Características do turista brasileiro

Após um período de retração o mercado do turismo no Brasil volta a crescer e pode entrar em uma das suas melhores fases nos próximos anos. A população do País passa por um processo de mudança demográfica, estabilização financeira e cultural, que resulta em novas possibilidades de consumo de atividades de lazer. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE* (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o cenário é otimista e os dados apontam o aumento do volume de atividades turísticas no Brasil.

O índice de junho de 2019 cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado impulsionado, principalmente pelas empresas de hotéis, de locação de automóveis e de restaurantes. O cenário é bastante positivo e as ofertas de opções de lazer ao turista devem aumentar, por isso, quem decide investir na área precisa estar atento às tendências e oferecer diferenciais para se destacar.

Turismo de experiência

O turismo de experiência é o grande fenômeno do mercado e oferece uma gama enorme de possibilidades. Nessa modalidade do turismo, o mais importante não é o luxo ou o consumo, mas sim trazer novas experiências na bagagem. Esse conceito atende ao perfil de um turista que busca por experiências diferenciadas e personalização da viagem.

A ideia é passar longe dos pontos turísticos famosos e focar a viagem na vivência, em atividades únicas, na oportunidade de se envolver com o jeito de viver das comunidades locais e conhecer novas culturas. A gastronomia e a mão de obra local reforçam ainda mais esse conceito.

Embora ainda existam poucos empreendimentos no Brasil focados na experiência, a mudança no perfil do consumidor deve mudar essa realidade.

Vivendo na fazenda

Principalmente para quem mora nos grandes centros, a vida no campo oferece ótimas experiências ao turista. Desde vivenciar uma rotina diferente e desconectar, até conhecer de perto o processo de fabricação das delícias produzidas na fazenda. Mas não é tão simples. Além de respeitar as características locais, é preciso estar atento à qualidade do serviço que deve seguir as características globais de qualidade.

Um exemplo de empreendimento focado na experiência é a Fazenda Catuçaba, que fica a 30 minutos da cidade histórica de São Luiz do Paraitinga. Tudo o que é consumido pelos hóspedes e funcionários da Fazenda é produzido organicamente nos 700 hectares do local, inclusive o café e a cachaça. A paisagem também ajuda. Dentro da propriedade existem rios, lagos e uma vista do topo das montanhas.

A experiência se torna ainda mais diferenciada pelo fato da Fazenda Catuçaba ter optado por permanecer sem televisão ou internet para preservar a paz da natureza e focar nas atividades oferecidas como trilhas e cavalgadas.

Como começar?

Para quem deseja empreender no setor de turismo de experiência fica a pergunta: como começar? Além de estar atento às tendências e se diferenciar, um bom planejamento é um passo fundamental. É importante contar com especialistas para dimensionar a demanda, entender as características locais e transformar o seu empreendimento em um destino desejado pelos turistas por experiências diferenciadas.

Com mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas durante 20 anos, a Urban Systems tem toda expertise necessária para ajudar o investidor a valorizar o seu empreendimento.

Quer saber como investir no turismo de experiência? Fale com a Urban Systems!

André Cruz, diretor de planejamento urbano da Urban Systems

*Fonte: IBGE – https://bit.ly/2NyPFeG

Compartilhe

Post a Comment