Conheça o Prado Bairro-Cidade, no Rio Grande do Sul, que é referência no conceito de Novo Urbanismo

Você já ouviu falar sobre o Novo Urbanismo? Esse movimento tem como principal objetivo “devolver” as ruas aos pedestres, valorizando os espaços ao ar livre e as atividades que possam ser feitas a pé ou de bicicleta, além de moradias e edifícios comerciais que estejam em sintonia com esta proposta de integração e bem-estar. Um exemplo bem-sucedido é o Prado Bairro-Cidade, em Gravataí, no Rio Grande do Sul (RS).

Localizado no km 68 da Free Way, a 15 minutos do aeroporto, o empreendimento está sendo desenvolvido em fases e receberá restaurantes, supermercado, hotel, escola e shopping center, além de prédios para consultórios, escritórios, casas e apartamentos. Lançado em 2017, a iniciativa contou com a consultoria da Urban Systems. “Realizamos estudos de vocação imobiliária e identificamos um enorme potencial para a área que hoje é o Prado Bairro-Cidade.”, explica Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.

Carlos Gerdau Johannpeter, idealizador e sócio do Prado Bairro-Cidade, lembra que antigamente as calçadas eram largas e as ruas estreitas e que, durante muito tempo, o carro foi o protagonista das metrópoles. “O Prado Bairro-Cidade permite viver, trabalhar, estudar e se divertir em um mesmo lugar, em distâncias que a pessoa pode percorrer a pé ou utilizando meios de transportes menos agressivos como bicicleta ou patinete. Óbvio que os veículos são necessários, mas é importante destacar que todo o projeto foi desenhado para que os carros ocupem um papel secundário e não o melhor da cidade”, observa Gerdau.

Segundo ele, o bairro planejado será desenvolvido em quatro fases e cada uma tem as suas subdivisões. A primeira parte da etapa inicial está consolidada com casas e moradores. “Já a segunda conta com praça, colégio e o Pradotech, um instituto de ciência e tecnologia. É um projeto de longo prazo e a expectativa é concluir tudo em até 10 anos. Quando todas as fases do empreendimento estiverem finalizadas, serão 25 mil pessoas em 6 mil unidades habitacionais convivendo em uma área de 350 hectares com bairros multiuso e bairros privados”, afirma Gerdau. Toda a conceção de produto, urbanismo, arquitetura, engenharia e marketing foi desenvolvido pela Domus Urbanismo, com o apoio da Urban Systems e da Keystone DDG por meio dos arquitetos Max Rumis e Marcela Leiva.

O executivo ressalta ainda que consultoria da Urban Systems foi fundamental para o sucesso do empreendimento. “A empresa nos acompanhou desde o primeiro momento e usamos muito a experiência do Thomaz Assumpção e da equipe sobre planejamento, posicionamento e pesquisas de mercado. A Urban Systems é uma referência e nos ajudou muito na implantação do projeto. Agora é colocar em prática as demais fases. Uma das nossas metas é dar continuidade à parte educacional do Prado Bairro-Cidade com outras instituições de ensino, o que vai valorizar ainda mais o lado de negócios que existe dentro do conceito de bairro-cidade”, adianta Gerdau.

Estudos para grandes propriedades

Quando falamos de grandes propriedades o maior desafio para os proprietários é vocacionar essas áreas, entender qual poderia ser o principal indutor de desenvolvimento para o local, bem como os produtos subsequentes. Ou seja, caso o foco principal seja residencial, a partir dos lotes, casas ou apartamentos, outras demandas começam a surgir como serviços, varejo, hotelaria, logística, entre outros.

Assim como no estudo realizado para o Prado Bairro-Cidade, a Urban Systems organiza o pensamento do cliente (proprietário e/ou desenvolvedor) para o que deverá ser o foco de cada fase do projeto, com o passar dos anos, pois, normalmente, as grandes áreas levam muitos anos para serem desenvolvidas, exigindo análise, precisão e inteligência de mercado (saiba mais aqui).

É necessário estabelecer processos claros e estruturados para mitigar riscos e proporcionar decisões alinhadas à estratégia do negócio, ao desejo do público e às vocações das áreas.

A Urban Systems também considera as particularidades e as necessidades de cada cidade, acompanhando o dinamismo das mudanças legais e estruturais que afetam os municípios. Com esta estratégia, é possível planejar o desenvolvimento da propriedade de forma alinhada com a expansão ordenada e sustentável da cidade.

Conheça mais detalhes sobre o Prado Bairro-Cidade aqui.

Está na dúvida de como desenvolver sua propriedade ou projeto? Fale agora com um consultor da Urban Systems, clique aqui!

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment