Urban Systems apresenta diagnóstico estratégico para Cascavel (PR) 2050

O estudo foi solicitado pelo Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) e apresentado à Prefeitura e autoridades no dia 23 de julho

A maioria das cidades brasileiras enfrenta diversos problemas decorrentes da falta de planejamento estratégico que contemple ações de curto, médio e longo prazo que direcionem o desenvolvimento ordenado, sustentável e inteligente, desconsiderando o ciclo político de 4 anos. No entanto, muitas cidades estão buscando estudos que apresentem indicadores para balizar as ações dos setores público e privado na busca por uma cidade mais inteligente, sustentável e conectada, que traga melhor qualidade de vida para a população.

É o caso de Cascavel (PR) que recebeu, dia 23 de julho, o diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems, André Cruz, para a apresentação do diagnóstico estratégico de Cascavel para o ano de 2050. A iniciativa é do Codesc – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel. O relatório traz uma série de indicadores e informações que pretendem balizar ações da Cascavel do Futuro.

“Realizamos um diagnóstico para Cascavel, a partir dos indicadores que a Urban Systems analisa para o Ranking das Melhores Cidades para fazer Negócios, publicado anualmente na revista EXAME e para o Ranking Connected Smart Cities, apresentado anualmente para o evento homônimo. Fizemos uma análise de como a cidade de Cascavel vem se desempenhando em cada um desses indicadores e conseguimos entender onde estão as fraquezas e as forças de Cascavel.”, explica o diretor de planejamento urbano da Urban Systems, André Cruz.

Foto: Crédito Patrícia Pacheco

Cruz comenta ainda sobre a análise Urbanística que compõe o diagnóstico de Cascavel: “pontuamos uma discussão orientada pelo Transporte (Saiba mais aqui), que está muito em voga no mercado, as cidades médias estão realizando estudos neste conceito e a Urban Systems, inclusive, foi contratada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a realização do estudo de melhoria da mobilidade urbana em Teresina (PI), então entendemos que existem bancos de fomento apoiando estudos e acreditamos que as estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT) podem melhorar a qualidade de vida dos habitantes. ”

Durante a apresentação, o presidente do Codesc, Alci Rotta Junior, acompanhou o diretor da Urban Systems. Também participaram da reunião o Prefeito Leonaldo Paranhos, Presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Tales Riedi Guilherme, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli e o Vice-Presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos.

Sobre Cascavel

Com uma área de 2.101,074 km², a cidade conta com a décima segunda maior população da Região Sul, é sede da Região Metropolitana de Cascavel, capital regional do Oeste do Paraná e polo estratégico do Mercosul. A cidade é também polo cultural de expressão mundial. Sedia eventos anuais de música, dança, teatro, cinema e artes plásticas. Cascavel também se destaca como polo universitário e pela grande produção agrícola. Cascavel tem 332 333 habitantes, conforme estimativa do IBGE publicada em agosto de 2020. A distância rodoviária até Curitiba, capital administrativa estadual, é de 491 quilômetros. A cidade conta com topografia privilegiada, e já teve um desenvolvimento relativamente planejado com ruas largas e bairros bem distribuídos, o que rendeu à cidade a quarta colocação em planejamento e urbanismo do País, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2020 (Acesse aqui o ranking 2020).

Segundo Alci Rotta Junior, Presidente do Codesc, a cidade se preocupa em se tornar mais sustentável, inteligente e conectada. “Percebemos que o Prefeito é uma pessoa muito bem-informada, preocupada com o ranking, e a Urban Systems contribui muito com os indicadores dos Rankings, tanto o Smart Cities quanto as Melhores Cidades para Fazer Negócio. Embora Cascavel ainda fique atrás daquelas cidades referência e das capitais, é muito importante sermos comparados com as outras cidades, o que dá condições de entender onde está a nossa deficiência e melhorar cirurgicamente estes pontos”, comentou.

Codesc

A solicitação do diagnóstico Cascavel 2050 partiu do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel). De acordo com Rotta, o Conselho é custeado por entidades, pelo setor privado, sem interferência do setor público, tendo como missão estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios. “Para a contratação do diagnóstico, nossos maiores apoiadores foram o Sebrae e a Associação Comercial de Cascavel. Pretendemos agora dar continuidade no plano estratégico e no plano de ação e estamos buscando recursos para isto”, comentou.

Foto: Crédito Patrícia Pacheco

Segundo Rotta, o Codesc está bastante alinhado com a gestão pública para que as ações constantes no diagnóstico se tornem políticas públicas e sejam implementadas. “Estamos bastante esperançosos e otimistas para implantar muitas coisas e estruturar principalmente as câmaras técnicas, que serão balizadas pelas informações e indicadores trazidos pela Urban Systems”.

Cascavel 2050

O ‘Cascavel 2050’ é um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da cidade, com ações e resultados de curto, médio e longo prazo. Esse diagnóstico, amplo e detalhado contém índices, indicadores e estudos de políticas públicas de desenvolvimento municipal a serem implantados na cidade nos próximos anos.

O diretor de planejamento Urbano da Urban Systems, explica que todas as sugestões, ideias e insights que analisamos a partir dos indicadores de Cascavel serão tratadas no plano estratégico “O próximo passo é a uma fase mais qualitativa, onde realizaremos entrevistas com formadores de opinião de cada um dos segmentos indicados no diagnóstico, onde vamos estruturar uma estratégia de como realizar as sugestões que indicamos no diagnóstico.” André Cruz continua “Pós plano estratégico vamos para o Plano de ação, ou seja, a partir dessas estratégias criadas teremos alguns elementos que trazem os pontos de ação para começar a gestão do projeto.”

A Urban Systems, ao longo de mais de duas décadas, tem se destacado com projetos para mais de 800 cidades e é referência em consultoria de negócios e inteligência de mercado. O relatório apresentado mostra os setores econômicos que estão em expansão e aqueles que ainda necessitam de um acompanhamento mais próximo para que possam se destacar.

Foto: Crédito Patrícia Pacheco

Segundo Rotta, o diagnóstico é importante para a cidade pois dará direcionamento para o trabalho das câmaras técnicas de diversos setores existentes na cidade. “A nossa Cascavel de 2050, a Cascavel do futuro, está trilhando um caminho com sinergia junto ao poder público, com desenvolvimento planejado. Várias cidades no Brasil já fizeram isso, e estamos com uma grande expectativa de, junto com a Urban Systems conseguirmos um caminho muito mais curto para crescer com planejamento” comentou.

Os estudos de cidades elaborados pela Urban Systems consideram a dimensão ampliada do olhar de negócios, elevando o município como o protagonista do desenvolvimento econômico e identifica as oportunidades, dentre os diversos segmentos analisados, com potencial para induzir e ampliar o desenvolvimento econômico das cidades.

Está envolvido no planejamento ou gestão da sua cidade? Fale com a Urban Systems!

Conheça o material institucional da Urban Systems com soluções e exemplos de Planos Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Cidades aqui.

Conheça mais detalhes sobre o Codesc aqui.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

2 Comments

Post a Comment