Connected Smart Cities se aproxima, superando, assim como as cidades inteligentes, os desafios da Pandemia

Falta menos de um mês para a realização da edição 2021 do Connected Smart Cities, sua 7ª edição, e esta edição, assim como a do ano passado promete superar adversidades e deixar um pouco de lado a pandemia e seus impactos negativos.

Não que a pandemia não deva ser pauta de discussão, pelo contrário, pois a mesma também estará presente nas discussões, mas assim como cidades, é imprescindível demonstrar resiliência e superar as adversidades causadas as cidades brasileiras há quase um ano e meio.

Diferente da edição anterior, em que o evento foi um dos primeiros a ocorrer de forma efetiva e ampla em modelo virtual, com a realização de mais de 70 painéis contando com mais de 200 painelistas (confira os painéis aqui), a edição 2021 do Connected Smart Cities ocorrerá este ano em modelo híbrido, com painéis digitais e presenciais, contando ainda com exposição, rodadas de negócios e interação física entre os participantes, sempre seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento e precauções.

Mudando de Verdade

Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando da realização do Connected Smart Cities, onde o país não vislumbrava uma vacinação e muito do que sabemos desta pandemia seja quanto ao controle ou cuidados era incerto, hoje vivemos uma situação em que novamente, as cidades mais modernas e desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa já vislumbram uma reabertura e uma imunização de sua população em níveis superiores a 50%.

Não podemos e nem pretendemos discutir as causas do atraso da imunização da população brasileira, até porque os jornais estão inundados de discussão e cobertura sobre esta questão, mas fato é que hoje temos 27,1% da população brasileira adulta totalmente vacinada*, assim sendo, vivemos uma situação bem mais “esperançosa” do que vivíamos há um ano, quando da realização da edição anterior do evento.

Outra mudança importante é que as cidades brasileiras, em sua maioria, pararam de discutir o dilema saúde versus economia e compreenderam que ser uma cidade inteligente é desenvolver soluções que abranjam todos as suas dimensões, assim, não é uma questão de optar por uma ou outra vertente, mas sim, solucionar estas e outras questões em prol da qualidade de vida de seus habitantes.

O Último ano

Como a disrupção tecnológica é cada vez mais acelerada, é comum entre as edições do evento nacional do Connectesd Smart Cities ocorrerem mudanças significativas no que tange ao pensar, planejar e executar avanço na transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes.

Este último ano não foi exceção. No que se refere ao pensar as cidades inteligentes, novamente o Connected Smart Cities mostra sua vanguarda e realiza 27 eventos regionais semanais, aproveitando-se do aperfeiçoamento e adesão aos modelos virtuais, apresentando os planos de cidades inteligentes de cada capital brasileira, contando com a participação do poder público, entidades, autarquias, academia e empresas privadas que também trouxeram soluções para as cidades brasileiras, no que tange a inovação, tecnológica ou não.

Ao final do evento, que conta com painéis no modelo tradicional, é realizado bloco de interação por meio de plataforma online, para que audiência e debatedores e palestrantes possam discutir soluções e aprofundar questões de cada uma das cidades.

Destaca-se ainda neste último ano, a realização por parte de cidades de termos de referência ou pesquisa de preços para serviços como: mapeamento do desenvolvimento das cidades, diagnóstico dos municípios quanto a infraestrutura TIC, elaboração de portifólios de soluções e elaboração de Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) o de que demonstra um avanço entre pensar e planejar nossas cidades, para que logo possamos colher os resultados da melhoria da qualidade de vida da população.

O que vem por aí

Em 2021 teremos encontro híbrido entre os dias 01 e 03 de setembro, sendo a parte presencial ocorrendo no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). As apresentações simultâneas serão divididas em 08 palcos. O evento conta com agenda de mais de 50 painéis, mais de 300 palestrantes, além das rodadas de conexões e negócios, a apresentação do Prêmio Connected Smart Cities, para soluções operacionais e pré-operacionais e o lançamento da edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities.

Falando do Ranking, a edição 2021 ainda nem foi divulgada, mas já temos novidades para 2022. Checando minhas anotações, percebo que ainda não podemos divulgá-las, mas serão relevantes e mais importante, trarão mais um viés colaborativo ao projeto. Assim, não percam em 1º de setembro o lançamento da 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities e o lançamento de uma nova agenda de discussões das cidades inteligentes.

Até lá!

Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems

Fonte*

Folha de São Paulo

Compartilhe

1 Comment

Post a Comment