Vem aí o Ranking Connected Smart Cities 2022 o mais colaborativo de todas as edições

A capital paulista manteve sua colocação do último ranking divulgado em 2020 e também conquistou a primeira colocação entre as cidades com mais de 500 mil habitantes

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo anual realizado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, que avalia desde 2015 o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras no que tange ao seu desenvolvimento econômico e urbano inteligente, e é apresentado todos os anos na abertura do evento Connected Smart Cities.

A edição 2021 do estudo trouxe a cidade de São Paulo (SP) na liderança entre as 677 cidades analisadas, todas com mais de 50 mil habitantes no Brasil. O Ranking Connected Smart Cities, traz além dos resultados gerais, os resultados por eixo temático (10 listas dos 11 eixos analisados), por região geográfica e por porte de cidade, sendo três as faixas: cidades com 50 a 100 mil habitantes, cidades com 100 a 500 mil habitantes e cidades com mais de 500 mil habitantes.

Os primórdios

Idealizado em 2014 quando da intenção de lançar a plataforma Connected Smart Cities, hoje o maior e mais relevante hub de discussão de cidades inteligentes do país, o Ranking Connected Smart Cities nasceu com um conceito de colaboração e participação intrínseco ao seu DNA.

Inicialmente, para a elaboração da primeira edição do estudo, foram estudadas as diversas pesquisas de cidades inteligentes, cidades sustentáveis, cidades humanas e outras pesquisas disponíveis, com temáticas de avaliação de cidades, que circundassem o tema smart city.

Importante lembrar que o tema cidades inteligentes em 2014 era pouco discutido no país, muito diferente do cenário atual em que é pauta não apenas de planos de governos em períodos de eleição, mas também de Planos Diretores Estratégicos de Cidades Inteligentes em cidades como Juazeiro do Norte (CE), Campinas (SP), Salvador (BA), dentre outras que caminham por este novo modelo de planejamento e gestão de cidades.

Evento 2015

Também é importante frisar que quando do desenvolvimento e primeira publicação do Ranking Connected Smart Cities, em 2015, não havia sido publicada ainda a ISO 37122 de indicadores para cidades sustentáveis (lançada em 2019), da família da ISO 37120 de indicadores de sustentabilidade (esta sim publicada em 2014). Assim, o Ranking Connected Smart Cities em seu início não constava com indicadores desta Norma Técnica. No Brasil, a NBR 37122 foi publicada em julho de 2020, sendo que a edição de 2019 do Ranking Connected Smart Cities já constava com indicadores inspirados na ISO 37122, baseado no estudo internacional.

Após a primeira publicação em 2015 a Urban Systems e a Necta, por meio da plataforma Connected Smart Cities realizaram uma série de encontros e reuniões com especialistas setoriais, estudiosos e prefeituras para discutir não apenas os resultados, mais também os indicadores utilizados para avaliar as cidades. Dessa participação nasceu a primeira revisão do Ranking, para sua publicação em 2016.

Daí em diante, todo o período disponível entre as edições passou a ser considerado como período de desenvolvimento colaborativo do Ranking Connected Smart Cities, com reuniões de trabalho, sugestões, e-mails, discussões e feedback de todos os stakeholders da cadeia de desenvolvimento de uma cidade inteligente, inclusive, o cidadão.

O futuro

O sucesso da edição 2020 do Connected Smart Cities, em modelo 100% digital permitiu a realização dos planejados encontros regionais, em cada estado brasileiro, com o intuito de discutir de forma regionalizada os Planos Estratégicos de Cidades inteligentes de cada capital, bem como apresentar soluções e serviços já disponibilizados aos cidadãos.

Evento 2020

Essa experiência nos mostrou que o encontro virtual aproxima e agiliza o desenvolvimento de discussões segmentadas, sem dispersão de conteúdo e com maior aprofundamento das apresentações o que torna rico não apenas a parte expositiva, mas permitindo ainda um espaço de troca de ideias, por meio do bloco de discussão aberta entre inscritos em plataforma online.

As discussões foram tão aprofundadas, que delas, mesmo não sendo o objetivo do encontro, foi possível compreender demandas das cidades no que tange a indicadores utilizados no Ranking Connected Smart Cities, como também identificar alterações necessárias no estudo, nascendo assim, mais uma vez de forma colaborativa, a 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities e indicando os caminhos para o ano de 2022.

Dessa forma, para ser ainda mais transparente, pois o estudo já conta com Relatório do Estudo para download, com metodologia, análises, fonte e data de coleta dos indicadores e também conta com plataforma digital para acesso dos indicadores de todas as 677 cidades analisadas, a edição 2022 do Ranking contará com calendário de pré-eventos para discussão setorizada de cada um dos 11 eixos temáticos.

Com calendário abaixo disponível, serão realizados 13 encontros quinzenais para discussão dos 11 eixos temáticos analisados no estudo, considerando: bloco de apresentação de solução das cidades no que tange ao eixo em discussão, com prefeituras e secretarias discutindo serviços disponibilizados aos cidadãos, soluções utilizadas e métricas de controle ou acompanhamento; bloco de especialistas, apresentando os principais pontos de coleta e utilização de dados para estes eixos analisados; bloco de soluções, com empresas apresentando serviços e tecnologias disponíveis para cidades nestes eixos e bloco final, com interação online entre os participantes, por meio de plataforma eletrônica.

O primeiro encontro será no dia 22/02/22, e contará além da Urban Systems apresentando o Ranking e os objetivos do evento, especialistas para falar da NBR 37122, representantes da cidade vencedora da última edição do Ranking Connected Smart Cities, representantes de cidades que já implantaram Plano Diretor de Tecnologia e apresentação do projeto que tornará a 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities a edição mais colaborativa de todos os tempos.

Interessado em participar? Já está disponível lista para inscrição.

Preencha AQUI os seus dados com os temas de seu interesse e vamos juntos, auxiliar a transformar nossas cidades em cidades mais inteligentes e conectadas!

Acesse aqui à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis aqui

Confira aqui o cadernos especial do Estadão sobre o Ranking Connected Smart Cities 2021

Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems

Compartilhe

3 Comments

  • Jose Alves Sobrinho
    07/09/2021

    Excelente conferência e alinhado com as grandes revoluções tecnológicas e redes de inovação.

  • Alcides Volpato
    08/09/2021

    Bom dia, acompanhamos os resultados do Ranking Connected Smart Cities.
    Em nosso entendimento Itajaí SC exemplo em planejamento estratégico deveria estar melhor colocada na ranking.
    Os senhores/as poderiam nos orientar o que poderíamos fazer para que os dados da analise fossem melhor compartilhados?
    Atenciosamente

    • Urban Systems
      09/09/2021

      Bom dia Alcides, tudo bem?
      Nós temos um vídeo explicando qual é a metodologia e como funciona a coleta de dados do Ranking Connected Smart Cities basta clicar neste link para assistir: https://mla.bs/194d7070
      Podemos marcar uma reunião para falar sobre o tema. Caso tenha interesse, por gentileza envie um email para o contato@urbansystems.com.br

Post a Comment