Connected Smart Cities DX 2020: tendências para o mercado imobiliário

Continuando o primeiro dia dos painéis com moderação da Urban Systems especialistas debatem sobre soluções e impactos no mercado imobiliário nas grandes cidades

O Connected Smart Cities e Mobility (CSCM) realizado pela Necta e Urban Systems aconteceu nos últimos dias 08, 09 e 10 de setembro trouxe discussões importantes e agendas estratégicas com o objetivo de envolver todos os atores participantes do desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis. Nos textos anteriores (acesse aqui e aqui), falamos sobre os assuntos discutidos no Painel da Agenda Estratégica da Urban Systems sobre Cases de Sucesso de bairros planejados e sobre os bairros inteligentes em desenvolvimento no País.

Agora saiba também sobre o painel que continua o primeiro dia de discussão sobre cidades inteligentes: Mercado Imobiliário, com moderação de Paulo Takito, Sócio e diretor financeiro da Urban Systems, falando de soluções e impactos do desenvolvimento imobiliário nas grandes cidades brasileiras.

Mercado Imobiliário

O terceiro painel da agenda estratégica da Urban Systems teve o tema: “Soluções Inteligentes para o Mercado Imobiliário em Grandes Cidades”, contando com moderação de Paulo Takito, sócio e diretor da Urban Systems e um time de empresários do setor e urbanistas para falar sobre as novas tendências do mercado imobiliário nas cidades brasileiras.

O painel contou com a participação de Allan Cury, Diretor da COMURB SPU; de Charbel Capaz, sócio diretor da DEF Arquitetura e Urbanismo; de Diego Dias, CEO da Ekko Group Incorporações e de Lourenço Gimenes, Diretor da FGMF Arquitetos. O painel focou nos desafios do mercado imobiliário nas grandes cidades, considerando os diferentes aspectos e oportunidades de acordo com a regionalização, porte e perfil comportamental das cidades.

Crises e mudanças

O Diretor da COMURB SPU (Sociedade de Projetos Urbanísticos), Alan Cury, iniciou o painel destacando que a empresa já enfrentou, em seus 40 anos de atuação no Brasil, diversas crises com diferentes impactos. “Começo com a reflexão: será que a pandemia provocou mudanças reais na vida nas cidades ou acelerou processos já em andamento?”, questionou.

Em seguida lembrou algumas crises marcantes vividas pelo brasileiro como o apagão em 2001, o surto de dengue em 2002, a greve dos caminhoneiros de 2018 e 2020 a pandemia causada pela COVID-19. “Todas essas crises foram aceleradoras traumáticas de mudanças necessárias. O apagão trouxe o fim das lâmpadas incandescentes e o cuidado com a economia de energia, a dengue trouxe uma maior preocupação com objetos que poderiam ser locais de reprodução do mosquito e a greve dos caminhoneiros também provocou mudanças importantes”, comentou.

Para ele a Covid-19 traz, além de uma maior preocupação com higiene e cuidados pessoais transformações mais profundas na vida das pessoas, como maior necessidade de organização familiar, em função do home office; maior vontade de curtir a vida; valorização dos momentos em família e a necessidade de poupar dinheiro. “Vivemos agora uma inversão do fluxo migratório em busca de melhor qualidade de vida. No Brasil ainda temos muito espaço urbano qualificado para expandir. Uma vez que o mercado imobiliário irá surfar nessa onda e deve estar preparado para ocupar ordenadamente esses espaços, já que o Brasil tem demanda por diversos serviços e boa ocupação do espaço urbano”, explicou.

Novas centralidades

Charbel Capaz, sócio-diretor da DEF Arquitetura e Urbanismo, escritório com mais de 30 anos de mercado, destacou a COVID-19 como aceleradora de processos já em andamento, como por exemplo, a necessidade de novas centralidades nas cidades. “Grandes espaços urbanos podem ser economizados a partir de uma modelo de ocupação planejado, pensando na comunidade. A distribuição de usos diversos ajuda na criação de novas centralidades pensadas para a valorização da identidade regional de determinado local, incrementando o senso do lugar e pertencimento, de forma que os moradores tenham deslocamentos menores e atividades diárias otimizadas”, comentou.

Capaz explicou que uma centralidade organizada deve ser planejada de acordo com uma matriz de análise simples com foco na escala, localização, tamanho urbano e complexidade de usos. “O desenvolvimento de uma nova centralidade começa com o diagnóstico urbanístico, econômico e ambiental, entendimento de todos os arcabouços jurídicos necessários para seu desenvolvimento, passando pela viabilidade econômica, demandas e vocações (planejamento), seguindo para o Master Plan (prognóstico)”, disse.

Como exemplo de sucesso, Capaz citou a Granja Marileusa, que contou com estudos e projetos desenvolvidos pela Urban Systems. “O Granja Marileusa está em Uberlândia (MG), com 699 mil habitantes, e é um bairro planejado para que as pessoas ocupem as ruas. A arquitetura voltada para o convívio resulta no equilíbrio entre viver, morar e trabalhar. Até hoje o bairro vem se consolidando conforme as necessidades e demandas de forma planejada e bem dimensionada”, completou.

Regionalidades

O CEO da Ekko Group Incorporações, Diego Dias, identifica a empresa como especialista regional, lembrando da importância em se preocupar com as diferentes culturas e particularidades de cada região para o desenvolvimento de um projeto imobiliário adequado às demandas da cidade e que faça parte do tecido urbano já existente. “Atuamos principalmente nos mercados de Osasco, Alphaville e Granja Vianna (São Paulo), nos tornando líderes nessas praças e nos especializando nas particularidades dessas regiões”, explicou.

Dias completa lembrando que a especialização regional permite o dimensionamento de produtos cada vez mais específicos e necessários para a região. “Esse modelo de negócio tem sido intensificado por nós com cada vez mais estudos e pesquisas, tornando a operação bem mais eficiente, participando inclusive do desenvolvimento do Plano Diretor da cidade. Acreditamos que essa especialização e o oferecimento de produtos extremamente adequados nos manteve bem no mercado, já que nossa operação dobrou do ano de 2019 para o ano de 2020, mesmo com a crise que estamos vivendo”, disse.

Para o mercado pós COVID-19, Dias destaca a expansão, principalmente dos condomínios horizontais com diferentes usos, gerando qualidade de vida e agregando valor ao empreendimento. “Além disso o incremento das ferramentas de tecnologia e digitalização tanto dos empreendimentos, quando dos processos de venda deve manter as desenvolvedoras no mercado pós COVID-19”, completou.

Novos caminhos

Para Lourenço Gimenes, Diretor da FGMF Arquitetos, os caminhos para o desenvolvimento do mercado imobiliário nos grandes centros passam, principalmente, no equilíbrio entre densidade e diversidade . Ou seja, mistura social, diminuição de contrastes; massa crítica para usos complementares, infraestrutura eficiente e custo diminuído; otimização da mobilidade e complementação funcional entre centros. “Para que a cidade se sustente, precisamos dessa mistura social, que acontece normalmente de uma forma muito frágil, que gera uma série de problemas de infraestrutura. Por isso devemos ter sempre em vista que devemos ter uma relação saudável entre indivíduos com rendas diferentes”, disse.

Gimenes falou também sobre a importância dos instrumentos legais que auxiliam no desenvolvimento de uma cidade inteligente e sustentável. “O Plano Diretor de São Paulo que está no sexto ano de implementação, mesmo que ainda precise de melhoras, mudou muito a maneira de construir. Precisamos de legislações efetivas e que estimulem o bom uso do território urbano pelo poder privado” exemplificou.

União para o desenvolvimento imobiliário

O moderador do painel, Paulo Takito, Sócio e diretor da Urban Systems, salientou a importância dos assuntos levantados durante o debate. “Não basta termos empreendimentos, edifícios e construções bem pensadas se não olharmos para fora dos muros. Temos que olhar para as áreas comuns, o entorno e as particularidades de cada região. Por isso é importante que, diante das inúmeras crises pelas quais passamos, o desenvolvimento imobiliário eficiente nas cidades precisa da união do poder público e privado para discutir e implementar soluções inteligentes e sustentáveis”.

A Urban Systems atua em diferentes frentes junto ao desenvolvimento imobiliário de cidades, sejam projetos de pequeno porte (aqui) ou de médio e grande porte (aqui).

Conte com a expertise da Urban Systems para o estudo de vocação e potencial de mercado do seu projeto e reduza o risco dos seus investimentos.

O painel aconteceu ao vivo e contou com apresentações e debates entre os participantes, clique aqui para acessar o painel.

Conteúdo elaborado pela, Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment