Connected Smart Cities DX 2020: Cases de sucesso de Bairros Planejados

Foram diversos painéis com gestores públicos, empresários e especialistas que apresentaram cases de sucesso e soluções para o futuro das smart cities

O Connected Smart Cities e Mobility (CSCM) realizado pela Necta e Urban Systems aconteceu nos últimos dias 08, 09 e 10 de setembro. Além do pioneirismo em realizar o evento em ambiente totalmente digital DX (Digital Xperience), houve a preocupação de trazer debates importantes e agendas estratégicas que, além de apresentarem cases de sucesso debatessem soluções e sugestões para que gestores públicos, empresários e academia pensassem o futuro das smart cities.

Após a apresentação da versão 2020 do Ranking Connected Smart Cities no dia 08 de setembro, a Urban Systems, sócia da plataforma Connected Smart Cities, iniciou, no dia 09 as agendas estratégicas concentradas no tema de cidades e planejamento urbano. Diretores da Urban Systems e especialistas em diferentes áreas participaram de quatro painéis específicos (falaremos sobre outros painéis nos próximos textos) no segundo dia do evento. Sendo dois deles direcionados aos bairros planejados.

Cases de sucesso

Foram apresentados dois painéis sobre bairros planejados, um tratava de cases de sucesso e o outro trazia projetos futuros e as tendências. O primeiro painel teve a moderação de João Bosco da Silveira, diretor de patrimônio da Urban Systems, trazendo soluções de bairros inteligentes e sustentáveis já implantados no País. O debate contou com a participação José Inácio, Diretor da Granja Marileusa; de Maury Bastos, Diretor Presidente da CSul Desenvolvimento Urbano; de Susanna Marchionni, CEO da Planet Brasil; e de Paula Peixoto, Gerente Sênior de Urbanismo da Iron House.

Maury Bastos, Diretor Presidente da CSul Desenvolvimento Urbano, destacou o projeto CSul Lagoa dos Ingleses, na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, projeto iniciado em 2013 que contempla infraestrutura de lazer, habitação e trabalho, focado nos conceitos de sustentabilidade, tecnologia e mobilidade. Bastos destacou que no início do projeto, contou com a expertise da Urban Systems que fez uma pesquisa detalhada de toda a região com destaque para os polos de desenvolvimento já existentes. “As áreas da CSul têm aproximadamente 28 milhões de m² e podemos afirmar que esse é o maior projeto de desenvolvimento urbano e sustentabilidade da América Latina. O projeto é todo pensado na criação de uma nova centralidade, atraindo serviços, trabalho, moradia e lazer. Ainda temos um potencial de negócios para de mais de R$ 49 bilhões”, comentou.

Já Paula Peixoto, da Iron House, falou sobre o conceito de bairros planejados e da importância de valorizar o tempo, as pessoas e as conexões. “Para planejar um bairro, uma cidade, não podemos esquecer que somos importantes uns para os outros. Precisamos pensar em deslocamentos curtos e agradáveis, trabalho próximo de casa, ambientes urbanos e espaços públicos de qualidade, segurança, acesso a cultura e conhecimento. Enfim, num espaço como esse podemos estabelecer relações humanas importantes, senso coletivo e solidariedade”, comentou.

Preços acessíveis

A CEO da Planet Smart Cities, Susanna Marchionni, falou da sua experiência na construção de bairros e cidades inteligentes a preços acessíveis, destinadas à população de menor renda. A precariedade das moradias sociais no mundo todo, levou a empresa a buscar soluções sustentáveis, inteligentes e de boa qualidade para a população que mais precisa. “Assim chegamos ao Brasil com uma ideia, trazer moradias de qualidade para democratizar a habitação de qualidade”, comentou.

O primeiro projeto da empresa no Brasil é o Smart City Laguna, que fica no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. É a primeira cidade inteligente e inclusiva do mundo. Lá também está instalado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que já recebeu quase 30 bilhões de reais de investimentos e atraiu para a região grandes empresas.

O Smart City Laguna traz ainda projetos sociais, grande infraestrutura de lazer, aplicativo exclusivo para a cidade com os serviços oferecidos, além de áreas disponíveis tanto para os moradores quanto para pessoas de toda a região. Agora a empresa tem em seus planos outros projetos como a Smart City Natal (RN), projetos verticais em São Paulo (SP) e no próximo ano o Smart City Bahia (BA), em Camaçari. “No futuro não compraremos mais casas e apartamentos, compraremos os serviços disponíveis ao redor. O meu sonho, junto do meu parceiro Urban Systems, é mudar a forma de morar no Brasil”, comentou.

Granja Marileusa

José Inácio, Diretor da Granja Marileusa, destacou o sucesso de um dos primeiros bairros inteligentes e sustentáveis do Brasil, construído a partir de estudos e projeto desenvolvidos pela Urban Systems em 2011. O bairro planejado Granja Marileusa, em Uberlândia-MG, foi desenvolvido em uma fazenda, com pouco mais de 2 milhões de m². O objetivo era valorizar a propriedade e integrá-la ao planejamento urbano existente. A inauguração aconteceu em 2013.

Hoje, o bairro tem infraestrutura diferenciada e completa, em uma localização privilegiada, mall com 80 lojas, polo tecnológico com 25 empresas e recebe mais de 9 mil trabalhadores e prestadores de serviços diariamente. O bairro tem mil moradores e cinco condomínios horizontais. No bairro também já existe uma universidade que atende mil alunos e uma escola de ensino fundamental e médio com 800 alunos. “O Granja Marileusa é uma realidade, temos muito orgulho dessa história de sucesso de criação de uma nova centralidade em Uberlândia. Temos ainda mais de 21 empreendimentos anunciados e 1.300 lotes e mais 390 apartamentos prontos logo mais” comentou.

Bairros planejados são uma realidade

O diretor de patrimônio da Urban Systems, João Bosco, lembrou que a empresa está há 20 anos realizando estudos e desenvolvendo bairros planejados no Brasil e que é uma satisfação confirmar que os bairros planejados deixaram de ser tendência e hoje são uma realidade. “O que ficou muito claro é que o País está mais preocupado com novas centralidades e bairros planejados. Além disso, ouvindo todos esses ótimos projetos que se tornaram realidade podemos esperar boas novidades para o futuro”, completou.

A Urban Systems conta com metodologias exclusivas e customizadas para a consultoria e estudos e inteligência de mercado para todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um patrimônio imobiliário.

Saiba mais sobre nossas soluções acessando aqui. E entre em contato para apresentarmos nossas soluções! Seu patrimônio pode ser o futuro bairro inteligente do país!

Quer saber como foi o painel sobre Bairros Planejados do futuro? Acesse aqui para ler

O painel aconteceu ao vivo e contou com apresentações e debates entre os participantes, clique aqui para acessar o painel.

Conteúdo elaborado pela, Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment