bem os turistas.

Um exemplo de turismo de experiência são as visitas às regiões da uva e do vinho, no Rio Grande do Sul que, inclusive, foi o ponto de partida desse tipo de turismo no Brasil, que atualmente atrai vários viajantes que pretendem conhecer melhor a cultura gaúcha, que tem entre seus destaques uma das melhores produções de vinho nacional. A cidade de Gramado (RS) e outras cidades que compõe a Serra Gaúcha, oferecem grande quantidade de opções de lazer, com parques temáticos, vinícolas, passeios e gastronomia, mas além disso também realizam grandes investimentos na qualificação das equipes de funcionários destes locais, para garantir um atendimento de excelência para os turistas que visitam a região, tornando, assim, o bom atendimento um dos diferenciais de Gramado e entorno.

O Estado de Alagoas é bastante conhecido dos brasileiros pelas suas belas praias e paisagem, no entanto, os gestores públicos do estado têm buscado fomentar o turismo em todo o estado buscando novos destinos e novas experiências O Complexo Cultural de Pilar, por exemplo, coloca Alagoas no roteiro do turismo religioso do País, cidade da qual falaremos mais em um próximo texto. Aguardem!

A Urban Systems é especialista em estudar e dimensionar vocações turísticas, seja para projetos imobiliários, como para destinos turísticos. Cidades e empreendedores devem buscar auxílio no entendimento de vocações e potencialidades de cada local, e na Urban Systems temos a solução adequada para a suas necessidades. Conte com a gente!

Conteúdo elaborado por  Marianne Alves, coordenadora de pesquisas da Urban Systems

Fonte:

Agência Brasil

Compartilhe

1 Comment

  • Rafael Chequer Bauer
    15/02/2022

    Excelente!

Post a Comment