Curitiba (PR) chega ao 3º lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021

Curitiba (PR) chega ao 3º lugar geral no Ranking Connected Smart Cities 2021, 2º lugar na região Sul e 3º entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. A capital paranaense também se destacou em eixos específicos como Urbanismo e Empreendedorismo, de acordo com a Prefeitura, o resultado reflete ações como o plano de retomada econômica com apoio ao empreendedorismo e à transformação digital

A 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, aconteceu em formato híbrido, presencialmente, nos dias 01 e 02 de setembro, e, de forma digital, até o último dia 03 de setembro, sexta-feira. Curitiba (PR) é a terceira colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, segundo lugar na região sul e terceiro entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Além disso, entre os 677 municípios mapeados pelo estudo, Curitiba (PR) lidera nos eixos de Urbanismo e Empreendedorismo. O primeiro lugar ficou novamente com São Paulo, e o segundo foi para Florianópolis (SC). Na quarta posição, está Brasília (DF), seguida de Vitória (ES). Em sexto lugar, aparece São Caetano do Sul (SP), depois Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA).

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento, no dia 01 de setembro, para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores (cinco a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.

Destaques Curitiba (PR)

Segundo Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba (PR), os bons resultados no Ranking são resultados de diversas ações e investimentos feitos na cidade com foco no empreendedorismo, retomada econômica e tecnologia. “Nós estamos fazendo uma série de investimentos na área de cidades inteligentes desde a inovação, da melhora da conexão dentro da cidade, da mudança da nossa matriz energética dos prédios públicos para energia solar, como nosso prédio central, já tem 426 painéis solares, vamos iniciar a implantação agora na cidade de Curitiba e na rodoviária central”, comentou.

Pimentel destacou também mudanças e melhorias no transporte público, como a troca do ônibus de diesel para o ônibus elétrico, além de investir em aplicativos que facilitem a vida da população. “Um exemplo é o aplicativo Saúde Já que inauguramos em 2017 para agendamento de consulta especializada e hoje é a grande ferramenta da vacinação para marcar a 1ª dose e receber automaticamente o aviso para a 2ª dose e o comprovante de vacinação, que pode ser utilizado na entrada de eventos como utilizei hoje”.

Eixos

A capital paranaense, além dos recortes de Urbanismo e Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities, destaca-se também nos eixos de Meio Ambiente, como a terceira cidade mais bem posicionada, e Tecnologia e Inovação, na 5ª colocação.

Com 4 polos tecnológicos e 7 incubadoras de negócios, a cidade de Curitiba registrou, no período analisado, crescimento de 4,76% no número de empresas de tecnologia, 0,51% das empresas de economia criativa, e expressivo crescimento de 25% entre as microempresas individuais. Em Urbanismo, destacam-se as recentes revisões do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade. O investimento em Infraestrutura e Mobilidade na cidade foi de R$594 por habitante, além da disponibilização ao cidadão do cadastro imobiliário.

Destaque para 100% de cobertura 4G no município, densidade de 100,2 acessos de banda larga para cada 100 domicílios, sistema de agendamento de consulta da rede pública de saúde e nota 9,6 na Escala Brasil de Transparência. “Durante a pandemia, nossa aula digital ajudou a estruturar as nossas escolas e transferindo não só pela internet, mas também pelo canal aberto por meio da parceria com as televisões. Esses são investimentos permanentes em inovação que a cidade tem feito ultimamente”, comentou.

Em Meio Ambiente, apesar do déficit brasileiro, Curitiba atingiu a universalização dos domicílios urbanos, do abastecimento de água, do atendimento de esgoto sanitário e da coleta de resíduos residenciais. A cidade conta ainda com monitoramento eletrônico de áreas de risco e índice de recuperação de materiais recicláveis de 1,92%.

Connected Smart Cities

Ainda segundo o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o Ranking Connected Smart Cities, é muito importante para as cidades se tornando um instrumento de transformação e troca de experiências. “Além da troca de informações com vários prefeitos e secretários, quando podemos conhecer ideias e sugestões que outros municípios implantam, além de focar nas metas que são controle do Connect para os municípios, o que nos ajuda com o planejamento, junto do plano de governo, nos fazendo querer avançar cada vez mais. Nossos maiores focos são: energia solar, transporte público e mobilidade de qualidade”.

Pimentel lembrou ainda que o objetivo de Curitiba é chegar ao primeiro lugar geral no Ranking. “Hoje nós estamos muito felizes com a 3ª colocação geral e 1º lugar em Urbanismo e Empreendedorismo, porém nós queremos voltar a ser 1º lugar Geral, Curitiba tem capacidade para isto, tem histórico para isto, tem a cidade pulsando na Inovação, então este ranking nos faz trabalhar o planejamento em cima dele para que a gente posa voltar a ser 1º lugar Geral”, finalizou.

Paraná

Além dos destaques da capital paranaense, o Estado do Paraná é o segundo estado com maior número de cidades inteligentes do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2021. Das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, nove são paranaenses. O Estado está empatado com Minas Gerais, e atrás apenas de São Paulo, que possui 37 municípios na lista.

As cidades paranaenses que figuram no ranking geral são Curitiba (3º lugar nacional), Maringá (25º), Londrina (34º), Apucarana (41º), Foz do Iguaçu (44º), Cascavel (50º), Pato Branco (66º), Pinhais (74º) e Toledo (98º).

Acesse aqui a plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis aqui

Confira aqui o caderno especial do Estadão sobre o Ranking Connected Smart Cities 2021

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment